EU, PROFESSOR – VIDAS QUE TOCAM OS CORAÇÕES!

O que foram esses tempos, e os que os antecederam, entre o menino estudante e o velho professor errante em quem branqueiam e rareiam os cabelos, é o que relato aqui, em meio a vagas lembranças e sinuosas memórias. E como haver sido e seguir sendo um “professor de universidades” é talvez o que mais me alegra e realiza ao longo de minha vida, este é um relato não tanto do que eu fui, mas do que experimentei praticar ao longo destes anos todos. E como tudo o que vivi foi sempre no interior de grupos, de coletivos, este relato de minhas memórias deveria ser lido no plural. Uma das razões é que, de fato, nada do que consegui realizar foi “a sós”, e todo o mérito não é singularmente meu. Ao contrário, tudo o que vivi e realizei foi através de outras pessoas, e em nome delas. Em segundo lugar porque eu mesmo gostaria de haver escrito uma frase sábia […] de Manoel de Barros: “o melhor de mim são os outros”.

PEQUENO INVENTÁRIO DE MEMÓRIAS:
60 anos de presença e militância
na educação popular – 1961-2021
Carlos Rodrigues Brandão
Conheça o livro: AQUI !!!

O excerto acima foi retirado do volume 1 da Coleção EU, PROFESSOR, Coleção que a Editora Pangeia lança neste 15 de outubro de 2023, Dia do Professor. Os organizadores da Coleção, Professores Nima Spigolon, da Unicamp, e Rauer Ribeiro Rodrigues, da UFMS, assim apresentaram a série para a Pangeia Editorial:

O objetivo principal da Coleção EU, PROFESSOR será o de apresentar perfis memorialísticos de profissionais de educação que se constituem referências básicas da Educação Brasileira, nos mais diversos campos, por suas pesquisas, publicações, atividade docente, atuação na gestão e na administração, inserção pública, política e social, e, em especial, o reconhecimento de diversas gerações de profissionais que hoje atuam no ensino, na pesquisa, na extensão e no mundo do trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países. Os professores convidados para a Coleção podem apresentar seu perfil na forma autobiográfica, ao modo de memória, na forma de depoimento, na justaposição de entrevistas, no formato de memorial – ou em uma mescla, um mosaico aqui contemple esses e outros dos diversos modos com que o professor possa evocar sua trajetória.

Em outras palavras, os livros da Coleção EU, PROFESSOR são escritos com o coração, com a alma, com o intelecto maduro que se revisita, e tratam de vidas amplas, de profunda entrega ao magistério, vidas que tocam os corações de gerações de professores e cujo exemplo continuará a inspirar, hoje e no futuro, o coração dos novos professores.

Já aquele primeiro parágrafo do primeiro volume da Coleção poderia, com certeza, ser assinado por qualquer um desses professores que formaram diversas gerações de pesquisadores, que influenciaram e continuam a influenciar, de modo profundo e permanente, suas áreas de atuação – são professores que marcaram de modo indelével a vida intelectual brasileira, espraiando seu reconhecimento para além de seu locus inicial, sua disciplina, seu programa de pós-graduação, seus centros acadêmicos, suas universidades.

Esse é o caso do sociólogo, antropólogo, educador, poeta, ativista cultural e pensador político Carlos Rodrigues Brandão, professor emérito da UNICAMP, livro inaugural da Coleção EU, PROFESSOR com o título Pequeno inventário de memórias: 60 anos de presença e militância na educação popular – 1961-2021. É um livro maiúsculo a diversos títulos: por sua abrangência intelectual, por ser escrito sem medo e sem censuras, por tratar de temas difíceis e momentos controversos com clareza, por defender sem transigir ideais e utopias, por revelar sem cabotinismo conquistas várias, por reconhecer que o sucesso se deve ao trabalho, à coerência, à resiliência – mas também ao coletivo, às parcerias, ao destino imponderável que sopra bons ventos em momentos em que a tragédia espreitava.

PEQUENO INVENTÁRIO DE MEMÓRIAS:
60 anos de presença e militância
na educação popular – 1961-2021
Carlos Rodrigues Brandão
Conheça o livro: AQUI !!!

Em resumo: um livro para ser lido com prazer, por ser escrito com engenho e arte, sendo a culminância intelectual da trajetória do professor Carlos Rodrigues Brandão. Ao cristalizar neste Pequeno inventário de memórias a formação pessoal e as realizações acadêmicas ao longo de 60 anos de sala de aula, este livro se configura em obra fundamental no concerto de mais de sessenta livros do Prof. Brandão.

O livro físico está em impressão, neste momento – e o ebook em formato PDF está à disposição. Ao adquirir o livro físico, nosso leitor leva, em comemoração de lançamento, o PDF, que pode baixar de imediato.

O lançamento do livro físico será em aula magna na Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas, SP, no mês de março de 2023.

Confira agora mesmo na nossa Loja, clicando AQUI.

Livro físico, últimos dias em promoção de
lançamento – PDF e Livro, AQUI!


Em breve, os livros da Tríade Elza Freire

Deixe um comentário