Haikai-Brasil – Dicionário de Autores

Este é o Dicionário de Autores do Haikai-Brasil, referente às e aos haijins que publicaram poemas (haikai, tanka, renga, senryu ou haibun) no perfil do instagram @haikai.brasil.

O Dicionário tem uma pequena secção, no final, dos mantenedores, curadores e editores, e nas informações das e dos poetas há link das respectivas publicações no @haikai.brasil. Este é um Dicionário dinâmico, vivo, em constante atualização, e decorre das publicações no perfil no Instagram que o gerou, apresentando biografias mais completas dos haijins.

Consideramos que palavras tais como hokku, haiku, haikai, renga e outras mais, tendo já sido incorporadas ao dicionário dos poetas de língua portuguesa, devem também ser incorporadas aos dicionários da língua portuguesa e ao VOLP, tendo variações de número e outras mais que forem adequadas. Assim, escrevemos haijinshaikais, hokkus etc.

Obs.: A  entrada é com o primeiro nome; quando o nome reconhecido literariamente é outro, fazemos remissões cruzadas. Por exemplo: Buson; Yosa Buson.

Primeira versão:
24 de julho de 2023
Atualizado com frequência
desde então

CONTEÚDO:

Dicionário de Haijin
Mantenedores
Arte de Escrever
Comemorações
Lançamentos
Normas

HAIJIN
Lista das poetas e dos poetas que publicaram no @haikai.brasil
em ordem alfabética do primeiro nome

Aira Maiger
Poeta.
Adora ler.
Curadora do perfil @haikai.brasil no Instagram.
Nasceu em Noroeste, no Triângulo Mineiro, e, em 2023, completou 31 anos. Gosta da natureza e de arte que causa arrepios. Participa de diversas antologias poéticas de novos autores e seus primeiros microcontos foram publicados no Micros, Uai!, lançamento do selo Dionysius, da Pangeia Editorial, que saiu em 2023 – e que pode ser encontrado AQUI.
https://www.instagram.com/p/CnjvzA9L7ko/ – em 18 de janeiro de 2023
https://www.instagram.com/p/CkHDQxLvrUE/ – em 24 de outubro de 2022
Foto: do poema “Mãe Nossa”, publicado AQUI!
@aira.maiger

Alessandra Lima

Poeta, mãe e mulher.

Dentista, mestre e doutora em Ciências da Saúde, atua profissionalmente na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO).

Autora de “NUANCES”, livro de poemas fortes, femininos, com fotos da autora, por Maria Célia Siqueira; lançado pela Edições Dionysius / Pangeia Editora, em 2023 (pode ser adquirido AQUI).

Também participa da coletânea Haicai-Brasil 2023 da mesma editora (pode ser adquirido AQUI).

Vídeo: https://editorapangeia.com.br/event/as-nuances-de-alessandra-lima/
https://www.instagram.com/p/ChDQdvrv-oM/ – 9 agosto 2022
@lima.ara_

Álvaro Posselt
https://www.instagram.com/p/Chsd7h5pdct/ – 25 agosto 2022
@alvaroposselt

Angela Bretas
Brasileira/Americana, Angela Bretas ocupa a cadeira 4 da Academia Internacional Poetrix. Exerce a arte poetrixta desde o início, sendo introduzida ao mesmo pelo então escritor Aníbal Beça ( in memorian ). Recentemente foi empossada imortal na ALB (Academia de Letras do Brasil sucursal SP,) por seu trabalho em jornais, revistas, a curadoria de coletâneas e documentários sobre a vida de imigrantes brasileiros. Escritora, poeta, contista, jornalista multimídia formada nos EUA, fotógrafa profissional e criadora de conteúdo para internet. Detentora de inúmeros prêmios literários e títulos no exterior, dentre eles ser a pioneira em idealizar e coordenar antologias com imigrantes brasileiros no exterior: Brava Gente Brasileira em Terras Estrangeiras – Vol I & II. Divide seu tempo entre Estados Unidos e Brasil, divulgando ao mundo a literatura minimalista com seus Poetrix e Haicais nos idiomas Português e Inglês. Gosta de escrever sobre temas atuais e de cunho social.

Bruno Ítalo
https://www.instagram.com/p/Chuy4vgp1E2/ – 26 agosto 2022
@bispoesias

Bashô
https://www.instagram.com/p/Cfzkor5l-hY/ – em 9 julho 2022
https://www.instagram.com/p/CjLSNe3rOU8/ – em 1º outubro 2022

Buson
Ver Yosa Buson.

