Memória e História, de Sebastiana Aparecida Moreira, em livro e em ePub

Memória e História, de Sebastiana Aparecida Moreira, se volta para a Escola Vale do Rio Doce (1991-2008), uma escola municipal rural do município de Rio Verde, GO. É fruto de pesquisa de doutorado realizado na área da Educação na PUC-GO.

A contextualização da pesquisa aborda a narrativa da história oral que é uma forma de (re)viver a história e a memória.

Com tal aparato metodológico, há a possibilidade de democratizar fontes e autores que relatam suas experiências e lutas por melhorias para a Escola Vale do Rio Doce.

Os contextos políticos revelam a necessidade de um ensino do campo especializado, já que a denominada educação rural reflete o processo de colonização com as influências europeias.

A historiografia da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Vale do Rio Doce é apresentada, com enfoque na sua criação em 1991, com sua posterior mudança em 1999 para o Assentamento Água Bonita e na estruturação com o prédio atual. A metodologia da história oral é a fonte primária que buscou entender a história da Escola até que ela é fixada no Assentamento Rio Verdinho.

A escolha do objeto e dos objetivos se tornou mais relevante com a constatação de que os fatos e as datas apresentam lacunas e dúvidas que requereram mais investigações, para que fossem mais claramente respondidas.

A história oral foi conjugada com documentos fornecidos pela SMERV. A tarefa de reunir as informações para a tessitura da pesquisa foi bastante complexa, pois entender e escrever as trajetórias, diante da ausência de dados nos relatórios da SMERV. Entretanto, a materialidade da história oral possibilitou a compreensão da maior parte das causalidades.

Como principal resultado deste estudo, têm-se os motivos que deliberaram a trajetória da Escola, enfatizando-se a preservação de sua memória, mas não de forma cristalizada e sim para ampliação dos embates das novas realidades de estudos em que cada época reinterpreta os acontecimentos à luz das novas experiências.

A pesquisa registrou a história e memória da Escola Vale do Rio Doce, revelando parte da cultura educacional do campo na educação brasileira na transição do século XX para o século XXI.

No prefácio do livro, a orientadora da pesquisa, Profa. Dra. Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, da PUC-GO, afirma que esta pesquisa alia docência e reflexão, combinando memória e história de um recorte educacional preciso, tendo alto valor social em particular para os povos do campo e novas políticas educacionais, sendo de grande importância para a reflexão “sobre nosso país e sobre a educação brasileira”.

Livro físico disponível para pedido; o arquivo ePub será disponibilizado em novembro.

Confira o livro:
AQUI!!!

Deixe um comentário