Autora Mineira Sandra Bittencourt se integra à vida cultural do RS

Sandra Bittencourt, da Trupe Maria Farinha, nasceu em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, residiu por muitos anos em Belo Horizonte, retornou por pequeno período para Ituiutaba e agora se radicou no Rio Grande do Sul. É autora da Pangeia, com um livro que é sucesso: Godofredo caiu e está na nossa equipe de palestrantes e contadores de histórias, oferecendo ainda minicursos e oficinas. Vamos conhecer um pouco da pedagoga, escritora, atriz e divulgadora cultural Sandra Franco Bittencourt nas fotos e informações abaixo.


Para contratar Sandra Bittencourt para contar histórias, fazer palestras, ministrar
cursos, mentorias, workshops, minicursos ou oficinas, escreva para
r3.editora.pangeia@gmail.com

Ela se define assim:

Aprendiz de vida,
que saí pelo mundo contando
e cantando em palcos,
ruas, quadras, praças
onde quer que esteja
alguém que queira brincar,
cantar e ouvirmuitas histórias.

Hoje, a escritora e atriz, a criadora cultural, artista e contadora de histórias, carrega dentro de si a vontade de continuar a sua história com um pouquinho de cada um:

Sandra Bittencourt –
cria sons,
busca a música
em lugares nunca imaginados,
brinca com as palavras,
coloca a história bem ali
dentro de uma
caixinha de estimação.

Nos eventos de que participa, os convidados – com sua alegria e olhares – contribuem para que a nossa cultura e tradição possam continuar viva dentro de cada um que ouve, sente e fala.

Sandra Franco Bittencourt (Sandra Bittencourt) é escritora das Edições Saruê, com o livro Godofredo caiu, ilustrado por Lana Maciel; o livro integra a Coleção Ler-Brincar-Criar. Está também no livro Haicai-Brasil, da Coleção Minicromínimus, organizado por por Rauer e Willia Katia Oliveira, no selo de literatura da Pangeia, Edições Dionysius.

Sandra é fundadora da Trupe Maria Farinha – que conta e canta histórias –e também do Ateliê Toca da Maria Farinha Arte em Movimento.

Mineira de Ituiutaba, Sandra atualmente mora em Imbé- RS , onde vem desenvolvendo o seu fazer cultural junto à comunidade artística do litoral, integrando a Rede Poder Mulher, que, ela nos conta, “faz um trabalho maravilhoso na cidade, atendendo mulheres, construindo histórias , praticando saberes e arte”.

É também colaboradora e atriz do espetáculo Noite Voraz juntamente com Luciano Alves e Juçara Gaspar, que já vai para sua 6º edição. O projeto viabiliza as múltiplas linguagens, trazendo ao Bar Porto Imbé da cidade de Imbé, RS, diversos artistas plásticas, músicos, dramaturgia, literatura, performances e muitos outros elementos em uma só noite. Neste mês de julho o espetáculo homenageia a cultura Beatnik, tendo por convidados os escritores da Academia de Escritores do Litoral Norte.

A Cia dramática, da qual Sandra Bittencourt faz parte, apresentou projeto e conquistou, no ano de 2023, recursos da Lei Paulo Gustavo para dois espetáculos: Noite Voraz e Uma viagem fantástica à cidade submersa, que conta a história da Vó Leda, uma ex pescadora, contadora de histórias, amiga de todos, gentes, fauna e flora!

Clique em Sandra Bittencourt, para ter mais
informações sobre a escritora, e
clique em Godofredo caiu
para conhecer o livro.

Para contratar a contadora de histórias para palestras,
cursos, minicursos ou oficinas, escreva para
r3.editora.pangeia@gmail.com

Suas histórias, que perduram no tempo, acabam por inspirar uma aventura emocionante: Maria e Pedro, junto com a Ventania Danada do Litoral, saem em busca da bôta Geraldona, que desapareceu.

O espetáculo conta com Dramaturgia e Direção Geral de Juçara Gaspar e no elenco estão Viviane Menisck, Marta D´Amico, Ana Cristina Fraga, Juçara Gaspar, Sandra Bittencourt e Fabiane Fonseca. Eis a Ficha técnica do espetáculo:

Trilha Sonora original- Felipe Muller
Sonoplastia e cantigas populares: Sandra Bittencourt
Operador de áudio e luz – Luciano Alves
Assistência de Figurino e Cenografia – Aline Poerscke
Assistente de Produção – Théo Petró
Produção Geral – Viviane Menisck, Marta D`Amico e Juçara Gaspar

Sandra Bittencourt, em dezembro de 2023, assumiu a cadeira 29 da Academia de Escritores do Litoral Norte. Sua cadeira homenageia a escritora Luciana Abreu (1847-1888), que foi colocada na roda dos expostos da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, quando nasceu. Professora de escola pública, Luciana foi a primeira mulher a discursar em público no RS, tendo subido na Tribuna da Sociedade Partenon Literário para defender o direito das mulheres à emancipação. Ovacionada pelos presentes, transformou-se em heroína.

Por hoje fechamos aqui essa aventura com Sandra Bittencourt pelo mundo das artes no litoral norte do RS!

De fecho, um haikai da escritora, atriz e educadora:

folha branca –
lápis sobre a mesa
sonha palavra

Sandra Bittencourt
Haicai-Brasil

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL ASSISTEM PEÇA TEATRAL
EM HOMENAGEM AO MÊS DO MEIO AMBIENTE

A Secretaria Municipal de Educação (SMED / Imbé, RS), em parceria com o Grupo Teatro Natureza, apresentou o espetáculo teatral “Uma Viagem Fantástica à Cidade Submersa” nas escolas da rede municipal. A atividade foi realizada em alusão ao mês do meio ambiente.

O objetivo da peça foi levar aos alunos a cultura do teatro, a valorização da pesca cooperativa e do meio ambiente, buscando apresentar vivências de arte e ecologia que valorizam a cultura e o imaginário popular local. Foram contempladas com as apresentações crianças de cinco a 11 anos.

A peça conta a história de uma ex-pescadora, contadora de histórias que perduram no tempo e acabam por inspirar a aventura das crianças Maria e Pedro, que saem junto com a ventania danada do Litoral em busca da boto-fêmea Geraldona, que desapareceu na região.

________________________

📝 TEXTO: Márcio Sardá
📸 FOTO: Ivan de Andrade, Márcio Sardá e Gustavo Pretto

🆕💡 NOVIDADE: receba as nossas notícias no seu telefone!

🟩 WHATSAPP – Clique no link https://zap.imbe.rs.gov.br

🟦 TELEGRAM – Clique no link https://t.me/prefeituraimbe

#imbé #umlugarcheiodevida #prefeituradeimbé #praiars
#litoralgaúcho #litoralnorte #riograndedosul
#litoralrs #euamoimbé


Para contratar a contadora de histórias para palestras,
cursos, minicursos ou oficinas, escreva para
r3.editora.pangeia@gmail.com

Clique em Sandra Bittencourt, para ter mais
informações sobre a escritora,
e clique em Godofredo caiu
para conhecer o livro.

Sandra Bittencourt,
da Trupe Maria Farinha, é autora da Pangeia, com
Godofredo caiu

Para contratar a contadora de histórias para palestras,
cursos, minicursos ou oficinas, escreva para
r3.editora.pangeia@gmail.com

Deixe um comentário