abril 24, 2024

Rízio Macedo começou a trabalhar ainda adolescente. Do mercado livreiro foi para a área bancária e seguiu para o mercado imobiliário. Nesse ínterim, fez curso técnico gerencial (ETFG), graduou-se em Administração de Empresas (UNITRI) e fez MBA – Especialização em Finanças e Planejamento Empresarial (UFU). Na sequência, assessorou e deu consultoria para diversos empreendimentos, elaborando…

abril 23, 2024

Frederico Cabala é doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e acaba de lançar dois livros na Editora Pangeia: Céu Escuro: A Figuração do Real em Lúcio Cardoso, “fruto de pesquisa elaborada durante o curso de Especialização em Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)”, e Arquitetos da Decadência: Lúcio…

abril 21, 2024

Este é o Dicionário de Autores do Haikai-Brasil, referente às e aos haijins que publicaram poemas (haikai, tanka, renga, senryu ou haibun) no perfil do instagram @haikai.brasil. O Dicionário tem uma pequena secção, no final, dos mantenedores, curadores e editores, e nas informações das e dos poetas há link das respectivas publicações no @haikai.brasil. Este é…

abril 14, 2024

A cada 15 dias, publicamos um poema ou resenha da escritora Flávia de Queiroz Lima. Trazemos, na postagem de meados do mês de abril de 2024, o poema “Serenata”, do livro Círculo de Giz, o primeiro livro de Flávia. E já deixamos a pergunta: qual a metáfora, ou as metáforas, que as figuras do gato…

abril 5, 2024

Nuances, de Alessandra Lima, foi lançado em 2023. Abaixo, a poeta descreve com suas palavras a concepção do título para este que é o seu primeiro livro com ensaio fotográfico (o segundo de poemas). Antes, um poema do Nuances: Dentro de si O sol nasce Irradia luz Projeta sombras Pálidas nuances Do ser O título…

abril 1, 2024

Na manhã de hoje, 1º de abril de 2024, a Unicamp inaugurou, na Faculdade de Enfermagem, o Espaço Vivência Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela”. O evento contou com a presença de estudantes, professores, funcionários, familiares e amigos da Profa., que faleceu em janeiro (ver AQUI). Na placa, descerrada pelo reitor, Prof. Dr. Antonio…

março 31, 2024

Flávia de Queiroz Lima, em súbito e intenso momento, escreve uma “Carta à Mãe”. O poema inédito foi escrito nesta última semana de março de 2024 e aqui vem a público. Entre o primeiro verso, em que o eu-lírico constata, em relação à mãe, terem sido “pessoas opostas”, e o último verso, um clímax emocional…

março 25, 2024

HAIMI – O SABOR DO HAIKAI   2º Concurso Literário @haikai.brasil Edições Dionysius / Pangeia Editorial EDITAL TEMPLATE Baixe abaixo Edital + Template em um toque, preencha conforme as instruções e envie até 16 de maio de 2024, ao e-mail <hb.haikai.brasil@gmail.com> . A Pangeia Editorial estabelece a chamada pública HAIMI – O Sabor do Haikai,…

março 15, 2024

Estudantes da Escola Estadual Caio Nelson de Sena, de Belo Horizonte, estiveram na AML – Academia Mineira de Letras, e entrevistaram a poeta Flávia de Queiroz Lima, cujo livro mais recente, Laços e Avessos, foi publicado na Coleção Eros-Poesia da Editora Pangeia. Além de ouvirem a poeta, os estudantes também fizeram uma visita guiada ao Palacete…

março 13, 2024

Vovó Lelé lançou, em dezembro de 2023, três livros infantis na Coleção Ler-Brincar-Criar, das Edições Saruê, o selo infantojuvenil da Pangeia Editorial: Rimar e Brincar é o volume 1; o volume 2 é o livrinho A Centopeia e Outras Histórias; e o volume 3 reúne Uma aventura perfeita e outras histórias. Conheça mais sobre os livros e…