Carlos Martins
https://www.instagram.com/p/ChzxcZzORpT/ – 28 agosto 2022
@carlosmartinsm

Claudia Amoroso Bortolato
https://www.instagram.com/p/CgjlBVpgVMt/ – 28 julho 2022
@claudia.bortolato

Caio Junqueira Maciel
https://www.instagram.com/p/CurYm9trAfw/ – 14 julho 2023
@caiojmaciel

Clenio F. Salviano
Passou a infância e adolescência em Pedra Azul, MG e mora em Campinas, SP. Trabalhou em pesquisa em engenharia de software. Publicou os livros Meu Caminho de Nhá Chica, Poemas haikai e De bicicleta entre os vales pelo Clube De Autores. Escreve haikais que divulga no Instagram @cleniosalviano.

https://www.instagram.com/p/CumGp6POs2S/ – 12 julho 2023
@cleniosalviano

Cristiane Kovacs Cardoso
https://www.instagram.com/p/Ch5PDyZpC3G/ – 30 agosto 2022
@criskovshaicai

Deusemar Cardoso
Mestre em Letras, cursou o PROFLETRAS / UFMS / CPTL; no momento, cursa o doutorado no PPG-Letras / Estudos Literários do Câmpus de Três Lagoas da UFMS. É professor das redes municipais de Viçosa do Ceará e Tianguá, CE. É membro do GPLV, Grupo de Pesquisa Literatura e Vida. Integra o volume Senryu – Oficina Literária, da Dionysius / Pangeia.
https://www.instagram.com/p/Ch766DbJHoV/ 31 agosto 2022
@deusemarcardoso

Dyl Pires 

Ver Eldimir Dyl Pires (foto).

ELDIMIR DYL PIRES
Eldimir, 53, vive em São Paulo. Escreveu Navio no ombro do horizonte (Haikais do ano da peste). Por três décadas foi poeta e ator. Assinava suas ações artísticas como Dyl Pires. O que lhe rendeu mais de 20 espetáculos e 9 livros. Hoje se considera um “desartista”.

 

Elizabeth Calderón
Nasceu em Buenos Aires, Necochea, em 1975. Reside no Brasil, em Florianópolis, desde o ano 2000. Licenciada em História (Uniasselvi),  graduada em Mediação pedagógica no IFSC. É graduanda em Letras Espanhol. Atua no grupo Associação Oficina Literária Letras no Jardim. Edita seus contos de forma artesanal e participa de feiras culturais em Florianópolis. Tem poemas e contos publicados nas coletâneas “Diversidad literária V Haikus” (Espanha,2021),  Coletânea 200 anos para a independência…?(Projeto Apparêre, 2022), Antología Certámem Literário 2023 (Rotary Club Lomas de Zamora, Argentina) e na página de divulgação literária Olhos de Água. Publica de forma artesanal. Obteve o 2° lugar no 4°Campeonato de contos da Editora Serpente em setembro de 2023.
@elizabetcalderon1975

Elizandra Sabino
Nasceu em São Pedro do Turvo e mora em Ourinhos, interior de São Paulo, Brasil. Graduada em Letras/Inglês (UNIFIO). Especialista em Literatura Brasileira (UENP) e em Educação (UNOESTE). É professora na Secretaria Estadual do Estado de São Paulo. Menção Honrosa no Prêmio Internacional “Castro Alves” (2021). Menção Honrosa no concurso “Geração Beatniks"(2023). Terceira colocada no Prêmio “A Arte da Palavra” (2023). Selecionada como coautora em várias antologias. Publicou poesias e haicais na Revista Literária Ecos da Palavra (Portugal). Participa da antologia Haicai-Brasil (Dionysius/Pangeia).
https://www.instagram.com/p/CuZONY6uZJO/ – 7 julho 2023
https://www.facebook.com/eli.tavres/
https://www.instagram.com/elizandrasabino1/
@elizandrasabino1

Fernando Kozu
Compositor, artista sonoro e professor do curso de Licenciatura em Música da UEL. Em 2013 e 2021 teve duas obras premiadas pela Funarte e apresentadas na Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro. Ambas foram inspiradas em haicais. Possui haicais publicados em dois livros de antologias, pelas editoras Bestiário e Pangeia. Em 2023
obteve o 1o. lugar no 7º Concurso de Haicai de Toledo — Kenzo Takemori (âmbito estadual – Paraná) e menção honrosa no 37º Prêmio Yoshio Takemoto na categoria haicai.
https://www.instagram.com/p/CuFFPU8rB2l/ – 29 junho 2023
@fkoozu

George Goldberg
https://www.instagram.com/p/ChxJe5DuAFm/ – 27 agosto 2022
@haikaizen_
@george_goldberg

Guilherme Fischer
https://www.instagram.com/p/CuqI9N8rR_0/ – 13 julho 2023
@guilhermelllfischer

