O Grito da Menina

de Bárbara Beraquet,
A menina que cuspiu um sol e uma lua,
ilustrado por Willia Katia Oliveira

Atividades interdisciplinares
Caderno Pedagógico do Professor

A menina Rosa, protagonista dessa parábola voltada para crianças, é um alerta aos adultos, aos pais, aos professores, à sociedade:

Nossos jovens estão explodindo!!!

Simultaneamente mimados, conduzidos como cristais protegidos de um mundo áspero, competitivo, muitas vezes brutal, ainda assim nossas crianças não se sentem confortáveis, e explodem. Aqui, elas não soltam marimbondos verbais, mas engolem sóis e luas, símbolos do desagrado completo, universal, diante da família, da sociedade, do mundo. Porque esses jovens, essas crianças, não estão “com” a família, “na” sociedade, “no” mundo: são espectadoras, estão alijadas – são, simultaneamente, usufrutuárias hedonistas que se sentem repelidas do seu entorno.

Nossos jovens estão em alheamento!!!!

Vamos agora realizar algumas atividades a partir da leitura de A menina que cuspiu um sol e uma lua?

Rosa, a personagem a partir da qual o enredo desse pequeno conto se desenvolve, tem uma história bastante peculiar. Em resumo, re-escreva a história de Rosa.

Dessa história, destaque três ou quatro aspectos que mais lhe chamam a atenção. Na sequência, explique os motivos que lhe fizeram destacar esses pontos.

Você sabe o que é uma parábola? Esse pequeno conto é uma parábola? Explique, por favor.

Por que a Rosa grita? Qual o significado desse grito? Você já quis gritar? Você já sentiu que havia sóis e luas dentro de você? O que fez com esses sóis e essas luas? Você se sente irmanado com a Rosa? Conhece entre seus amiguinhos e amiguinhas quem já abafou o grito e guardou sóis e luas dentro de si? O que teria a dizer para tal colega?

Qual o tema que mais lhe chamou a atenção no livro? Por quê? Vamos pesquisar um pouco mais sobre esse tema? Após a pesquisa, a história de Rosa ficou mais bonita ou nada mudou na sua compreensão do enredo que ela vive? Explique-nos porquê.

Antes de tratarmos de um aspecto em específico do livro, que encerra essa proposta pedagógica, nos diga se concorda com os quatro primeiros parágrafos deste texto, acima. Concordando ou discordando, por favor, explique pontualmente os pontos em que concorda e os pontos em que discorda, com argumentos da leitura do livro e com seu conhecimento de vida e de outras leituras que já fez.

Vamos agora à última etapa dessa proposta de leitura do livro, lembrando que a literatura é polissêmica, múltipla, e que explode em muitas possibilidades de interpretação, de apreensão do real, de representação mimética, de transposição, re-criação e proposição de mundo(s).

A dedicatória do livro, à p. 3,, remete às meninas e aos meninos, “grandes e pequenos, / que passaram a vida a engolir luas e sóis: / – Ouçam suas próprias vozes!”

  • Sem pesquisa ou outras leituras, como você define a palavra diálogo?
  • Por que todos nós devemos ouvir nossas vozes?
  • Por que devemos ouvir as vozes das outras pessoas com quem convivemos?
  • Você escuta a sua voz?
  • O que você faz com o que você escuta da sua própria voz?
  • Você ouve as vozes com as quais você convive?
  • Você percebe quando uma voz é silenciada?
  • Você tem empatia com a voz do outro?
  • A partir dessas reflexões, e de leituras de apoio ou complementares ou alternativas indicadas na sala de aula, como você conceitua a palavra diálogo?

Por falar em diálogo…

Você quer conhecer a autora do conto, a jornalista Bárbara Beraquet? Quer conhecer a ilustradora, a poeta Willia Katia Oliveira?

Escreva-nos com seu interesse, com suas perguntas, contando da sua leitura do livro e sobre você. Nós vamos levar sua mensagem à Bárbara e à Willia, se você nos autorizar. Quem sabe alguma delas pode ir à sua escola, para um diálogo?

Escreva para a Bárbara ou para a Willia
(ou para cada uma delas):

oi.sarue@saruê.com
Rua Américo de Campos, 903
13083-040 – Campinas – SP

Acabamos de receber um recado duplo aqui:
A Rosa, ao saber dessas atividades que lhe apresentamos,
envia a Você um big-abraço supercarinhoso.
Ah, olhe só: nosso mascote
Sassruezim, que esta nos braços da Rosa,
também lhe envia um abraço!!!

Confira abaixo:


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