EMEF Pe. Emilio Miotti tem formação antirracista

A Escola Municipal de Ensino Fundamenta Padre Emilio Miotti vivenciou, nesta 2a.-feira, 24 de junho de 2024, das 8h às 10h, a palestra “Educação Antirracista”, envolvendo todos os funcionários da escola: professores e professoras, gestoras, profissionais da limpeza, zeladoria, cozinha e cuidadores. Ministrada por Rosângela Cristina Gonçalves, Profa. Dra. em Educação, a palestra integra os diversos serviços de mentorias e cursos da Pangeia.

Com a palestra, a EMEF Padre Emilio Miotti objetiva formação que dialogue com o dia a dia da escola, com os desafios encontrados no enfrentamento ao racismo e para que a educação antirracista seja efetiva no cotidiano escolar. A Escola se localiza no Jardim Yeda no Bairro Jardim Santa Lúcia, na cidade de Campinas, SP, respondendo à Diretoria de Ensino de Campinas Oeste. A escola conta com pouco mais de 500 alunos do 1º ao 9º ano, divididos em 18 turmas, em dois turnos, nas suas 9 salas de aula, com perto de 30 docentes. A escola dispõe de banheiro adequado a alunos com deficiência e vias de circulação interna com recursos de acessibilidade.

A EMEF Padre Emilio Miotti iniciou em 2013  processo de inovação em trabalho permanente. O Conselho escolar, com pais e funcionários, é atuante e auxilia na gestão escolar e em eventos. As assembleias são mensais e têm como pauta a alimentação dos alunos, o uso dos computadores e outros assuntos do cotidiano da escola. O currículo é desenhado com base em ateliês-oficinas. Os professores se unem para organizar os ateliês, de acordo com os interesses dos alunos, que escolhem um ateliê a cada três meses. Nos ateliês, eles são organizados por interesse e formando grupos que podem agrupar estudante de até quatro séries. A escola tem autonomia para organizar o currículo e valoriza a participação dos alunos, funcionários e familiares. A gestão e professores utilizam espaços fora da escola para passeios agendados a partir dos projetos, e eventualmente  por turmas.

Eis informações sobre a palestrante:

Rosângela Cristina Gonçalves é Doutora em Educação e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp na área de Filosofia e História da Educação. É especialista em Processos didático pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela UNIVESP e Especialista em Gestão Educacional e Cidadania e Cultura pela UNICAMP.

Possui graduação em História pela Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras de Lins e graduação em Ciencias Socias pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Integra o quadro de colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP e atua como Professora de Educação Básica na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, nas disciplinas de História e Sociologia.

Ministra palestras, cursos, minicursos e mentorias de Educação Antirracista e outros temas da sua formação através do Setor de Educação da Pangeia Editorial.

Em específico, faz palestras, oficinas, meetings e workshops sobre a Lei 10.639/03 e como esta pode ser implementada nas escolas e em outros espaços.

Atuou como ATP – Assistente Técnico Pedagógico (História) na Diretoria de Ensino Campinas Leste (Secretaria Estadual de Educação). Atuou como professora da FESB – Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, onde ministrou as disciplinas de História da África, Cultura Brasileira I e II e Prática de Ensino de História.

Atuou como tutora facilitadora na UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática, nas disciplinas de Avaliação Educacional e da Aprendizagem; Didática, Educação Matemática, Gestão Escolar, Projeto Integrador I e VI, atuando também na orientação de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Participou como formadora do curso de Extensão Educação para as Africanidades: formação para a Cidadania, no módulo Prática Pedagógica, oferecido na Faculdade de Educação da UNICAMP.

Atuou na função de PCAE – Professor Coordenador de Agrupamento Escolar, na Diretoria de Ensino Campinas Oeste.

Tem militância em relação a temática étnico racial, objeto de pesquisa no doutoramento, cujo tema são as trajetórias de alunos/as negros/as no processo da educação básica. Recentemente participei do livro: “Educação Antirracista: infância, resistência e combate ao racismo”, escrevendo um capítulo abordando minha trajetória como aluna negra na educação básica.

Participou da Comissão e organização da Trilha Antirracista, curso oferecido pela Diretoria de Ensino Campinas Oeste, versão 2023, autorizado pela Secretaria do Estado da Educação.

Para ter mais informações sobre este e outros cursos e
mentorias, sobre esta e outras palestras e oficinas,
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ou Whats 19 9 9907 7555.

Eis registros fotográficos do evento:

 

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