João de Deus Souto Filho
Natural de Carolina, MA, 66 anos, geólogo e escritor, graduado em Letras pela UFRN, haikaista por amor à poesia. Autor dos livros “Haikais e Versos Mínimos”, publicação independente; “400 Haikais para Natal” e “Tempus”, publicado pela All Print Editora. Participou das antologias Haikai-Brasil, editado pela Editora Pangeia, e “Uma Poesia para cada Dia” e “Uma Poesia para cada Noite”, editados pela Lura Editorial. Autor dos livros infantis “Na Ponta da Pena” e “Brincadeira de Palavras”, publicado no formato e-book, na Amazon. Instagram: @plenoescrito

Karen Kawana
https://www.instagram.com/p/Cuw1Q8eLyUM/ – 16 julho 2023
@karenk.kawana

Leila Alves Schiele
Professora de português, revisora, escritora e admiradora da poesia haicaísta. Autora do livro “Poemas Libertos – Poesia – Haikai – Tanka” e do livro infantil “A Menina Pula-Pula”. Coautora de várias antologias de poesia e de contos. Participou em publicações de blogs, revistas e jornais literários.
https://www.instagram.com/p/C1iY34eLb9E/ – 1º janeiro 2024
@leavschiele

Lilian Saeko Taba
https://www.instagram.com/p/Ctq3Q2VOSw_/ – 19 junho 2023
@liliansaeko

Malú
https://www.instagram.com/p/Ch2kresJKGn/ – 29 agosto 2022
@mhaluh.h

Márcia Regina Araujo
https://www.instagram.com/p/CuAMO0hr8jk/ – 27 junho 2023
@marciiareg

Mara Teles
https://www.instagram.com/p/Ct0En2JLQd1/ – 22 junho 2023
@mara.teles.9

Maria Raquel – A mãe da Malu
Natural de Curitiba, nascida em 1976, mãe da Malu. Graduada em Administração pela FAE (PR), casada, servidora pública do estado do Paraná desde 2013. Alguns de seus poemas podem ser lidos na página www.guatafoz.com.br e outros no Instagram @a.mae.da.malu. Publica regularmente no @haikai.brasil.
@a.mae.da.malu

Marina Rehfeld
De Belo Horizonte (MG).  Artista plástica formada pela UFMG, professora de arte aposentada. Na literatura, é autora de poesias, cordéis, microcontos. Tem publicações em Antologias do Selo Editorial Independente, da Brecci Books Editora, da Abarca Editorial, Micros, Uai, da Editora Pangéia, dentre outros. Escreve haicais desde janeiro de 2021.  Tem publicações no Instagram, Grupo Zen do Haicai – Facebook, Jornal Nippon Já, Revista Nikkei Bunganku, Haicai-Brasil, da Editora Dionysius/Pangeia, “Clarões Manifestos”- Editora Bestiário, “Haicais e Tankas”- Editora Persona. Obteve menção honrosa no 37* Concurso Literário Yoshio Takamoto com seus haikais. Participa do Grêmio Haicai Águas de Março e Grêmio de Haicai Caminho das Águas
https://www.instagram.com/p/Cu9RU2oOK97/
@ilzamarina-autora
@marinarehfeld_autora

Marli Tristão
https://www.instagram.com/p/CiDcaJjrOqn/ – 3 setembro 2022
@tristaomarli

Masuda Goga
https://www.instagram.com/p/CfzkrW9FJf3/ – em 9 julho 2022

Matsuki (松木)
Ver Sérgio Francisco Pichorim

Mena Vilela
https://www.instagram.com/p/CuO5cQ2OoB2/ – 3 julho 2023
@mena_vilela

Mirian Cris Violera
Escritora, especialista em cultura popular, poeta, luthier, violeira, tamborzeira e coordenadora do projeto “Jardim de Todos” – núcleo de Arte e Educação Solidária, na região Leste de São José dos Campos. Atualmente cursa Humanidades na PUC-RS. Publicou cinco livros, sendo três de contos e poemas e dois infantis. Trabalha na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, onde é coordenadora do Cine Teatro Benedito Alves. Seu livro mais recente, Jade, uma boneca muito especial, foi lançado nas Edições Saruê e está à venda no site da Editora Pangeia.

Nanda Chinaglia
https://www.instagram.com/p/Ct-NZN-L0a1/ – 26 junho 2023
@nandachinaglia.escritasou

Nima Spigolon
https://editorapangeia.com.br/colecao-plaquete-tem-novo-livro-de-haikai/
https://www.instagram.com/p/CgfhOqir8Wj/ – 26 julho 2022
@rosanina.rubra

Patrícia Alves
https://www.instagram.com/p/CtxCHpKvT4P/ – 21 junho 2023
@psiconectando

