A ARTE DE ESCREVER 8 – Hemingway: 33 dicas e leituras indicadas para um jovem escritor

Acorde cedo, trabalhe muito, reescreva até alcançar a melhor forma para o que pretende dizer, seja simples e direto, trabalhe com o iceberg, conte somente o essencial, mas saiba tudo da vida das suas personagens e da narrativa que escreve.

Ernest Hemingway ─ em cartas, entrevistas e em textos metaliterários ─, nos legou diversas dicas de como escrever e de como se definia como escritor. Isso, muito embora, umas tantas vezes fizesse questão de se mostrar um escritor instintivo. No entanto, tinha rigoroso método de trabalho, princípios estéticos claros, visão definida do que é literatura, conhecimento profundo dos grandes escritores do passado, amplo conhecimento de mundo, estilo de escrita original, personalíssimo, e capacidade de plasmar romances, novelas e contos que o fizeram um dos maiores escritores que a humanidade já produziu.

As lições de Hemingway têm sido retomadas em cursos para novos escritores, em oficinas de escrita criativa, em cursos de redação, seja para textos dissertativos, seja para textos jornalísticos, seja até para textos técnicos, relatórios, ou gêneros textuais como cartas e bilhetes. São lições úteis e válidas tanto para a escrita de grandes narrativas quanto para a elaboração de microcontos, para a escrita de crônicas imperecíveis ou para a redação de perecíveis textos jornalísticos, para o mergulho subjetivo da poesia lírica ou para o voo largo de poemas extensos.

Os princípios que fazem o estilo de Hemingway ter tal amplitude passam pela seleção lexical, com palavras simples, a escrita direta, sem floreios, e pela opção por frases curtas, afirmativas e claras, o que confere vigor ao texto.

Grande, imenso, genial, inimitável, de imperecíveis, eternas lições da arte de escrever, o Nobel autor de clássicos como Por quem os sinos dobram e O velho e o mar e de dezenas de contos memoráveis é o tema da aula desta semana.

A seguir, frases ou paráfrases das lições de Hemingway e, no final, uma lista que Hemingway preparou com sugestão dos livros de leitura essencial para um jovem escritor.

