O Conto Moderno: Teoria e Análise

Com o livro O conto na modernidade: da filosofia à composição, os estudiosos de literatura, os professores, do ensino básico aos universitários, os estudantes de pós-graduação e da graduação, os aficcionados, os escritores e demais interessados no tema ganham um sequência de artigos originais que apresentam, discutem e atualizam diversas teorias do conto desde o ensaio de Edgar Allan Poe, “A filosofia da composição“(1846), evocando ainda das proposições de Tchekhov, Joyce, Virginia Woolf, Hemingway, Cortázar e Piglia às vertentes atuais do microconto do final do século XX e do alexandrinismo neste início de 3º milênio.

Além da apresentação das concepções de cada um desses inventores do conto dos últimos 180 anos, os capítulos do livro estudam contos de autores paradigmáticos, mostrando que cada conto, como nos ensinou Cortázar, “é uma verdadeira máquina literária de criar interesse”, além de ser um moinho a gerar significados.

A apresentação do livro é do organizador, Prof. Rauer, e esses são os artigos que o compõem, com os respectivos autores:

O CONTO NA MODERNIDADE: DA FILOSOFIA À COMPOSIÇÃO – Rauer Ribeiro Rodrigues

A TEORIA DO RELACIONAMENTO ENTRE A NATUREZA E A ARTE, DE ALEXANDER POPE, NO CONTO “ELEONORA”, DE EDGAR ALLAN POE: RELEITURAS E RESSIGNIFICAÇÕES – Maisa Cristina Santos 24

POLÍBIO ALVES: UMA PROPOSTA INCIPIENTE PARA A FILOSOFIA DA COMPOSIÇÃO DO CONTO CONTEMPORÂNEO – Roque Nunes Cunha 34

“A FILOSOFIA DA COMPOSIÇÃO” ATRAVÉS DO CONTO “O POÇO E O PÊNDULO”, DE EDGAR ALLAN POE – Zenilda Durci 55

“A FILOSOFIA DA COMPOSIÇÃO” E AS UNIDADES DE EFEITO NO CONTO “BERENICE” (1835), DE EDGAR ALLAN POE – Paulo Cezar Pardim de Sousa 69

A HIPÓTESE DA LOUCURA EM “O CORAÇÃO DELATOR”, DE EDGAR ALLAN POE – Paloma Bispo de Angelis 83

“A FILOSOFIA DA COMPOSIÇÃO” E O LIMIAR ENTRE O ESTRANHO E O FANTÁSTICO EM “A QUEDA DA CASA DE USHER”, DE EDGAR ALLAN POE – Giselli Liliani Martins; Rauer Ribeiro Rodrigues 101

O ESPAÇO COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DO EFEITO DE SENTIDO NOS CONTOS “SOMBRA: UMA PARÁBOLA” (1835), DE EDGAR ALLAN POE, E “A PENSÃO TELLIER” (1881), DE GUY DE MAUPASSANT – George de Santana Mori 123

MEMÓRIA E SILÊNCIO NO CONTO “EVELINE”, DE JAMES JOYCE – Edilva Bandeira 164

AS TRÍADES FEMININAS E A CRISE DO MASCULINO NO CONTO “OS MORTOS”, DE JAMES JOYCE – Paulo Sérgio Martins 184

DO DIÁRIO: SENTINDO O CASAMENTO NA MORTE EM “O LEGADO”, DE VIRGINIA WOOLF – Malane Apolonio da Silva 204

O INSÓLITO COMO METÁFORA EM “CANIBAL”, DE MOACYR SCLIAR – Marcos Antônio Fernandes dos Santos 220

O ESPAÇO DE SEGREGAÇÃO E DOMINAÇÃO MASCULINA NO CONTO “ARAMIDES FLORENÇA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO – Jorlaíne Monteiro Girão de Almeida 236

A RESPEITO DO HOMOEROTISMO NA NARRATIVA CURTA DE MÁRCIO EL-JAICK – Estéfano Rogério Santana Oliveira 254

CONTO “BEATA VAVÁ”, DE BERNARDO KUCINSKI: CENÁRIO DE MEDO E DENÚNCIA – Fernanda Amélia Leal Borges Duarte 271

ANTON TCHEKHOV E LUIZ VILELA: PARA UMA CRÍTICA DA CRUELDADE – Catia Mendes Pereira 144

PARATEXTO E MORTE EM NAS FRONTEIRAS DE MATO GROSSO: “TERRA ABANDONADA” – Alan Silus 282

UMA LEITURA DE “PENSAR AXILAS”, DE ALCIENE RIBEIRO LEITE, SOB A LUZ DAS TEORIAS DO CONTO – Amanda Eliane Lamônica Araújo 301

O CONCEITO DE “DE(S)MORTE(S)”, DE NIMA SPIGOLON, EM “A MORTE RUBRA”, DE EDGAR ALLAN POE, E O CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 – Eduardo Vasconcelos da Silva 320

AS TEORIAS DO CONTO MANIPULADAS POR RAUER NO CONTO “QUARENTENA”, DO LIVRO BRAZIL 2020 – Bruna Bianca da Silva Campos 340

“ARCA DE NOÉ”, DE ALCIENE RIBEIRO LEITE: REVISITAÇÃO E INOVAÇÃO DA TEORIA DO CONTO –  Karina Torres Machado 356

O ESPELHO COMO PERSONAGEM NO CONTO “IMAGEM QUASE MORTA”, DE RAUER – Willia Katia Oliveira Silva e Costa 378

AFINIDADES LITERÁRIAS ENTRE MACHADO DE ASSIS E EDGAR ALLAN POE – Luiz Gonzaga Marchezan 399

MINIBIOGRAFIAS 415

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Este livro nasceu durante o curso de Teorias do Conto oferecido no PPG-Letras do Câmpus de Três Lagoas da UFMS, no primeiro semestre do ano pandêmico de 2021, e teve sua gestação concluída em simpósio sobre o conto que ocorreu em evento on-line do Curso de Letras do Câmpus de Aquidauana da UFMS, também em 2021.

Reúne professores de diversas instituições do país que se encontraram no curso e outros professores- pesquisadores que participaram do evento.

No curso, estudou-se as teorias do conto literário moderno, com a análise das estratégias literárias de contistas inovadores e emblemáticos da literatura universal; a ênfase foi a de descrever as visões teóricas sobre o conto literário ocidental que surgiram na diacronia dos últimos duzentos anos, operacionalizando-as para análise literária, tendo por parâmetro que cada momento inovador gerou uma específica poética do conto.

Confira mais informações sobre o livro: clique AQUI.


O conto na modernidade: da filosofia à composição
Prof. Rauer Ribeiro Rodrigues (Org.)
Capa de Willia Katia Oliveira

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