Patrícia Sena
Pernambucana de Recife, advogada, formada pela Universidade Católica de Pernambuco, escritora de poesias e haicais. É uma das haijin do livro Haicai-Brasil, recém lançado no selo Edições Dionysius da Pangeia Editorial. Publicou nas antologias: Poesia Outono Agora, da Editora Trevo; Poesia Livre, da Editora Vivara; Quarentena Poética, da Editora Ases da Literatura. Também foi selecionada em Concursos de Poesia, como o XX Concurso Fritz Teixeira de Salles. Adora ouvir o que as palavras tem a dizer, as traduzindo em nano-poemas.
@comamorpspoesias

Rauer
https://www.instagram.com/p/Ct6ZVXIu3Z2/ – 25 junho 2023
https://www.instagram.com/p/CoaYGkqPi7f/ – 8 fevereiro 2023
https://www.instagram.com/p/Cgff-BTgH9m/ – 26 julho 2022
@_rauer
Ver Rauer Ribeiro Rodrigues.

Rauer Ribeiro Rodrigues
Ver Mantenedores, no alto.
Ver Rauer, em Haijin, acima.
Arte de @dudsilustras

 

Renan Apolônio
De Olinda, Pernambuco. Advogado, escritor e tradutor. Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira. Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Escritores Santos dos Últimos Dias. Possui um haikai selecionado no concurso de poemas TOC 140, da Fliporto 2010, publicado em coletânea, disponível em: https://issuu.com/arc12/docs/fliporto/27. Em 2022, participou com um haikai, da obra coletiva Haicais e Tankas, da Editora Persona. O livro está disponível para venda no site da editora: https://www.editorapersona.com/product-page/haicais-e-tankas. Em 2023, lançou o livro de poemas de temática religiosa Últimos dias: poesia e restauração, que inclui 15 haikais. O livro está disponível gratuitamente em PDF no site da editora: https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/536.
Blog pessoal do escritor: https://renanapolonio.blogspot.com/

Rilnete Melo
https://www.instagram.com/p/Cu3MyXyrGSl/
@rilnetemelo

Rodrigo Gomes Cirqueira Vidal
https://www.instagram.com/p/Cu6xtooOPBq/
@rodri_cirqueira

Romero Pio
https://www.instagram.com/p/CuvMIrHr2_9/ – 15 julho 2023
@sonsderimaseventos

Rosália Silva
https://www.instagram.com/p/CuVUkySraRn/ – 5 julho 2023
@rosalia.silva.7

Rosiane Fernandes de Lima
https://www.instagram.com/p/CuH9UiJLR3v/ – 30 junho 2023
@professorarosiane

Ruan Oliveira Lima 
Tenho 22 anos, e moro no estado do Ceará. Como sou um viciado (no bom sentido) pela cultura nipo-brasileira, não demoraria muito para eu esbarrar no haicai — é frase clichê, mas foi amor à primeira vista: após tentar escrever um, eu adorei! Nem por soneto, e nem por outra estrutura poética, encantei-me tanto quanto pelo haicai! E sigo escrevendo, mais e mais! — minhas referências são: Shiki, do Japão; e Leminski, do nosso Brasilzão!

Sandra Bittencourt
https://www.instagram.com/p/CuzEhHcrEem/
@francobit.te.curto

Sergio Bernardo
Sérgio Bernardo (nome literário de Sergio Corrêa Miranda Filho) nasceu na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1966, e vive em Nova Friburgo, na Região Serrana do estado do Rio. É jornalista (MTb 39367/RJ), revisor de textos, poeta e contista, premiado através de editais e concursos literários em muitos estados do Brasil, em Portugal, na Argentina e no México. Participou de feiras e festivais literários, como a Flimar (Alagoas), Off Flip (Paraty), Flap (Amapá), Femup (Paraná) e a Feira Literária Raul Pompéia (Angra dos Reis/RJ). Em 2011, foi o curador do Encontro Literário Sesc Nova Friburgo. Tem textos publicados em antologias e revistas impressas, revistas digitais e sites no Brasil, Uruguai, Portugal, México e Suécia. Publicou os livros Caverna dos signos (poesia e narrativa, 2005), como autor convidado pela Secretaria de Cultura de Nova Friburgo/RJ; Asfalto (poesia, 2010) e O Sol no Caminho (haicais, 2019), ambos pelo Selo Off Flip. Recebeu menção honrosa na categoria Revelação do Prêmio de Poesia de Oeiras, em Portugal, com o livro inédito A pressa dos dias, que foi publicado pelo selo Os Livros de Oeiras, da Câmara Municipal de Oeiras, em 2022. Em janeiro de 2024, seu livro inédito Na janela da frente não cabe uma cidade recebeu menção honrosa em Poesia — Prêmio Antônio de Brito Alves — no Concurso Literário da Academia Pernambucana de Letras.