  1. Quando estou trabalhando em um livro ou em um conto, escrevo todas as manhãs, o mais cedo possível, logo depois do raiar do sol. Faça isso. Ninguém virá perturbá-lo, ainda está fresco, ou frio, e você pega no trabalho, e vai se aquecendo enquanto escreve.
  2. Você poderia omitir qualquer coisa se soubesse que omitiu e a parte omitida reforçaria a história e faria as pessoas sentirem algo mais do que elas são capazes de entender.
  3. Para começar, escreva uma frase verdadeira.
  4. Sempre pare de escrever quando ainda souber como continuar, quando você ainda sabe o que vai acontecer depois, como a narrativa terá sequência e você sabe o que irá acontecer a seguir, sabe exatamente o que vai escrever. Deixe o trabalho e não pense mais sobre isso; deixe o seu subconsciente fazer o trabalho.
  5. Nunca pense na história quando não estiver escrevendo.
  6. Quando voltar a escrever, sempre comece relendo o que já escreveu até então.
  7. Não descreva uma emoção, escreva o que gera a emoção.
  8. Use um lápis. Escrever a lápis dá a você a possibilidade de ver o seu trabalho no mínimo três vezes (ao escrever, ao digitar, ao conferir as provas tipográficas).
  9. Seja breve.
  10. Escrever bem é escrever sinceramente.
  11. É inútil escrever qualquer coisa que já tenha sido escrita antes, a menos que você possa superá-la.
  12. Comece muito tranquilo e ganhe de Turgueniev.Depois entre muito forte e ganhe de Maupassant. Após empatar duas vezes com Stendhal, na última luta creio que haja uma pequena vantagem. Ninguém conseguirá subir no ringue de boxe com Tolstói, a menos que esteja louco e siga melhorando.
  13. Observe o que acontece hoje, e reproduza a ação que lhe causou uma emoção para que o texto contenha a emoção pela narrativa da ação.
  14. Coloque-se na cabeça de outra pessoa, viva a emoção do outro e reviva a sua para escrever as ações do outro e as suas impregnando-as das respectivas emoções não descritas.
  15. Quando as pessoas falam, você deve escutá-las completamente.
  16. Às vezes, quando tenho dificuldades em escrever, leio meus próprios livros para levantar-me o ânimo, e depois recordo que sempre foi difícil, às vezes quase impossível escrevê-los.
  17. Evite o monumental. Recuse o épico. O indivíduo que pode pintar quadros enormes muito bons, pode pintar quadros pequenos muito bons.
  18. Queria escrever como Cézanne pintava.Cézanne começou com todos os truques. Então ele destruiu tudo e realmente começou.
  19. Evite o uso de adjetivos.
  20. Um escritor, se serve, não descreve.
  21. A seriedade absolutano que está escrito é uma das duas necessidades categóricas. A outra, infelizmente, é o talento.
  22. O principal problema que tem um escritor é sempre sobre como escrever com sinceridade e, uma vez encontrado o que é verdadeiro, projetá-lo de tal forma que o texto se torne parte da experiência da pessoa que o ler.
  23. Isole-se de tudo e de todos. Trabalhe o dia todo até ficar tão cansado que todo o exercício que você pode enfrentar é ler os jornais. Em seguida, coma, jogue tênis, mergulhe ou faça algum trabalho que o deixe só e que mantenha seus intestinos em movimento ─ então, no dia seguinte, escreva novamente.
  24. É importante escrever todos os dias.
  25. Evite a tentação de escrever demais.
  26. Durante a escrita de qualquer trabalho, releia o que escreveu todos os dias.
  27. Escrevo uma página magistral a cada noventa e uma de merda.Tento jogar toda a merda no lixo. O presente mais essencial para um bom escritor é ter um detector de merda interno. É o radar do escritor e todos os grandes têm tido isso. Se você vai escrever, você precisa descobrir o que não funciona para você.
  28. Personagens construídos com habilidade devem ser projetados a partir da experiência assimilada do escritor, de seu conhecimento, de sua cabeça, de seu coração e de todas as pessoas com os quais convive. Quando um escritor escreve um romance, ele deve criar pessoas vivas; pessoas, não personagens.
  29. Escreva, e não se preocupe com o que os outros vão dizer, se será uma obra-prima ou o quê.
  30. Utilize jargão recente e inicie seus textos com um parágrafo curto.
  31. Na manhã seguinte, depois de uma boa noite de sono, reescreva o que escreveu no dia anterior. A principal coisa é saber o que deixar de fora. A maneira de avaliar se está indo bem é retirando material em excesso.
  32. Nunca compita com escritores vivos. Você não sabe se eles são bons ou não. Compita com os mortos que sabe que são bons. É inútil escrever qualquer coisa que já tenha sido escrita antes, a menos que você possa superá-la. O que um escritor tem a fazer, no nosso tempo, é escrever o que não foi escrito antes ou bater os escritores mortos naquilo que fizeram.
  33. Escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua-de-mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o simples coração de uma criança.

LIVROS DE LEITURA ESSENCIAL, SEGUNDO HEMINGWAY
A um jovem candidato a escritor que o procurou para pedir dicas sobre a arte de escrever e como se tornar escritor, Hemingway listou dezesseis livros e lhe emprestou o seu romance Adeus às armas. Eis a lista

  1. The blue hotel (1898), de Stephen Crane
  2. The open boat (1897), de Stephen Crane
  3. Madame Bovary(1856), de Gustave Flaubert
  4. Dublinenses(1914), de James Joyce
  5. O Vermelho e o negro(1830), de Stendhal
  6. Servidão humana(1915), de Somerset Maugham
  7. Anna Kariênina (1877), de Liev Tolstói
  8. Guerra e paz (1867), de Liev Tolstói
  9. Os Buddenbrook (1901), de Thomas Mann
  10. Hail and farewell(1911), de George Moore
  11. Os irmãos Karamazov(1880), de Fiódor Dostoiévski
  12. The oxford book of english verse
  13. O quarto enorme(1922), de E.E. Cummings
  14. O morro dos ventos uivantes(1847), de Emily Brontë
  15. Longe e há muito tempo(1918), de W.H. Hudson
  16. O americano(1877), de Henry James

