Carrinho(2)

Tecelã, de Alciene: Carta ao Leitor

Brasil, 29 de março de 2022.

Querido leitor deste livro da Alciene,
vamos conversar sobre os contos, sobre a literatura e sobre a vida?

Falemos um pouquinho do livro.

Tecelã de sonhos & outras tramas, de Alciene Ribeiro Leite, contém cinco narrativas, as quatro primeiras em versos, com linguagem singela, a última em texto corrente, coloquial. São textos que já foram publicados em volumes com apenas aquele título, tendo alcançado avaliações positivas de crítica e sucesso de público, com muitas reedições e muitas adoções para leitura em escolas.

Esta edição de agora foi preparada tendo em vista um público leitor já formado, seja como leitor, ainda que jovem, seja como indivíduo que retorna ao ensino formal nos quadros da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

“Tecelã de sonhos” tem aqui sua 4a. edição. O enredo nos apresenta uma “Mãe, Avó, Bisavó. / Bisa, Avozinha, Baixinha, / Lindinha, virou Vozinha.” A personagem, do alto de seus muitos anos, dos muitos descendentes, da sua solidão geriátrica, dos seus sonhos de ser “passarinha”, continua na ativa, socorrendo os filhos, netos e bisnetos – e então, na metáfora de um reencontro, “Vai tecer o seu crochê” em outras paragens.

“Borracha nele!” também chega à 4a. edição. É dedicado ao filho, professor e escritor “Marcelo R. L. Oliveira / Protagonista desta história”, que inventa uma maneira muito original para resolver um problema de escrita no momento da alfabetização: escreve o A, o B, o C, o D; escreve o 1, o 2 e… quando chega no três, erra, não dá conta, emburra, esmurra, até que… – quer saber como ele resolve a situação? De um modo muito engenhoso, que não vamos adiantar aqui, em respeito aos que não gostam que contemos o final da história.

Já a narrativa em versos “Bicho de goiaba – goiaba é?” ganha aqui sua 2a. edição. Importa informar que Alciene revisa minuciosa e detidamente seus textos a cada nova publicação. Esse é um texto bem-humorado sobre goiabas, bichos de goiaba, pesticidas, goiabas ensacadas e outras dificuldades para as famílias de bicho de goiaba. Como termina essa história, também não vamos contar, mas as surpresas são grandes, em meio às rimas insinuantes.

“Moça Baleia” também chega à 2a. edição. Narra em versos uma história de amor, em meio a aflições existenciais, politicas, históricas e de auto-estima. “Quem cantará a vitória / Nessa guerra predatória?” Isso não vamos falar, porque entre tantas aflições, nada pode dar certo, não é mesmo? Ou será que pode?

Dedicado a Felipe e Rafael, “Salva-vidas de lagartas”, o conto que encerra o livro, “Lagarta atrevida, borboleta e vida” chega à 3a. edição (teve edição solo em 2001 e compôs na coletânea Mulher explícita, de 2019). A protagonista, Dona Glória, descobre em sua árvore de Natal um lagarta medindo palmos e apavorada pede aos netos que sumam com a “intrusa”. Netos e filho argumentam, sem a convencer, de que deixa a lagarta quieta. Ela procura alguém para levar embora a lagarta, sem a matar, mas não consegue; e quando vê, a lagarta esta se envolvendo em seu casulo. O que vem depois, você já sabe, não é?

Temos, em resumo, uma obra literária densa, que emociona a cada nova página, que nos apresenta muitas surpresas.

As cinco narrativas desse livro são histórias de dificuldade e superação, de vida e de morte, de transformação permanente mesmo quando parece que tudo está inerte. Multipremiada, reconhecida, criadora literária inquieta, temos Alciene na melhor forma, no domínio pleno dos recursos expressivos que manipula. Ler esses contos é ter um encontro com a melhor literatura: deleite e prazer, humanidade e transcendência, conhecimento e aprendizado.

Vamos falar de vida?

Conte pra nós aqui das Edições Saruê sobre a sua leitura do livro, sobre a narrativa que mais lhe tocou – fale o que lhe importa, de como o texto dialogou com você, com sua vida. Envie sua mensagem por e-mail ou por carta:

oi.sarue@saruê.com
Rua Américo de Campos, 903
13083-040 – Campinas – SP

Se nos autorizar, levamos sua mensagem à Alciene, e ela vai lhe responder. Vamos nessa?

Um abraço da Família Sassaruezim!

Mais detalhes sobre o livro:

Tecelã de sonhos &
outras tramas

Deixe um comentário