Sérgio Francisco Pichorim
Nascido e residente em São José dos Pinhais, assina com nome poético nipônico de Matsuki (松木), que significa Pé de Pinheiro. É autor de vários livros de haicais, entre eles: Olhem as Aves do Céu (em lançamento); The Canterbury Haiku (2017); Luar de Abril (2011), que recebeu o prêmio Bunkyo de Literatura; e Che Paraná Porã (2006). Já foi vencedor de concursos de Haicais (2002, 2003 e 2019), Contos/Crônicas (2013 e 2021) e Poesias (2011, 2013 e 2021). Participou de mais de uma dúzia antologias impressas. Também tem e-books, poemas, haigas e haicais em revistas, jornais, blogs e em redes sociais.
Ver Matsuki (松木).

Taigi
Poeta Haiku de meados do período Edo, Tan Taigi nasceu em 1709 e faleceu em 1771. Masaoka Shiki (1867-1902) valorizava seu haikai e procedeu intensa reavaliação de sua obra.Aos 40 anos, tornou-se sacerdote no templo Daitoku-Ji 大徳寺真珠庵 em Kyoto. Mais tarde, ficou em um eremitério chamado Fuya-An 不夜庵 (Eremitério Sem Noite). Emigrou para Shimabara 島原遊 em 1748. Gostava de socializar e beber saquê e costumava dizer: “Quando rezo a Buda, escrevo haicais. / Quando rezo aos deuses xintoístas, escrevo haicais.” Juntamente com Yosa Buson (1716-1784), de quem se tornou amigo, e outros poetas que formaram a escola Sankasha, contribuiu para revitalizar a herança de Matsuo Bashô e o retorno ao haikai tradicional. De caráter excêntrico, foi um poeta itinerante, mudando continuamente de residência e estilo. Seus haicais foram reunidos em duas coleções principais, Taigi ku sen 太祇句選 (O escolhido de Taigi [Hai]ku) e Taigi ku sen kōhen太祇句選後篇 (O Escolhido [Hai]ku de Taigi, Parte Dois). Foi muito admirado por seus contemporâneos. Devido ao grande consumo de álcool, sofreu uma hemorragia cerebral e morreu no ano 8 de Meiwa. Foi enterrado no templo Korin-ji, em Kyoto.
No @haikai.brasil:
https://www.instagram.com/p/Cx6PnfCvngl/ – 2/10/2023
Fontes:
http://destellosdehaijin.blogspot.com/2017/09/haikus-de-tan-taigi-1709-1771.html
https://es.wikipedia.org/wiki/Tan_Taigi
https://www.lucacenisi.net/2018/05/22/tre-haiku-di-tan-taigi/

Takajo Mitsuhashi
(1899-1972)
Poeta haiku do período Showa (1926-1989)Em 1940, publicou a coleção Himawari (Girassóis) de haiku experimental. Em 1953, publicou em uma revista progressista de poetas de vanguarda. Sua última coleção, em 1970, tratou um pouco da morte, pois ela estava doente há anos. Mitsuhashi levou uma vida de ascetismo e concentração espiritual. Uma estátua dela está no Templo Budista Shinshoji em Narita, cidade onde nasceu.
No @haikai.brasil:
https://www.instagram.com/p/Ctjf-f7L5P2/ – 18 junho 2023
https://www.instagram.com/p/CgnFs7OAbYh/ – 29 julho 2022
Referências:
TAKAJO, Mitsuhashi. Wikipedia. Disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Mitsuhashi_Takajo.
TAKAJO, Mitsuhashi. Poesia Sempre. Revista semestral de poesia, Ano 10, Número 17, p. 105. Disponível em http://memoria.bn.br/pdf/501395/per501395_2002_0017.pdf

Tan Taigi
https://www.instagram.com/p/Cx6PnfCvngl/ – 2/10/2023 
Ver Taigi

Taty Ribas
https://www.instagram.com/p/CuDG28TvT9Z/ – 28 junho 2023
@tatyzinharibas

Thaís Mendonça Resende
Nasceu e reside em Juiz de Fora/MG. Tem cinco livros autorais publicados (a maioria pela Clube de Autores). É coautora em seis Antologias (diversos selos editoriais) e em uma Agenda Literária (Litteris editora). Organizou uma coletânea de contos e poemas (Uiclap). É membro fundador da Academia Hispano-Brasileira de Letras e Artes (AHBLA). Faz parte do acervo de escritores da Prefeitura da Estância Turística de Salto/SP – Academia Saltense de Letras. É voluntária em projetos literários da Fundação Observatório do Livro e da Leitura. Contribui mensalmente com poemas haikai para a comunidade @haikai.brasil, das Edições Dionysius. Participou como autora convidada da Bienal do Rio, edição 2023, pela Litteris editora. Participa de Feiras e demais eventos literários. Presta assessoria editorial a escritores independentes. Possui extensa publicação acadêmica-científica em sua área de formação profissional e doutoramento em Saúde Coletiva (UFJF). Suas obras de literatura abarcam a poesia, o ensaio, o pensamento filosófico e o conto. Suas influências são o movimento existencialista, a poesia modernista e pós-modernista e a sociologia contemporânea.
https://www.instagram.com/p/CuNncrYLOwa/ – 2 julho 2023
@thaism.escritora

Valéria
https://www.instagram.com/p/CvAPu-KrZ3L/
@cores.da.escrita

Yosa Buson
https://www.instagram.com/p/CuW8bq6LqqJ/ – 6 julho 2023
Ver Buson.

