Carrinho(8)

Diálogos Transmídia – o livro

O projeto Diálogos Transmídia é fruto de uma parceria entre o Instituto de Letras da UFF, o Programa de Pós-Graduação em Estudos e Linguagem da UFF e a Escola de Comunicação da UFRJ. À frente do projeto estão os professores Drs. Silvia Maria de Sousa (PPGEL/IL/UFF) e Sandro Tôrres de Azevedo (ECO/UFRJ). Em síntese, o projeto elegeu o fenômeno transmidiático como eixo conceitual a ser problematizado por pesquisadores e estudantes de Comunicação e Linguagem, a partir, especialmente, do instrumental teórico da Semiótica. Além dos dois professores, participam das atividades seus alunos de graduação e pós-graduação, bem como diversos pesquisadores do país que se ocupam das relações entre transmidialidade, comunicação e linguagem. O livro Diálogos Transmídia resulta deste trabalho e se propõe a sistematizar e apresentar uma reunião de estudos que demonstram a potência de compreensão da realidade a partir dos objetos transmidiáticos.

Transmídia, Semiótica e Comunicação

Diálogos Transmídia fez parte de um projeto mais amplo, Linguagens em rede: processos transmidiáticos, práticas discursivas e formas de vida contemporâneas (SEDI/UFF/FAPERJ), desenvolvido na Universidade Federal Fluminense desde outubro de 2016. Tem por objetivo ampliar o alcance da pesquisa sobre a transmidialidade ao colocar em diálogo o referencial teórico da Semiótica, os Estudos de Comunicação e o ponto de vista de profissionais do mercado (trans)midiático.

Os encontros buscam reunir interessados nesse assunto, sejam estudantes, pesquisadores ou profissionais, e pretende incentivar a reflexão e o debate acadêmico sobre produtos de comunicação no contexto da convergência digital. Os Diálogos que deram origem ao livro se organizaram em torno de três encontros, no formato “rodas de conversas” e “palestras”, que culminaram em uma Jornada com conferências, apresentações de trabalhos e publicações.

A realização dos eventos se deu com a participação do Grupo de pesquisa em Semiótica e Discurso (SEDI – UFF/CNPq), do Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo (REC – UFF/CNPq), e o apoio das seguintes instituições e instâncias universitárias:  Instituto de Letras – UFF;  Escola de Comunicação – UFRJ;  Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem – UFF;  Programas de Pós-graduação da ECO – UFRJ;  Universidade Federal Fluminense; Universidade Federal do Rio de Janeiro; e FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Mais informações sobre o projeto Diálogos Transmídia, as pesquisas e os eventos podem ser conferidas em: https://www.dialogostransmidia.com.br.

Confira abaixo os capítulos que compõem o livro, com o nome dos autores e das autoras e suas respectivas fotos:

 

Sumário:

  1. TRANSMIDIALIDADE : DIÁLOGOS POSSÍVEIS – Silvia Maria de Sousa e Sandro Tôrres
  2. DA BANCA AO TWEET: PRÁTICAS E FORMAS DE VIDA NO JORNALISMO MULTIPLATAFORMA DE PIAUÍ – Lucia Teixeira e Luiza Barros
  3. A RETÓRICA DO SENTIR-REAGIR: A EXACERBAÇÃO SENSÍVEL COMO ESTRATÉGIA NO UNIVERSO TRANSMIDIÁTICO – Renata Mancini
  4. FENÔMENO DA TRANSMIDIALIDADE: CONCEITUAÇÃO, ESTRATÉGIAS E ENCAMINHAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO – Maria Lília Dias de Castro

  1. MARCAS, CONSUMO E TRANSMIDIALIDADE: INTERAÇÕES E FORMAS DE VIDA – Guilherme Nery Atem, Clotilde Perez  e Eneus Trindade

  1. PUBLICIDADE TRANSMÍDIA EM TELENOVELAS: ENTRE INTENCIONALIDADES E ESTESIAS – Rogério Covaleski e Aline Rodrigues


  1. O USO DE MÍDIAS EM PROPAGANDAS POLÍTICAS E A CAMPANHA TRANSMIDIÁTICA DE BOULOS – Paula Soares e Marcos Kalil Veiga


  1. A EXPERIÊNCIA DE CONJUNTURA DAS NOVAS PRÁTICAS DO NARRAR: ESTRATÉGIAS PARA UM NOVO MODO DE VIVENCIAR A TELEVISÃO – Jéssica de Oliveira da S. Silveira
  1. AS DIMENSÕES PARTICIPATIVAS NA FRANQUIA TRANSMÍDIA – Camila A. P. de Figueiredo

10.ESTRATÉGIAS TRANSMIDIÁTICAS: ANÁLISE SEMIÓTICA DO PROJETO TRANSMÍDIA DO PORTA DOS
FUNDOS –  Alexandra Robaina dos Santos

 

11.PRÁTICA TRANSMIDIÁTICA E UNIVERSOS FICCIONAIS NA PLATAFORMA INSTAGRAM: DO
ENGAJAMENTO AOS EMBATES SOCIAIS -Matheus Nogueira Schwartzmann, Naiá Sadi Câmara, Flávia Furlan
Granato e Maicol Wendrell Barbosa Barros



  1. A TRADUÇÃO INTERLINGUAL NO UNIVERSO TRANSMÍDIA DE HARRY POTTER: UM ESTUDO SEMIÓTICO – Barbara Tanuri Maluf

Para mais informações sobre o livro, clique AQUI. 

Flagrante do evento Diálogo Transmídia de 2019

Para baixar gratuitamente o livro, clique AQUI.

Deixe um comentário