Laços e Avessos, de Flávia de Queiroz Lima – Resenhas

O livro Laços e Avessos, de Flávia de Queiroz Lima, está em pré-venda na Loja da Pangeia e terá lançamento presencial no dia 26 de maio na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte.

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Diante dos originais do livro, seis estudantes – da pós-graduação do Curso de Teorias da Poesia do PPG-Letras em Estudos Literários do Câmpus de Três Lagoas da UFMS – estudam poemas da obra. Cinco resenhas e um depoimento seguem abaixo.

 

QUADROS QUE OBSERVAM
Clea Marcia Lourenço Carvalho

O poema “Quadros”, da escritora Flávia de Queiroz Lima, escrito em 21 de junho de 2021, se encontra na última parte de seu livro Laços e Avessos, no bloco denominado “Afetos e Afagos”. O poema encontra-se no arcabouço do gênero-lírico, que, de acordo com Wellek e Warren (p. 284), “expressa o tempo presente”. Esses autores também resgatam as definições de Platão e Aristóteles, segundo as quais, na poesia lírica, o autor fala de si próprio.

A composição do poema escolhido conta com cinco estrofes, cada estrofe com cinco versos. O ritmo do poema atua “como agente de sedução”.  Os recursos utilizados para que este efeito aconteça variam entre as rimas, que se dão entre o segundo verso rimando com o quinto, e o terceiro com o quarto. Há a presença das cesuras a fim de marcar o ritmo e a entonação, e o poema conta também com pausas a partir do uso de dois pontos. Em um dos versos, nota-se reticências, para, possivelmente, marcar uma ideia de continuidade e um fluxo de pensamento.

A aliteração, assinalada pelo recurso da nasalização, contribui fortemente para uma musicalidade dentro dos versos. Causa um efeito de cantiga que embala o leitor. A presença de metáforas relaciona-se intimamente à poesia, o que corrobora com as proposições de Octávio Paz quando afirma que a linguagem usa a palavra para representar um outro objeto, constituindo metáforas.

Assim, o poema lança mão de diversos recursos literários para construir uma imagem que relaciona os vocábulos com a composição poética do texto. De acordo com Alfredo Bosi, “Formada, a imagem busca aprisionar a alteridade estranha das coisas e dos homens.” As imagens se edificam através do tropo de similaridade, ou seja, consiste na criação de imagens na imaginação do leitor de acordo com o que é descrito poeticamente

No caso, percebe-se que o eu-lírico (e a autora, enunciadora “primeira”) se encontra no contexto social da pandemia de Covid-19, momento de grande isolamento social.

Esta conjuntura se nota claramente quando a autora faz uma analogia na qual não é ela que observa os quadros, sãos os quadros que a observam. Em uma exposição, as pessoas vão em busca de contemplar o que as obras de arte representam; neste poema, há uma inversão desse papel: ao invés de os quadros serem observados de forma passiva, eles são agentes da ação. Eles que enxergam o homem, nisso está a originalidade e a beleza estética do poema.

REFERÊNCIAS:

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, Edusp, 1977.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

WELLEK, R.; WARREN, A. Literatura e outras artes. In.: _____. Teoria da Literatura. 2. ed. Trad. José Palla e Carmo. S.l.: Publicações Europa-América, 1971.

 

O INTRIGANTE POEMA “O ESTRANHO”
Jairo Kultemberg

Dos pressupostos, o substantivo masculino “estranho” apresenta, no dicionário, a seguinte acepção: Algo ou alguém cuja procedência é ou origem vem de fora; estrangeiro. Etimologia (origem da palavra estranho). Do latim estraneus.

Autora do livro de poemas Laços e Avessos, Flávia de Queiroz Lima nasceu no Rio de Janeiro, em 1946. No momento, atua na gestão de projetos da Academia Mineira de Letras.

“O Estranho”, poema de Flávia de Queiroz Lima escrito no período critico da pandemia, relata a “história” da chegada de algo esquisito e intrigante, que nas primeiras estrofes deixa bem claro a sua intenção de destruição fatal, gerando medos, angústias e incertezas.

O poema está na parte do livro entitulada “Assombros e Labirintos”, o que significa, nesta época, o grande espanto e admiração, além da confusão na qual viviam as pessoas no período pandêmico.