Willia Katia Oliveira
Nasceu em Nanuque (MG.). Escritora, educadora e designer gráfico. Autora dos livros: Fagulhas & Cristais (haicais, 2019), Ao Sol (poemas, 2020), Fluido Céu (eBook, Dionysius / Pangeia, 2022), a menor porção do tempo (eBook, 2020), e Fagulhas & Cristais & outros Haicais – Scintille & Cristalli e altri haiku (bilíngue, versão italiana de Pier Luigi Rinaldi). No Instagram, publica haikais na página @um_haicai_no café. É curadora e designer da página @haikai.brasil no Instagram. É curadora das Edições Dionysius, o selo de literatura da Pangeia Editorial. Organizou diversos livros e coletâneas, entre as quais destaca Haicai-Brasil, em que, ao lado do Prof. Rauer, reúne 125 haijin, cada qual com foto, biografia e quatro haikai.
https://www.instagram.com/p/CgeUn-NAojQ/ – 26 julho 2022
@um_haicai_no_cafe
@williakatiaoliveira

Este Dicionário de haijin está em elaboração e novas
informações são acrescentadas diariamente.

MANTENEDORES
Lista dos mantenedores, curadores e editores fixos

AIRA MAIGER

 

Aira Maiger é poeta. Nasceu em Noroeste, no Triângulo Mineiro, e, em 2023, completou 31 anos. Gosta da natureza e de arte que causa arrepios. Participa de diversas antologias poéticas de novos autores e seus primeiros microcontos foram publicados no Micros, Uai!, lançamento do selo Dionysius, da Pangeia Editorial, que saiu em 2023 – e que pode ser encontrado AQUI.
Foto: do poema “Mãe Nossa”, publicado AQUI!
https://www.instagram.com/p/Cl9jauHveiR/ – em 9 dezembro 2022
@aira.maiger

EDIÇÕES DIONYSIUS

Edições Dionysius é o selo de literatura da Pangeia Editorial. Um dos destaques do selo é a Coleção Micromínimus, composta no momento por sete títulos: 1. minimus & brevíssimos, microcontos, 2020, de Alciene Ribeiro Leite e Rauer; 2. Micros-Beagá, microcontos, 2021, org. por Rauer, com 54 autores mineiros – de nascimento ou radicados em Minas Gerais – e 270 microcontos; 3. Minimus, microcontos, 2022, de Alciene Ribeiro Leite, 2a. edição; 4. Micros-África, narrativas breves, 2023 (em pré-produção), orgs. Martins Mapera (UniLicungo, Moçambique) e Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS); 5. Haicai-Brasil, coletânea, 2023, orgs. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS) e Willia Katia Oliveira (Edições Dionysius), com 125 haijin e 500 poemas; 6. Micros, Uai!, coletânea, 2023, org. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS), com escritores de raízes em Minas Gerais, com 85 autores e 255 microcontos; 7. Brevíssimos, microcontos de Rauer, 2a. edição, programada para 2024.
O selo que ilustra esse verbete foi criado por Willia Katia Oliveira

