O microconto em sala de aula, por Edemir Bagon: para fazer e acontecer

O Microconto em Sala de Aula, da Coleção Cadernos de Docência, trata da leitura e da escrita em uma escola de uma cidade da Grande São Paulo, em projeto de pesquisa-ação realizada em 2017.

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O autor do livro, Professor Edemir Fernandes Bagon, tem uma formação bastante abrangente. Professor da rede pública do Estado de São Paulo, é mestre (2018) pelo Profletras, que cursou no Câmpus de Três Lagoas da UFMS, e especialista (2013) em Língua Portuguesa pela Unicamp.

É licenciado em Letras (1996) e em Pedagogia (2014) e, também, graduado em Filosofia (USP, 2020), sendo integrante do GPLV – Grupo de Pesquisa Literatura e Vida, do PPG-Letras (Mestrado e Doutorado) / Estudos Literários do Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS.

ESTE É UM LIVRO PARA FAZER E
ACONTECER EM SALA DE AULA

Rauer Ribeiro Rodrigues *

Edemir Fernandes Bagon realizou uma pesquisa inspiradora sobre a potência da literatura em sala de aula.

Trata-se de uma pesquisa-ação em que Bagon aliou um gênero literário representativo do nosso tempo a ferramentas tecnológicas hodiernas.

Desse modo, atraiu para a leitura e para a literatura seus estudantes do Ensino Fundamental II em uma seminal jornada criativa.

A leitura e o debate de microcontos se complementaram com a escrita e a publicação na web e em livro.

A descrição do projeto emociona, cativa e nos faz refletir.

Os passos, as estratégias e a teoria que embasaram esse projeto estão descritos neste livro.

Quem ama a literatura em sala de aula tem, aqui, um manancial testado e aprovado.

Bagon colocou na pesquisa, realizada no Profletras da UFMS de Três Lagoas, sua vocação de professor e sua maestria na condução, junto aos alunos, de projetos de ensino de literatura.

Este é uma livro modelar para aqueles que querem fazer e acontecer na sala de aula.

* Rauer
Escritor e professor, foi o orientador
da pesquisa que deu origem a este livro.

O livro tem origem no mestrado de Edemir Fernandes, cuja dissertação, defendida em 2018, foi apresentada com o título O microconto em sala de aula: leitura e escrita em uma escola de Carapicuíba, SP. A pesquisa seguiu os princípios do Profletras e tem caráter de prática pedagógica, sendo modelar quanto a projeto de leitura literária em sala de aula – tanto que integra a Coleção Cadernos de Docência. Desse modo, o relato da experiência e seu sucesso – ou sucessos! – podem, e devem!, ser replicados por professores que buscam formar leitores.

Eis, pois parece significativo replicar, o resumo que antecede a dissertação de Edemir Fernandes Bagon: 

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação vinculada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional do Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma investigação organizada mediante o desenvolvimento de uma sequência didática pautada na leitura, na análise e na escrita de microcontos literários (encontrados nas esferas de circulação digital e mídia impressa). Na definição estética e estrutural do gênero microconto, fez-se necessária a utilização dos estudos de Lauro Zavala, apresentados em artigos e notas de curso, tais como: De la teoría literaria a la minificción posmoderna (2007); El cuento ultracorto: hacia un nuevo canon literario (1996); e Minificción Contemporánea. La Ficción Ultracorta y la Literatura Posmoderna. Notas de Curso (2011). Com relação à sequência didática elaborada, utilizamos as proposições teóricas defendidas por Dolz, Noverraz e Schneuwly, na obra intitulada Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento (2004). A pesquisa-ação está alinhavada nos princípios metodológicos discutidos por MichelThiollent, em Metodologia da pesquisa-ação (1988). Considerando os campos da literatura, artes e mídia, esse trabalho pedagógico justifica-se por atender às exigências do mundo contemporâneo em relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. E, sobretudo, por promover um modelo de ensino da língua materna ancorado na reflexão e uso da linguagem, a partir da vida cotidiana do educando e da fruição literária. Nesse sentido, organizam-se estratégias de aprendizagem voltadas para alunos do 6.º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Carapicuíba (SP), tendo em vista a formação de sujeitos aprendizes dotados de atitude responsiva e ativa diante da realidade. As atividades suscitadas na sequência didática (leitura, compreensão, interpretação, escrita e publicação de microcontos na web e/ou mídia impressa) enquadram-se nos eixos de ensino de leitura e análise da linguagem, compreensão e produção textual. Foram analisadas as produções textuais realizadas pelos alunos, bem como as avaliações externas e internas da escola, com o intuito de serem verificados os níveis de aprendizagem e descritores de habilidades específicas. Após a aplicação da sequência didática, os resultados comparados com dados coletados revelaram avanços significativos na aprendizagem das habilidades leitoras/escritoras e, com efeito, em termos qualitativos e motivacionais, indicam um caminho promissor no processo de ensino da língua portuguesa e na formação de leitores e produtores de textos literários e não literários.

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Palavras-chave: Artes e Mídia; Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; Literatura; Microconto; Sequência Didática.

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O professor e escritor Edemir Fernandes Bagon

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