A Resistência, na Literatura, em Tempos Sombrios

Uma apresentação, dez capítulos, informação sobre os autores – parece um livro comum; no entanto, este Literatura e Tempos Sombrios: Gestos de Resistência, primeiro livro de uma série projetada no Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios, sob a liderança da Profa. Dra. Carina Marques Duarte, do CPAN / UFMS com atuação no PPG-Letras / CPTL / UFMS, é um volume especial na força dos estudos que reúne. Eis o sumário, com os respectivos autores:

APRESENTAÇÃO
Carina Marques Duarte; Carolina Barbosa Lima e Santos
CPAN / CPTL / UFMS

AS RUÍNAS DO IMPÉRIO NA LITERATURA
DA GUERRA COLONIAL
Leonardo Von Pfeil Rommel
SEDUCRS

SOBRE OS ESCOMBROS E FANTASMAS DO
IMPÉRIO LUSITANO NA POÉTICA
DE LOBO ANTUNES
Carolina Barbosa Lima e Santos
UFMS

UM FILHO DE ÁLVARO DE CAMPOS: O DIÁLOGO
ENTRE A MÁQUINA DE FAZER ESPANHÓIS
E “TABACARIA”
Ana Beatriz Abreu de Souza; Carina Marques Duarte
UFMS

A POESIA ENCARCERADA DE AGOSTINHO NETO
Lidiane Moreira e Silva
UNESP

ESTUDO COMPARATIVO DE “O DIA EM QUE
EXPLODIU MABATA-BATA” E “AS FLORES
DE NOVIDADE”, DE MIA COUTO
Catia Mendes Pereira
UFMS

Para mais informações,
CLIQUE AQUI!

Para adquirir o livro,
CLIQUE AQUI!

RETER O PRETÉRITO: O DEVER DE MEMÓRIA
NO ROMANCE ENTRE AS MEMÓRIAS
SILENCIADAS
Carina Marques Duarte
UFMS

SOBRE BICHOS RAROS, DESTERRADOS E ERRANTES:
DA VIOLÊNCIA EM SAMUEL RAWET
Luciano de Jesus Gonçalves
IFTO

O NOVO REALISMO E A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA
CONTRA A MULHER NO CONTO “NÚPCIAS”,
DE ALCIENE RIBEIRO LEITE
Ilka Vanessa Meireles Santos
IFMA

A METADE CARA E A METADE MÁSCARA DA
POESIA DE ELIANE POTIGUARA
Ana Paula Freitas dos Santos
UFRGS

COMO NASCEM OS REGIMES DE EXCEÇÃO: O
CASO DE INCIDENTE EM ANTARES
Maria da Glória Bordini
UFRGS

SOBRE OS AUTORES

Reproduzimos, abaixo, a orelha do livro, assinada por Rauer Ribeiro Rodrigues:

Resistência, teu nome é Literatura

O subtítulo deste livro, “Gestos de Resistência”, diz a que ele veio, e diz exemplarmente do caráter da literatura, do que é a literatura, do que são os estudos literários, do que é o cotidiano, nestes nossos tempos sombrios, dos cursos de Letras e das demais licenciaturas.

Não são somente tempos sombrios, são tempos brutais, de déspotas sanguinários, de regimes políticos excludentes, de perseguições, de tortura física e emocional aos diferentes, de marginalização de “minorias”, de exploração desbragada, de impostos escorchantes, de sujeitos-agentes que espoliam, que trucidam, que humilham, que se locupletam em grupos cínicos, que de seus covis mentais agridem, bolinam, assediam, expõe publicamente sujeitos-assujeitados.

A literatura é o espaço por excelência do registro do cotidiano dos humilhados e ofendidos, dos grupos que servem de pasto à índole sanguinolenta das elites corrompidas, corrompedoras, corrompíveis, corruptas. Onde o discurso da moralidade se inflama, se torna política, ali está um opressor em ação – e ali, para desvelar o cinismo, não há nada mais dessacralizador do que a poesia, do que a ficção, do que o discurso literário.

Assim é este livro, Literatura e tempos sombrios: gestos de resistência, em que dez pesquisadores, em dez capítulos e uma apresentação, tornam os estudos literários o suplemento crítico que mostra a máquina de produzir sentidos que é a literatura desvendando os textos que estuda na interface deles com o sombrio referente humano, social, político e histórico.

Da metrópole colonial às ditaduras, em Portugal e no Brasil, dos cárceres políticos às sociedades periféricas, das memórias das guerras ao bicho-homem na pequenez do cotidiano insalubre, da violência e do estupro à predação da natureza, do nascimento das ditaduras palacianas às revoltas e à resistência popular, este é um livro de acuradas leituras literárias e percuciente compreensão dos tempos sombrios, de antes e de agora.

Em síntese, um livro fundamental para os estudiosos de Literatura, de Línguas, de História, de Sociologia, da Psicologia, das Letras e de muitas outras áreas, não só as do Colégio de Humanidades.

Rauer
Professor; Escritor; Em travessia

Para mais informações,
CLIQUE AQUI!

Para adquirir o livro,
CLIQUE AQUI!

Para mais informações,
CLIQUE AQUI!

Para adquirir o livro,
CLIQUE AQUI!

Deixe um comentário