RAUER RIBEIRO RODRIGUES
RAUER. Escritor; professor; em travessia. Ficcionista, poeta, haijin. Lecionou no I e no II Graus, em escolas públicas e em escolas da iniciativa privada; lecionou em cursinho; atuou em consultoria pedagógica, modificando a realidade das assim nomeadas “escolas problemáticas”; é professor universitário desde 2006, na UFMS. Casou-se meia dúzia de vezes e tem um número similar de filhos. Publicou pouco mais de duas dezenas de livros, entre autorais e em co-autoria, incluindo ficção, literatura infantojuvenil, poesia e acadêmicos. Cursou Filosofia na USP (1989-1993); licenciou-se em Estudos Sociais e em História no ISEPI (em sua cidade natal, Ituiutaba, MG); fez especialização em Literatura na UFU, doutorado direto em Estudos Literários na Unesp de Araraquara e pós-doutorado em Literatura Comparada na UERJ. Criou a Pangeia com alguns filhos ao completar 60 anos e agora, aos 65, espera a aposentadoria, para poder, enfim, se dedicar à Editora. Alguns de seus livros mais recentes, todos em selos da Pangeia Editorial, são os seguintes: minimus & brevíssimos (microcontos, 2020, dividido com Alciene Ribeiro Leite); Brazil 2020 (contos, 2020, dividido com Alciene Ribeiro Leite); Ab ácido: estórias (contos, 2021); Micros-Beagá (microcontos, 2021, org.); Qohelet (3ª edição, 2022, com posfácio de Pauliane Amaral e Pedro Germano Leal – https://editorapangeia.com.br/qohelet-de-rauer/); Micros, Uai! (microcontos, 2023, org.); Haicai-Brasil (haikais, 2023, org. ao lado de Willia Katia Oliveira).
Arte (desenho de Rauer) por Liev Rodrigues a partir de duas fotos, uma do próprio Liev (em janeiro de 2017), e outra de Claudia Amoroso Bortolato (em fevereiro de 2022).
Na lista abaixo, há haikai, tanka, renga, senryu, haibun, divulgação de livros e outras notícias:
https://www.instagram.com/p/Cfzk7PdlKb6/ – em 9 julho 2022
https://www.instagram.com/p/Cgff-BTgH9m/ – em 26 julho 2022
https://www.instagram.com/p/CiLnFkuLKPS/ – em 6 setembro 2022
https://www.instagram.com/p/CjLSNe3rOU8/ – em 1º outubro 2022
https://www.instagram.com/p/CjtpjGAL7RZ/ – em 14 outubro 2022
https://www.instagram.com/p/Cj8oE20PzlL/ – em 20 outubro 2022
https://www.instagram.com/p/CltbVoVrhbp/ – em 3 dezembro 2022
https://www.instagram.com/p/CmmaBqgL7ct/ – em 25 dezembro 2022
https://www.instagram.com/p/Cny5OY7OlGN/ – em 34 janeiro 2023
https://www.instagram.com/p/CoaYGkqPi7f/ – em 8 fevereiro 2023
https://www.instagram.com/p/Co9nPt4uowV/ – em 22 fevereiro 2023
https://www.instagram.com/p/Cp8d0UpvS0t/ – em 18 março 2023
https://www.instagram.com/p/CqnE3Tnu_Vu/ – em 4 abril 2023
https://www.instagram.com/p/CsL4CmfLsMC/ – em 13 maio 2023
https://www.instagram.com/p/CsTd940LaJD/ – em 16 maio 2023
https://www.instagram.com/p/CteQ5pYrS6f/ – em 14 junho 2023
https://www.instagram.com/p/Ct6ZVXIu3Z2/ – em 25 junho 2023
https://www.instagram.com/p/Cv4raebLo-Q/ – em 13 agosto 2023
@_rauer

WILLIA KATIA OLIVEIRA
Willia é professora, tendo atuado na rede pública de Minas Gerais, e conta com diversos livros publicados, todos de poesia. Nasceu em Nanuque(MG.). Escritora, educadora e designer gráfico, é autora dos livros: Fagulhas & Cristais (haicais, 2019), Ao Sol (poemas, 2020), Fluido Céu (eBook, Dionysius / Pangeia, 2022), a menor porção do tempo (eBook, 2020), e Fagulhas & Cristais & outros Haicais – Scintille & Cristalli e altri haiku (bilíngue, versão italiana de Pier Luigi Rinaldi). No Instagram, publica haikais na página @um_haicai_no café. É curadora e designer da página @haikai.brasil no Instagram. É curadora das Edições Dionysius, o selo de literatura da Pangeia Editorial. Organizou diversos livros e coletâneas, entre as quais destaca Haicai-Brasil, em que, ao lado do Prof. Rauer, reúne 125 haijin, cada qual com foto, biografia e quatro haikai. Publicou seus primeiros microcontos na coletânea Micros, Uai! Recentemente, publicou seu primeiro haibun, no @haikai.brasil.
Foto: Rauer Ribeiro Rodrigues, em 2021.
https://www.instagram.com/p/CgeUn-NAojQ/ – 26 julho 2022
https://www.instagram.com/p/CsbSw7lLYTO/ – maio 2023
https://editorapangeia.com.br/willia-no-ceu-da-poesia/
@um_haicai_no_cafe
@williakatiaoliveira

 

A ARTE DE ESCREVER

https://editorapangeia.com.br/hokku-haikai-haicai-hai-kai-senryu-nomenclatura/

8 julho 2022
https://www.instagram.com/p/CfzkucVF1xh/

4 abril 2023
https://www.instagram.com/p/CqnE3Tnu_Vu/
https://editorapangeia.com.br/?s=Arte+de+Escrever

 

COMEMORAÇÕES

23 de julho de 2023
https://www.instagram.com/p/CvDNksCus9p/

29 de maio de 2023
https://www.instagram.com/p/Cs1Cen8LkIK/

7 a 9 fevereiro 2023
https://www.instagram.com/p/CoYCl-9PYtz/
https://www.instagram.com/p/CoaYGkqPi7f/
https://www.instagram.com/p/Codgr4krb-t/