 Nesta escrita feminina, a autora mostra também uma alternação da narração heterodiegética que adentra o universo feminino, portanto, construindo uma interpretação feminista bastante interessante sobre o contexto diegético e o referente histórico.

Há de se observar que o poema foi escrito também na primeira pessoa, no qual o eu-poético-narrador é a personagem, e que Flavia de Queiroz Lima expressa neste poema narrativo certa metaficção, evocando certa ambiguidade com o foco que determina os rumos do poema para uma interpretação fluida.

No texto, a autora enfatiza a chegada do “Estranho”, a personagem que penetra em seu ser sem avisar. Há de perceber neste poema que o “O Estranho”, na realidade, podem ser as queimadas causadas, principalmente, por Produtores Rurais, que ocasionam a destruição da natureza, do verde e da fauna e flora, sobretudo no Pantanal Sul Mato-grossense, neste período.

No poema, o “vírus da COVID-19” relaciona-se com as estrofes do poema. “O Estranho” chega e estabelece a admiração incrédula do leitor(a) desavisado(a), a qual instiga e deixam todos estupefatos. Na concepção da autora, há uma falta de credulidade no que se passa a volta, causando uma nevoa espessa, tudo é dúbio.

É percebido que “O Estranho” é um grande perigo, ele devasta tudo a sua volta, ocasionado uma hesitação no leitor e em suas convicções, o que causa o abandono da alma, criando um sentimento triste e doloroso.

Enfim, a autora salienta que a personagem “O Estranho”, não respeita o sistema de monitoramento e fiscalização e que não há a aplicação das sanções legais, referente a este estranho, aos perigos mortais que nos cercam. O que evidencia – em metáfora – que “O Estranho” é o próprio ser humano, que destrói tudo a sua volta.

Flávia de Queiroz Lima nos traz, em seu livro, poemas marcados por sutileza, originalidade e uma natural atmosfera de suspense. São poemas intrigantes, que revelam uma riqueza de sentimentos desconcertantes, criando, com o leitor, vínculo de extrema intimidade, com uma linguagem construída em alta voltagem poética.

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BORDAR A VIDA – O REVOLVIMENTO DA POETA
Jumael dos Santos Silva Filho

 

O ponto de impacto entre a arte e a vida pode ser percebido na obra poética? De certo modo sim.

Antonio Candido preocupa -se em desenvolver a teoria sobre a relação literatura e vida. Segundo Candido (1989), em seu texto “Direitos humanos e literatura”, a literatura é “o sonho acordado da civilização” (p. 112).

O texto “Toalha Bordada”, de Flávia de Queiroz Lima, é uma exemplificação explícita da relação entre vida e arte.

No poema, é notória a percepção de como ocorre o processo da descrição da vida, através de versos cuidadosamente elaborados. Flávia de Queiroz Lima faz reflexões sobre passado e presente: emanada de simbologia e significados, sua poesia vai se construindo na organização estética em referência com o contexto histórico.

A simbologia empregada nos versos é muito forte e bem marcada, referindo-se a cores, planícies e profundidades, e tendo como ponto de princípio um bordado em um tecido, que, fortemente interligado com o eu lírico revolve lembranças do passado.

A autora “borda” com “linhas” certeiras, desenvolvendo belos desenhos.

O “sonho acordado da civilização”, na proposta de Antonio Candido, é toda aquela relação que a autora faz ao mergulhar em seu passado, ressurgir e escrever belos versos sobre suas sensações em sentimento.

As cores vivas apresentadas no bordado do tecido são, simbolicamente, sentimentos bons, a alegria de períodos na vida do eu lírico, e eles estão, em contrapartida, sobre um tecido branco que cobre uma planície. Ou seja, esse tecido pode ser entendido como um ponto de paz ou, quem sabe, uma neutralidade.

Dessa maneira, percebemos cada bordado, cada momento, cada situação nas quais o eu lírico deve de passar, para que finalmente possa sentir o perfume que a flor pode exalar. Atentando-se aos detalhes fundamentais, o leitor pode enxergar cada situação narrada através da voz do eu lírico. E, desse modo, perceber a cosmovisão da autora na obra.

