Descrição
A História que surge neste livro é a História Oral, tornando memória pública as lembranças de atores da história popular, cotidiana, revelando mentalidades, lutas, experiências e conquistas.
A Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Vale do Rio Doce, no município de Rio Verde, GO, é o objeto da pesquisa, e surge a partir de narrativas individuais e coletivas dos protagonistas da escola, cujos relatos são confrontados com documentos oficiais e lidos a partir de teorias historiográficas da História Oral.
Com esse registro, os significados das experiências narradas possibilitaram recordar as lutas e as conquistas dos desbravadores que implantaram a instituição.
Ademais, se verifica a ação das políticas públicas no âmbito do ensino rural e as demandas que surgem nos assentamentos e nas ações do MST.
Constata-se e se comprova que o real desafio para as escolas do campo é o de buscar formas de estabelecer condições dignas e socialmente valorizadas para os povos do campo. Daí a importância de se recuperar essas experiências e torná-las públicas, ensejando contribuições para a educação brasileira no início do 3º milênio.
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