Essas são as 33 dicas de Hemingway que compilamos, além da lista de indicação de leituras. Utilizamos diversas fontes, compulsamos diversas listas, conferimos traduções, fomos aos livros do escritor. Não é ainda uma lista completa, e falta mostrar em ação o conceito de iceberg. Esse seminal conceito, criado por Hemingway tendo em vista a escrita de contos, será tratado em uma aula futura. Até porque Hemingway, por si só, tem material para um curso inteiro de escrita criativa.

Rauer Ribeiro Rodrigues
Professor; escritor; em travessia

Informação importante: O Prof. Rauer ministrou, há alguns anos, na pós-graduação de Letras / Estudos Literários do Câmpus de Três Lagoas da UFMS, um Curso de Escrita Criativa; a nosso pedido, alguns dos textos que serviram de diretriz para as aulas, aqui comentados pelo professor, vem sendo publicados e continuarão a ser replicados no Blog da Editora Pangeia ao longo das próximas semanas e meses. Além dos textos que então utilizou no curso, o professor incluiu outros, ampliando o escopo do curso para um público além dos estudantes universitários. Não perca! Vale a pena acompanhar. (Rízio Macedo Rodrigues, Editor, Editora Pangeia).

TEXTOS ANTERIORES DESTA SÉRIE
Apresentação: “Como publicar seu livro”:
https://editorapangeia.com.br/como-publicar-seu-livro/ >.

Aula 1: “A arte de escrever 1 – As oito lições de Isaac Babel”:
https://editorapangeia.com.br/a-arte-de-escrever-1-as-oito-licoes-de-isaac-babel/ >.

Aula 2: “A arte de escrever 2 – Os segredos da ficção, segundo Raimundo Carrero”:
https://editorapangeia.com.br/a-arte-de-escrever-2-os-segredos-da-ficcao-segundo-raimundo-carrero/ >.

Aula 3: “A arte de escrever 3 – Evite verbos de pensamento”:
https://editorapangeia.com.br/a-arte-de-escrever-3-evite-verbos-de-pensamento-essa-e-a-dica-de-palahniuk/ >.

Aula 4: “A arte de escrever 4 – Dicas de 15 escritoras”:
https://editorapangeia.com.br/a-arte-de-escrever-4-dicas-de-15-escritoras/>.

Aula 5: “A arte de escrever 5 – 29 aforismos sobre o microconto”:
https://editorapangeia.com.br/a-arte-de-escrever-5-29-aforismos-sobre-o-microconto/>.

Aula 6: “A arte de escrever 6 – Dicas ao escrever para crianças e para jovens”:
https://editorapangeia.com.br/a-arte-de-escrever-6-dicas-ao-escrever-para-criancas-e-para-jovens/>.

Aula 7: “A arte de escrever 7 – O haikai: síntese, concisão e expressividade”:
< https://editorapangeia.com.br/a-arte-de-escrever-7-o-haikai-sintese-concisao-e-expressividade/ >.

 

A ARTE DE ESCREVER – links descritivos de todos os artigos da série.

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Comentários Recentes

  • Bernardo da Silva Vaz
    janeiro 2, 2020 - 10:10 pm · Responder

    Excelente… Vi a lista de autores recomendados por Hemingway e me parecem brilhantes. Mas o site tem outras recomendações que poderiam ser adicionados à lista de Hemingway!

  • Bernardo da Silva Vaz
    janeiro 2, 2020 - 10:12 pm · Responder

    Excelente… Vi a lista de autores recomendados por Hemingway e me parecem brilhantes. Mas o site tem outras recomendações que poderiam ser adicionados à lista de Hemingway?

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