março 15, 2024

Estudantes da Escola Estadual Caio Nelson de Sena, de Belo Horizonte, estiveram na AML – Academia Mineira de Letras, e entrevistaram a poeta Flávia de Queiroz Lima, cujo livro mais recente, Laços e Avessos, foi publicado na Coleção Eros-Poesia da Editora Pangeia. Além de ouvirem a poeta, os estudantes também fizeram uma visita guiada ao Palacete…

março 13, 2024

Vovó Lelé lançou, em dezembro de 2023, três livros infantis na Coleção Ler-Brincar-Criar, das Edições Saruê, o selo infantojuvenil da Pangeia Editorial: Rimar e Brincar é o volume 1; o volume 2 é o livrinho A Centopeia e Outras Histórias; e o volume 3 reúne Uma aventura perfeita e outras histórias. Conheça mais sobre os livros e…

março 8, 2024

Neste Dia Internacional das Mulheres, evocamos Elza Freire em homenagem, em solidariedade, em sororidade. Elza é uma dessas vozes que o tempo emudeceu como som. Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro Doutora em Educação / USP Professora Titular da UFU A vida de Elza Freire está em portentosa biografia assinada por Nima Spigolon, professora da Unicamp,…

fevereiro 29, 2024

Muit0s, inúmeros, infindáveis são os poemas de Flávia de Queiroz Lima que tratam da mulher, da condição da mulher, do ser e do estar feminino, pois a cada verso de sua obra, ainda que não esteja na evidência discursiva, está no subtexto que informa o ethos, a arquitetura, a configuração íntima, a microscopia dos verbos,…

fevereiro 10, 2024

Eduardo Suplicy, então senador da república representando o Estado de São Paulo, atuou intermediando a situação conflituosa que surgiu na reintegração de posse na região do Pinheirinho, em São José dos Campos, em janeiro de 2012 – a partir da vivência daquele momento, ele assina o prefácio do livro Jovens do Pinheirinho: vivências e memórias, de…

janeiro 30, 2024

Fechando o mês de janeiro, apresentamos um poema de Flávia de Queiroz Lima, do livro que a poeta lançou em 2012, Arrumar as gavetas. O poema se refere à paisagem de Angola que ilustra esta publicação e trata do tema da escravização dos africanos. SENTINELAS DE PEDRA Do Miradouro da Lua vê-se mais que o…

janeiro 28, 2024

Acabamos de perder a poeta e haijin Mena Vilela; era grande militante do SUS. A enfermeira e professora Maria Filomena de Gouveia Vilela faleceu no início da noite de 27 de janeiro em Campinas, SP. A professora se aposentara no ano passado da Unicamp, onde atuou no ensino – na graduação, na pós-graduação –, na…

janeiro 25, 2024

HAIMI – O SABOR DO HAIKAI 2º Concurso Literário @haikai.brasil Edições Dionysius / Pangeia Editorial EDITAL A Pangeia Editorial estabelece a chamada pública HAIMI – O Sabor do Haikai, aberta e universal, correspondendo ao “2º Concurso Literário @haikai.brasil”, para publicar livro de haikais escritos em língua portuguesa por escritores de qualquer nacionalidade, conforme o presente Edital,…

janeiro 10, 2024

Atenção clientes da Pangeia, atenção estudantes, professores, escritores, atenção leitores, estudiosos, pesquisadores, atenção amantes da literatura e amantes da leitura, Abriu-se a temporada de DESCONTOS SURREAIS em todo o catálogo da Pangeia. Confira na Loja da Pangeia as ofertas com descontos de até 90% e no mínimo desconto linear de 35% em todo o estoque:…