Dez pesquisadoras do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios (GPLTS / UFMS) apresentam, no livro Figurações da Identidade nas Literaturas de Língua Portuguesa, nove densos estudos na interface da ficção e da poesia com a história, tendo por foco as configurações identitárias.
Abre o livro uma apresentação da organizadora, Profa. Carina Marques Duarte.
Estas são as autoras, com suas instituições de origem:
Alicia Hellen Patrício Pereira
(CPAN/UFMS)
Ana Beatriz Abreu de Souza
(CSST-Wizard)
Carina Marques Duarte
(UFMS)
Greicy Kelly Gomes Silis Ferreira
(FUNLEC-CG)
Hérica Romena do Carmo
(SEDUC-MA)
Ilka Vanessa Meireles Santos
(IFMA)
Mayara Pereira Coelho Palandi
Ruzene Bassanelli
(UFPR)
Pamela Loiani Sales Gomes
(CPTL/UFMS)
Perla Araújo dos Santos
(SEC-BA)
Viviana Márcia Pereira Cavalari
(ETECPCB-SP)
Entre os temas tratados no livro, temos guerra e trama na poesia de Fernando Assis Pacheco, a guerra colonial na poesia de Manuel Alegre, metáfora e revolução em Sophia deMello Breyner, as identidades pós-coloniais no romance de Lídia Jorge, a resistência na poesia de Noémia de Sousa, o poder da arte de contar histórias em contos de Mia Couto, duas leituras comparadas, uma entre contos de Paulina Chiziane e Ungalani Ba Ka Khosa, outra entre poemas de Noémia de Sousa e Paulina Chiziane, e por fim um estudo sobre a solidão da mulher em Conceição Evaristo.
Com 264 páginas, o volume também traz Índice Remissivo e Biografias das autoras.
CONFIRA O LIVRO
AQUI!!!
Eis informação sobre o Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios:
Em 2020, durante um dos períodos mais sombrios da nossa história recente, o da pandemia de covid-19, foi criado o Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios (UFMS / CNPq), cujo objetivo principal é estudar a prosa e a poesia, nas Literaturas de Lingua Portuguesa, produzidas em tempos de opressão, de violência, de guerras, de autoritarismos e de desespero, com ênfase nas produções literárias dos séculos XX e XXI.
Além dos projetos de pesquisa desenvolvidos na graduação – através da Iniciação Cientifica e de Trabalhos de Conclusão de Curso – e na pós-graduação – em nível de mestrado e de doutorado –, o grupo também atua no âmbito da Extensão. Foi dessa seara – do Projeto Desafios de Leitura 2024: Figurações da Identidade nas Literaturas de Lingua Portuguesa – que veio o impulso para a organização desta antologia de artigos.
Em que pese o vinculo com a Extensão, os textos foram gestados em projetos de pesquisa que tem um interesse comum: refletir sobre a identidade, seja a individual, seja a da nação.
Assim, os artigos aqui reunidos perfazem um caminho: a Literatura Portuguesa, as Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa e a Literatura Brasileira, considerando colonialismo, a Guerra Colonial, as transformações decorrentes da queda do Estado Novo, o período pós-colonial e a permanência de algumas heranças nefastas do colonialismo. (Carina Marques Duarte).
PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO DE
PESQUISA LITERATURA E TEMPOS SOMBRIOS
CLIQUE AQUI!!!