São três livros em formato PDF, referentes a três eventos, reunindo artigos de palestrantes, de docentes e de discentes. No total, quase uma centena de reflexões sobre o ensino brasileiro e sobre a formação dos formadores, com relatos de professores-pesquisadores que atuam no Ensino Fundamental.
Os livros foram organizados por professores do Mestrado Profissional em Educação Escolar da Unicamp a partir de Seminários – dos anos de 2018, 2019 e 2020 – para debater as pesquisas realizadas por discentes e por egressos.
Clique sobre os links abaixo e vá para cada livro:
Volume 1 – Volume 2 – Volume 3
Eis, livro a livro, o sumário de cada volume:
Prefácio
O mestrado profissional em educação escolar: um diálogo inadiável entre a pós-graduação, a teoria crítica e a prática emancipadora para a formação de formadores
Nima I. Spigolon
Apresentação
Claudia Amoroso Bortolatto e
Claudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
Práticas pedagógicas na educação básica e Formação de Formadores no Mestrado Profissional da FE/Unicamp
Inês Ferreira de Souza Bragança e Miriam Cardoso Utsumi
A prática democrática como projeto educativo para as escolas de educação infantil
Roberta Borges
Jogos virtuais na escola: a utilização do videogame como ferramenta pedagógica e didática na prática de ensino
Almir Rogério Breguedo de Souza e Valério José Arantes
A literatura nativa e o ensino das relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
Ana Karolina Miranda de Moura e Renê José Trentin da Silveira Jr.
A importância da intervenção do coordenador pedagógico na formação docente sob a perspectiva da PHC no município de Limeira
Angelita Bastelli Torres e Mara Regina Martins Jacomeli
Novas tecnologias digitais da informação e comunicação: contribuições na transposição de barreiras e potencialização no processo de ensino de alunos da educação especial nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Ariana Regina Das Dores Vilalva e Sergio Ferreira do Amaral
Aprendizagem dialógica e cenários de investigação nas aulas de matemática
Carina Pauluci Vidal e Vanessa Moreira Crecci
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no ensino fundamental ciclo II
Carlos Eduardo Jiupato e Cláudia Amoroso Bortolato
Projeto Político Pedagógico (PPP) da/na DEDIC: descrição e análise das propostas e reflexões sobre a(s) concepção(ões) de educação infantil (2013/2017)
Cristina Aparecida Dias Kovalski, Adriana Missae Momma
e Sueli Helena De Camargo Palmen
A arte de reler o vivido: narrativas formativas de um professor musical
Daniel Bortolotti Calipo e Guilherme Do Val Toledo Prado
O que nos dizem professoras iniciantes em turmas de alfabetização nas interlocuções dos espaços de orientação pedagógica?
Daniele Aparecida Biondo Estanislau e Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
Diego Henrique de Moraes Trídico e Miriam Cardoso Utsumi
Fotografias, narrativas de vida, identidades – mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3o ano fundamental
Elizabeth Aparecida da Silva e Claudia Amoroso Bortolato
Um olhar para a formação inicial e continuada de professores
Emily Aline Maiolino e Claudia Amoroso Bortolato
Do Plano Municipal de Educação ao plano de carreira: contribuições, limites e possibilidades na valorização docente no município de Sumaré
Fernando Bitencourt Lopes e Evaldo Piolli
O arcabouço legal das políticas nacionais para educação infantil no município de Paulínia
Flavia Bueno e Mara Regina Martins Jacomeli
O potencial da comissão própria de avaliação para a cultura do ciclo virtuoso da avaliação institucional participativa em defesa da qualidade social nos centros de educação infantil do município de Campinas
Helena Cristina Velardi dos Santos e Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes
Recursos tecnológicos e de comunicação no processo de ensino e aprendizagem: uma proposta de sequência didática sobre infecções sexualmente transmissíveis
Ivan Batista Borges e Sergio Ferreira do Amaral
Narrativas do cotidiano (per) formativo: a escrita de cartas como modo de dizer – ser
Juliana Vieira e Inês Ferreira de Souza Bragança
As aprendizagens matemáticas de estudantes que participam de aulas exploratório- investigativas em um contexto de lesson study híbrido
