Jornal da UNICAMP registrou em 2009 uma contribuição inédita aos estudos freireanos

O JORNAL DA UNICAMP de 13 de julho de 2009, há exatos 13 anos, registrou a defesa da dissertação de mestrado de Nima Spigolon sobre a educadora Elza Freire, anotando que a pesquisa “foi classificada como original pelos membros da banca examinadora”. Fruto desse trabalho, a Pangeia Editorial lança neste segundo semestre de 2022 o livro

Elza Freire e Paulo Freire: Por uma Pedagogia da Convivência
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Trata-se de edição nova, eliminados erros de digitação e de revisão de edição anterior, mantido na íntegra e intocado o conteúdo que fez a fortuna da dissertação de Nima Spigolon, um marco nos estudos freirianos: a pesquisa biográfica da vida de Elza Freire e sua importância na definição do pensamento de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira.

Reproduzimos em fac-símile, abaixo, a página com a notícia no JORNAL DA UNICAMP.

https://www.unicamp.br/unicamp_hoje/ju/julho2009/ju435_pag12.php#

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A publicação do JORNAL DA UNICAMP gerou muitos comentários, que reproduzimos abaixo:

Elza Freire

Gostaria de parabenizar a professora Nima Imaculada Spigolon pela pesquisa que resultou na matéria “O legado de Elza Freire”. Continue assim, com dedicação e estudo, a nos estimular e a buscar o conhecimento por meio de pesquisas que priorizem as potencialidades e o processo de humanização.
Marileth Berto

Elza Freire 2 
Todos os educadores deveriam ler a matéria sobre Elza Freire. Ela mostra que o verdadeiro ensinar está no amor, dedicação e humanidade. Sempre acreditei na teoria de Paulo Freire. Regina Agda da Silva Maceno

Elza Freire 3

Achei atual, inovadora e interessantíssima a dissertação apresentada pela professora Nima Imaculada Spigolon. Parabéns! Alessandra Ferreira de Oliveira

Elza Freire 4

Gostaria de parabenizar a professora Nima Imaculada Spigolon por promover a educação com qualidade e ciência. A educação brasileira também agradece. Leandro Chagas Demetrio

Elza Freire 5 

Matérias como “O legado de Elza Freire”, publicada pelo Jornal da Unicamp, enobrecem nosso mundo. É muito bom saber que existem pesquisadores preocupados com a articulação da ciência com o “ser mais gente” freireano. Parabenizo a pesquisadora Nima Imaculada Spigolon pela defesa dessa dissertação de mestrado, que será um marco para a pesquisa em educação. Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia

Elza Freire 6

A pesquisa de Nima Imaculada Spigolon é de fato bastante original, abrindo um caminho novo de reflexões acerca dos pensamentos e das pessoas que influenciaram o trabalho de Paulo Freire. Sabemos que o viver das pessoas, e o seu próprio viver, sempre foram o alimento das buscas de Paulo Freire. Sendo assim, é evidente a grande influência de Elza em sua vida, como educadora e companheira. Parabéns à professora Nima pela grande pesquisa. Nota-se que é algo novo que se inicia; portanto, desejo a ela uma boa caminhada, agradecendo pela contribuição dada. Receba meu abraço afetuoso. Dinorá de Castro Gomes, docente da Universidade Estadual de Goiás 

Elza Freire 7

Excelente a matéria a respeito da educadora Elza Freire. Ela merece este trabalho pelo relevante serviço prestado à educação brasileira. Meus parabéns à Unicamp e à professora Nima Spigolon. Wellington Santana Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais 

Elza Freire 8

Foi com prazer indescritível e muita emoção que tomei conhecimento da pesquisa desenvolvida por Nima Spigolon. Tive a felicidade de ser aluna de Paulo Freire, em curso por ele ministrado na PUC-SP, em seu retorno do exílio. A constância e o teor das suas referências à esposa sempre evidenciaram a importância de Elza no pensamento freireano. Está de parabéns a autora por essa magnífica pesquisa. Mara Fernanda Chiari Pires 

Elza Freire 9

Parabéns à professora Nima Spigolon por seu trabalho de pesquisa e por sua dedicação. É o reconhecimento do verdadeiro quilate freireano. Elza não foi apenas esposa de Paulo Freire, mas também cúmplice e parceira. Esta dissertação vem para demonstrar ainda mais a importância de Elza e Paulo Freire e para abrilhantar a educação brasileira.  Lutgardes Costa Freire e Maria Lizeth Acquisti, Instituto Paulo Freire

Elza Freire 10

Parabéns pela excelente e enriquecedora matéria. A professora Nima Spigolon fez um trabalho de inquestionável qualidade. Andréa R.Mendes Sebastião, Universidade Estadual de Minas Gerais

https://www.unicamp.br/unicamp_hoje/ju/agosto2009/ju436_pag02.php

Professora Nima: “A Elza é a personificação antecipada dos métodos, das práticas e da
teoria que serão – posteriormente – confirmados nos livros de Paulo Freire”;
assista no Canal da Editora Pangeia à live de lançamento do livro, com
entrevista da Profa. Nima e depoimentos de educadores:
https://youtu.be/WWErMnR6VuM

Nima Spigolon ingressou no Mestrado em Educação da UNICAMP em 2006, tendo realizado desde então pesquisas sobre a educadora Elza Freire; inicialmente, focada no período de 1915 até 1965, formatando o conceito Pedagogia da Convivência, com o qual mostra a interação entre a prática e as metodologias de Elza na sala de aula, sendo professora, e na gestão escolar, atuando na função de diretora, e o pensamento moldado nos livros e na alfabetização de jovens e adultos por Paulo Freire, cuja formação foi em direito.

No doutorado, Nima pesquisou o período do exílio do casal Freire, as andanças nas Américas, em Europa e na África – essa pesquisa será publicada aqui na Pangeia ainda neste ano, com o título Elza Freire e Paulo Freire: Noites do Exílio, Dias de Utopia. O terceiro volume da TRÍADE ELZA FREITE traz informações sobre a fase final da vida de Elza Freire, e, sob o título Elza Freire e Paulo Freire: Fotobiografia apresentada a alentada documentação primária, exclusiva e inédita, que coligiu desde 2006. Com sua pesquisa, Nima Spigolon apresenta diversos fatos que mostram o casal na intimidade e desvelam personalidades amorosas, cativantes, solidárias e éticas.

A TRÍADE ELZA FREIRE é um lançamento espetacular da Pangeia, constituindo-se em um marco nos estudos freirianos.


Elza Freire e Paulo Freire na Pedagogia da Convivência

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