As fitinhas e os sonhos, com flagrantes do lançamento na Quixote

Em 9 de dezembro tivemos, na Quixote Livraria, em Belo Horizonte, o lançamento do livro O Mundo das Fitinhas Perdidas, de Stella Valente e Ana Cecília Carvalho. Em sequência ao lançamento, recebemos, de Lyslei Nascimento, resenha sobre o livro, que reproduzimos abaixo. E, logo após a resenha, abaixo, trazemos o registro do evento em diversas fotos.

As fitinhas e os sonhos

Lyslei Nascimento *

As fitinhas são, neste lindo livro de Stella Valente e Ana Cecília Carvalho, um convite aos sonhos, à imaginação e à alegria. Num mundo que, quase sempre, perde a oportunidade de ser colorido, em todas as páginas de O mundo das fitinhas perdidas, o leitor é lançado no mundo mágico dos sonhos, portanto, da beleza e da multiplicidade.

Lúdicas, cada página oferece, na leitura, um labirinto de cores e de estímulo aos desejos, pequenos e grandes. Assim, o leitor de todas as idades escreve, desenha, colore, ou seja, participa e se inscreve nessa história que poderia ser só para crianças, mas não é.

Quando avó e neta, Ana Cecília e Stella, resolvem colocar em letras impressas as histórias que elas, nas brincadeiras sérias do dia a dia, vem contando uma para outra, somos todos destinatários e participantes de um mundo de fantasia que só o encontro de gerações pode proporcionar. Se a avó conta para a netinha lindas histórias, a neta, por sua vez, também conta para a avó outras histórias e ambas, entre sonho e sonho, contam para nós, outras tantas histórias. Passar o anel, melhor dizendo, passar as fitinhas, é, sobretudo, contar e ouvir histórias.

O mundo gira e, girando, a floresta e seus caminhos tortuosos com os animaizinhos que encontramos pela vida, conformam um mundo de histórias em que fitinhas perdidas podem fazer com que o leitor se torne um sonhador e sonhadores têm esperança e contam histórias. Essa matéria volátil, o sonho, como as fitinhas, tão importante para a infância, revela-se, assim, neste pequeno livro, na grandiosidade da esperança, do amor, da graça de viver.

As fitinhas perdidas são encontradas em cada palavra, desenho e cor. Somos capturados pela menina sonhadora e, com ela, entramos na floresta de signos, a vida.

* Lyslei Nascimento é professora na
UFMG: é autora de livros
acadêmicos e de livros
literários.

Para mais informações sobre o
livro e as autoras:
AQUI!!!

Para adquirir o livro, com Cartão
de Crédito ou por PIX:
CLIQUE AQUI!

Para adquirir o livro, com Cartão
de Crédito ou por PIX:
CLIQUE AQUI!

Deixe um comentário