Dia das Crianças: Vovó Lelé fala da leitura literária

Independente de outras datas fixadas em outros países e mesmo de caráter internacional, no Brasil o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro. É momento de divulgar os direitos das crianças e dos adolescentes. Tem sido também data comercial, em que se presenteia filhos, afilhados, sobrinhos, estudantes, vizinhos e amiguinhos.

Celeste Moori, a Vovó Celeste, médica pediatra e autora de três livros infantis do selo Saruê, da Pangeia, escreveu, a propósito da data, reflexões que enfatizam a importância de contar histórias, de ler livros, para as crianças. Confira o texto, espalhe-o, divulgue-o – e, principalmente, leia para as crianças, também as presenteie com livros.

O que seria da humanidade sem as histórias
contadas através de gerações?

Celeste Moori

Com o dia das crianças chegando todos pensam em maneiras de agradá-las. Há tantas opções de brinquedos! Existem até alguns que brincam sozinhos fazendo da criança um mero espectador.

Muitas crianças sentem falta de passar momentos especiais com os pais, em passeios ao ar livre, em atividades lúdicas ou mesmo ouvindo deles histórias diversas.

Ler para uma criança além de estimular a imaginação e a criatividade, apresenta novas palavras e conhecimentos e fortalece o vínculo afetivo da criança com o adulto.

As histórias contadas de pais para filho compõe a nossa cultura e nos contam quem somos. O que seria da humanidade sem as histórias contadas através de gerações!

Os livros nos proporcionam circular por vários lugares e épocas, conhecer outras formas de pensar, abrindo horizontes e estimulando a reflexão.

Sempre considerei um livro como um bom presente.

O hábito de leitura começa na infância. Apesar de tantas distrações tecnológicas as crianças ainda gostam de manusear um livro, ver suas gravuras e se a história os instiga pedem para ouvi-la repetidas vezes.

Viva o dia das crianças e viva o livro!

Para conhecer os livros da Vovó Lelé,
CLIQUE AQUI !!!

Para mais informações sobre a autora,
CLIQUE AQUI !!!

Deixe um comentário