31 de dezembro de 2022
https://www.instagram.com/p/Cm1RXu7OEAM/

23 de dezembro de 2022
https://www.instagram.com/reel/CmgrXvIB0Wk/

30 de setembro de 2022
https://www.instagram.com/p/CjJayK-rbs-/
https://www.instagram.com/p/CjJaKhJrOGU/
https://www.instagram.com/p/CjJZ5a2rWt-/

 

LANÇAMENTOS

FLUIDO CÉUhttps://www.instagram.com/p/Cg7PEewAcTK/ – 6 agosto 2022
Em Fluido Céu, Willia Katia Oliveira reúne haikais escritos entre 2014 e 2022 – e mostra a força de poiesis que alia engenho e arte ao talento e ao estudo. O livro, com mais de cem haikais, tem prefácio de Rauer. Organização: @_rauer. Disponível AQUI: https://editorapangeia.com.br/product/fluido-ceu/.
https://editorapangeia.com.br/willia-no-ceu-da-poesia/
@um_haicai_no_cafe
@williakatiaoliveira

HANAMIhttps://www.instagram.com/p/CiA7Ec-p4NO/ – 2 setembro 2022
Em “Hanami”, Nima Spigolon, autora dos poemas de “De(s) Morte(s)” (Coleção Nos Tempos do Corona), reúne haikais recentes que celebram a florescência das cerejeiras e a vida. A capa do livro é de Willia Katia Oliveira. Org.: Rauer. Disponível AQUI.
@_rauer
@rosanina_rubra
@williakatiaoliveira

HAICAI-BRASIL
https://www.instagram.com/p/Codgr4krb-t/ – 9 fevereiro 2023
https://editorapangeia.com.br/haicai-brasil-selecionados/
https://editorapangeia.com.br/haicai-brasil-livro-do-concurso-esta-saindo/
São 125 autores + o prefácio dos organizadores; são 500 haikais dos mais diferentes estilos e com uma imensa multiplicidade de temas. Um livro que mostra: o Brasil é um país de haicaístas. Org. Rauer e Willia Katia Oliveira.
https://www.instagram.com/p/CsL4CmfLsMC/ – em 13 de maio de 2023
@haikai.brasil
@_rauer
@williakatiaoliveira

QOHELET – https://www.instagram.com/p/CkoblJ9Px4_/ – 6 novembro 2022
Poema sapiencial de Rauer, na 3a. edição, com ilustrações de Willia Katia Oliveira e posfácio de Pauliane Amaral e Pedro Germano Leal, ambos da Brown University, EUA. QOHELET, de Rauer, é uma atualização sensível, amorosa, transcendente, primordial, belíssima e refinada dos Cantares – o Cântico dos Cânticos – e do Eclesiastes, dialogando com outros livros da tradição sapiencial e da lírica perene e universal. Veja os detalhes em https://editorapangeia.com.br/?s=qohelet.


Mais informações sobre haikai-brasil
CLIQUE AQUI

NORMAS PARA PUBLICAR
NO @haicai.brasil

1a. série – dia 9 de julho de 2022:

  1. https://www.instagram.com/p/Cfzkg8clM6m/
  2. https://www.instagram.com/p/CfzkjhFF4Bo/
  3. https://www.instagram.com/p/Cfzkl3UFDko/
  4. https://www.instagram.com/p/Cfzkor5l-hY/
  5. https://www.instagram.com/p/CfzkrW9FJf3/
  6. https://www.instagram.com/p/CfzkucVF1xh/
  7. https://www.instagram.com/p/CfzkwjpFYMA/
  8. https://www.instagram.com/p/Cfzk5HClbhQ/
  9. https://www.instagram.com/p/Cfzk7PdlKb6/

2a, série (de 5 de junho a 14 de junho de 2023):

  1. https://www.instagram.com/p/CtHaO-OLIkX/
  2. https://www.instagram.com/p/CtKCUPyL97L/
  3. https://www.instagram.com/p/CtMzXsfOh24/
  4. https://www.instagram.com/p/CtOg5jVODVp/
  5. https://www.instagram.com/p/CtR4lFLOyED/
  6. https://www.instagram.com/p/CtTxX0Xuh3_/
  7. https://www.instagram.com/p/CtXFhGLOHft/
  8. https://www.instagram.com/p/CtbgTH1LBwd/
  9. https://www.instagram.com/p/CteQ5pYrS6f/

Resumo:

  1. https://www.instagram.com/p/CxGWPgjL9ky/ – em 13 de setembro de 2023

Uma síntese das normas constam nas três publicações fixadas no alto do @haikai.brasil.

Deixe um comentário