Outro ponto bem marcado na poesia de Flávia de Queiroz Lima é o silêncio, elemento passível de entendimento que recorde um possível sofrimento, momentos tristes, pois é o “gesto leve conduzindo a agulha fina” que “ficou retido no relevo”. Ou seja, é o modo de levar a vida que diz sobre como será o seu passado, e assim não afetará no presente.

Para quem deseja mergulhar no mundo poético e também refletir sobre a história, o referente social cifrado em versos líricos, o livro Laços e Avessos, de Flávia de Queiroz Lima, é obra que se recomenda, pois sua estética e cuidado são marcas de uma autora perspicaz.

 

A BANDEIRA BAIXA DE UM TEMPO DE INCERTEZAS
Leandro Noronha da Fonseca

Pode o poeta recusar o seu tempo, a sua História?

Para o crítico Octavio Paz, em seu ensaio “A consagração do instante”, a História é inescapável ao poeta, ainda que busque negá-la. É pela composição do texto que ele “consagra” a sua experiência histórica, que pode ser individual ou coletiva. E um exemplo nítido de uma experiência histórica transformada em composição poética é o poema “Recorte”, da poeta carioca Flávia de Queiroz Lima.

O poema está publicado em seu mais recente lançamento Laços e Avessos (Campinas, SP: Dionysius/Pangeia Editorial, 2023).

“Recortes” apresenta um Brasil deveras distinto do construído no Hino Nacional. O poema é assentado por um diálogo intertextual com a canção patriótica, apresentando um país desbotado, marcado pelo desvanecimento dos sonhos, pela desesperança, incerteza e desigualdades. Escrito em 7 de setembro de 2022, conforme consta em rodapé, o poema revela que a Independência do Brasil talvez não tenha ocorrido por completo.

No Brasil representado no poema, não há “margens plácidas”, “brado heroico”,  ou “sonho intenso”, tampouco um “formoso céu, risonho e límpido”. Trata-se de um país que perde aos poucos os seus sonhos, as suas esperanças, a sua nitidez, as suas cores e vivacidade. O “gigante” – não belo, forte ou colossal, mas “entorpecido” – já não sabe o que fazer diante das incertezas do futuro.

Além de afinado olhar para o tempo presente, o poema é erguido sobre um minucioso trabalho formal.

Diferentemente dos decassílabos do Hino Nacional, os versos de “Recortes” são erigidos em redondilha maior, com musicalidade na leitura em voz alta – ponto que se deve, quiçá, à trajetória musical da poeta nas veredas da música popular brasileira.

Flávia de Queiroz Lima é uma poeta que olha o seu tempo. Ao contrário de renegá-lo, fornece um significado histórico na construção poética, revelando também a experiência concreta desse tempo. O poema “Recortes” evidencia um país cuja potência necessita ser reavivada; um país que não desbote suas flores, não desabe seus bosques, e que aceite o desafio de conquistar a liberdade.

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COMEÇAR DE NOVO – DEPOIMENTO
Naiara Morena Roque Arcas

No poema “Começar de Novo”, do livro Laços e Avessos, Flávia de Queiroz Lima partilha sentimentos acerca dos períodos da pandemia e pós pandêmico. Ela aborda que começar de novo é estar em movimento, em um tempo sem pausas, em uma vida apressada, com incertezas, dúvidas e vazios. São essas incertezas e espaços vazios que criam possibilidades de um recomeço, de recomeços desafiadores.

Em ultima análise, o que a autora transmite por meio do poema é que mesmo sem saber o que se deve fazer no pós-pandemia, mesmo que o mundo esteja mergulhado em dúvidas e incertezas, no estranhamento, é isso que promoverá a criatividade, a capacidade de sonhar e realizar.

 

SILÊNCIO, METÁFORA E METAPOEMA: O CASULO
ANTECEDENTE AO ATO DE CRIAÇÃO
Pâmela Gabrieli

Laços e Avessos é um livro de poemas fortes, que desvelam o humano nos seus afetos e nos seus avessos. Escrito por Flávia de Queiroz Lima, poeta carioca que tem três livros publicados, sendo esse o quarto, que será lançado em maio nas Edições Dionysius, o selo de literatura da Pangeia Editorial.

