Em entrevista, Alessandra Lima fala de trabalho e de maternidade

Maio é um mês no qual vivenciamos duas comemorações – o Dia do Trabalho e o Dia das Mães. Duas datas que dizem muito sobre o universo feminino, já que a maioria das mulheres agrega esses dois papéis (além de muitos outros), ao longo da vida. Afinal, as mulheres são importante parcela da força de trabalho no Brasil, geram a vida de outro ser no próprio ventre e nutrem seus bebês, eventualmente sendo também mães de leite.

A poeta Alessandra Lima é, no cotidiano, mãe, mulher e a profissional Alessandra Rodrigues de Almeida Lima, Doutora em Ciências da Saúde, Auditora de Sistemas e Serviços de Saúde lotada profissionalmente na Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES/GO). Suas realizações acadêmicas estão em http://lattes.cnpq.br/6164678486856191.

“Na maioria das vezes”, comenta a poeta Alessandra Lima, “não vivemos um papel separado do outro”.

Autora do livro de poemas Nuances, Alessandra é clara e clarividente quanto ao tema, em entrevista ao Blog da Pangeia:

“A realidade predominante é a dura tarefa de conciliar maternidade e desenvolvimento profissional, contra todas as adversidades, preconceitos e outros mil obstáculos que se interpõem em nosso caminho.”

E o que tem isso haver com o Nuances?

“No contexto do Dia das Mulheres, dei entrevista para Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES/GO) onde atuo profissionalmente. Na oportunidade da entrevista, fui convidada a dar um conselho para outras colegas da SES, e o que eu disse foi que ‘é possível ser profissional e mãe, sem deixar de ser mulher. É possível gerenciar o tempo entre todos esses papéis, sem deixar nossos sonhos de lado’.” (Acesse aqui a entrevista completa).

O Nuances é isso – um sonho concretizado?

“Desde antes da minha primeira publicação de poesias (Pedaços, 2012) eu sonhava em publicar um livro de poesias e fotografias. Isso não possível naquela oportunidade. Mas a sementinha de sonho continuou ali, sendo regada, cuidada, alimentada. Quando os primeiros poemas que compõem o Nuances começaram a ser escritos, eu percebi que seriam adequadamente acompanhados pelas fotos, daquele antigo sonho.

Para saber mais sobre Alessandra
CLIQUE AQUI!!!

PARA MAIS DETALHES SOBRE O LIVRO
CLIQUE AQUI!!!

E de que modo o livro aconteceu?

A fotógrafa Maria Célia Siqueira abraçou a ideia, e tudo começou a tomar forma. A parceria com a Editora Pangeia tornou possível a materialização do sonho.

Poema da página 49 do Nuances:

Esquecendo se perdeu
De tanto perder
Se
Encontrou

EIS ALGUMAS DAS MUITAS FACES DE ALESSANDRA LIMA:

   

 

Alessandra Lima, a poeta de Pedaços e de Nuances, possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (1999), mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2004) e Universidade Federal de Goiás (2008). Atualmente é Auditora de Sistema e Serviços de Saúde (Secretaria de Estado de Saúde – GO), tendo atuado como Coordenadora de Auditoria (2010 a 2011), como Gerente de Ouvidoria (2012 a 2014), Gerente de Acompanhamento e Fiscalização dos Contratos de Gestão (2018), Coordenadora do Núcleo de Evidências (2019), Gerente de Informações Estratégicas em Saúde (2020 a 2022) e, atualmente Coordenadora de Planejamento e Câmara Técnica da Auditoria do SUS de Goiás. Tem trabalhos acadêmicos na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, e na área de Saúde Coletiva, com ênfase na área de gestão, auditoria, ouvidoria, organizações sociais, gestão baseada em evidências (incluindo temáticas de interesse da pandemia COVID-19).

 

PARA MAIS DETALHES SOBRE O LIVRO
CLIQUE AQUI!!!

Para saber mais sobre Alessandra
CLIQUE AQUI!!!

Alessandra Rodrigues de Almeida Lima
Nuances
Fotos de Maria Célia Siqueira
Prefácio de Nima Spigolon
Capa e diagramação de Yueh Fernandes
Editores-Executivos: Cláudia Bortolato e Joakin Sereno
Projeto Editorial: Rauer Ribeiro Rodrigues
128 páginas, formato 11cm x 18cm com
59 páginas com fotos em P/B
e 96 poemas

Para saber mais sobre Alessandra
CLIQUE AQUI!!!

PARA MAIS DETALHES SOBRE O LIVRO
CLIQUE AQUI!!!


Acompanhe Alessandra Lima aqui no Blog da
Pangeia
: todo dia 5 de cada mês
teremos um poema dela!!!

Deixe um comentário