O poema “Em volta do silêncio” é composto por cinco estrofes dispostas em quadras, seu esquema rítmico se dá em hendecassílabos, apresentando rimas internas: “se diante de absurdos e trapaças/ atravessam as palavras na garganta?”; externas: “no silêncio quando afronta e desafia, /(…) /sobretudo se o silêncio denuncia”; toantes: “o silêncio do profundo desalento, / prenunciam os destinos, desafogam”, além de rimas graves em todo o poema, exceto no décimo oitavo verso.

Pode-se perceber a sonoridade do poema na repetição dos fonemas, caracterizando a aliteração, que é a repetição de fonemas idênticos ou parecidos (CANDIDO, 1996). Ao utilizar-se dos fonemas [p/t/c/d], que exprimem a ideia de ruido seco; [n], lentidão; [l/r], que exprime fluidez; e [s], que perpassa a ideia de sussurro.

“No refúgio do casulo, enclausurada, / a crisálida latente aguarda o instante / de romper toda essa amarra e abismada / ser capaz de contemplar, voar adiante.” Ao combinar esses fonemas, que podem ser notados na citação, a poeta imprime sonoridade e ritmo.

Para além disso, há aliteração da palavra silêncio, que aparece quatro vezes no poema. “O silêncio é um prelúdio de abertura à revelação (…) abre uma passagem. (…) Segundo as tradições houve um silêncio antes da criação” (CHEVALIER; GHEERBRANT, 200, p. 833-834).

O poema “Em volta do silêncio” pode ser interpretado a luz do metapoema, o eu-lírico nos descreve a dificuldade de escrever no “silêncio que nos rodeia”.

Corroborando com isso, a linguagem é tendência fundamental na formação de símbolos: o princípio radicalmente metafórico que está no íntimo de toda função de simbolização. A linguagem é vasta metáfora, a essência da linguagem é simbólica porque consiste em representar um elemento da realidade por outro, como ocorre com as metáforas (cf. PAZ, 1982, p. 41).

Ou seja, através de metáforas o eu-lírico fala sobre o processo de criação, como nota-se na terceira estrofe, que, ocasionalmente ou não, é a metade do poema, e do processo, a pausa entre o silêncio e a palavra:

No refúgio do casulo, enclausurada,
a crisálida latente aguarda o instante
de romper toda essa amarra e abismada
ser capaz de contemplar, voar adiante.

O casulo é a metáfora para o tempo de silêncio que é necessário para o ato de criação da autora, à espera de sua evolução; já a crisálida é o “símbolo do lugar das metamorfoses (…)”, representa um estado transitório entre duas etapas do devenir, a duração de uma maturação. Implica a renúncia a um certo passado e a aceitação de um novo estado, condição da realização (CHEVALIER; GHEERBRANT, 200, p. 302), é a metáfora para a transformação do silêncio para a escrita.

Assim brotam as palavras que interrompem
o silêncio do profundo desalento […]

Cabe mencionar que “todos os dias afloram à superfície do idioma palavras e frases, minando ainda umidade e silêncio por entre suas frias escamas” (PAZ, 1982, p. 42).

Sendo assim, na última estrofe do metapoema, o eu-lírico diz que a palavra traz de volta a história e ensina a não se silenciar. As expressões poéticas vivem no mesmo nível da fala, linguagem social, ou seja, a fala concentra-se no poema que é a linguagem erguida (PAZ, 1982).

Não só o poema em questão, mas o livro no seu todo, é recomendado para todos os leitores, pois, nas pegadas do que disse Antonio Candido, a literatura é um direito a todos.

O livro será lançado no dia 26 de maio em Belo Horizonte e já está em pré-venda na loja da Editora Pangeia.

REFERÊNCIAS

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 16. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001. Coordenação Carlos Sussekind; tradução Vera da Costa e Silva…[et al.].

LIMA, Flávia de Queiroz. Laços e Avessos. Campinas SP: Dionysius / Pangeia, 2023.

PAZ, Otcavio. O Arco e a Lira. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova fronteira S/A, 1982.

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Flávia com o presidente da AML,
Prof. Jacyntho Lins Brandão

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