Juliet Sarkis e Ana Letícia Losano
Um convite ao labirinto: experiências cinematográficas na educação infantil
Karla Lopes Beck e Adriana Carvalho Koyama
Avaliação da aprendizagem: sua função à formação e desenvolvimento dos estudantes
Kátia Eleotério Rubio e Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes
A escrita como companheira – a escrita como possibilidade: narrando uma pesquisa em andamento
Liliam Ricarte de Oliveira e Inês Ferreira de Souza Bragança
Contribuições da formação continuada aos professores dos anos iniciais na construção do conhecimento de conteúdo e de ensino, sob a perspectiva do le- tramento geométrico
Márcia Cristina Tognete Rocha e Sergio Lorenzato
Ensino de artes e suas potencialidades para abordagens das relações étnico-raciais na escola: uma experiência de aproximação das culturas indígenas e seus contextos urbanos
Mariana Soares Leme e Adriana Carvalho Koyama
As políticas públicas de formação em alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba: caminhos e rupturas
Mariane Bolina e José Claudinei Lombardi
“Humano, demasiado humano” – O Espaço Concórdia no Campo Grande: sujeitos livres, ensinantes e aprendentes com a Educação De Jovens E Adultos (EJA)
Nelton Miranda Lima dos Santos e Nima Spigolon
O que os (guar)dados revelam? o olhar da professora-pesquisadora para a sua própria prática
Patrícia Yumi Fujisawa e Guilherme Do Val Toledo Prado
Mitologias da Natureza: uma prática escolar no contexto de uma disciplina eletiva do Programa de Ensino Integral
Paulo Henrique Valarelli e Dirce Djanira Pacheco e Zan
Engenharia didática para a transposição didática de ensino de língua portuguesa como segunda língua, aplicado em jovens surdos fluentes em libras
Reginaldo de Oliveira Coelho e Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
Os círculos de alfabetização e cultura: desvelando possibilidades para os jovens, adultos e idosos do município de Juiz de Fora/MG
Riza Amaral Lemos e Sandra Fernandes Leite
Contação de história, palhaçaria, musicalização e expressão corporal – caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica (ou caminhos para uma educação humanizadora)
Rosane Trindade e Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
Narrativas de uma professora de bebês: a prática pedagógica em foco
Silvia Maria Gasparini Rodrigues e Adriana Varani
“Agora estávamos juntas”: tessituras e imagens de um Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil
Simone Pinto da Silva e Nima Spigolon
Os desafios encontrados pelos Tradutores e Intérprete de Língua de Sinais (TILS) – para atender os direitos conquistados pelos movimentos das comunidades surdas no Brasil
Thaisa Cristina França e Regina Maria de Souza
Tecendo aprendizagem significativa com as oficinas matemática
Vanessa de Souza Barbosa e Vanessa Moreira Crecci
Dilemas e possibilidades vividas na escola pública: implicações na formação de uma professora alfabetizadora
Viviani Domingos Castro e Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
Sobre os autores
Bios com fotos
Clique sobre os links abaixo e, na Loja da Pangeia,
baixe gratuitamente a cada livro:
Volume 1 – Volume 2 – Volume 3
O mestrado profissional em educação escolar: interfaces com uma outra e possível formação de formadores
Nima Spigolon
Apresentação
Miriam Cardoso Utsumi
Avaliações que podem fazer a diferença: o Plano de Avaliação Sistêmica do PRONATEC
Paulo de Martino Jannuzzi
Provocações sobre os programas profissionais em educação no Brasil
Márcea Andrade Sales e Nilma Soares da Silva
La importancia de las retroalimentaciones en la formación de profesores de matemáticas
Jeannette Galleguillos
As políticas públicas no cotidiano em uma escola estadual de São Paulo: aspectos da formação humana no PPP
Carla Kaori Matsuno Uehara e Mara Regina Martins Jacomeli
Tecnologias e formação continuada de professores: desafios de uma coordenadora pedagógica da rede municipal de São Bernardo do Campo
Célia Cristina Ribeiro e João Vilhete Viegas D’abreu
Resolução e elaboração de problemas matemáticos de estrutura multiplicativa: aprendizagem significativa
Cleisiane Oliveira da Silva e Miriam Cardoso Utsumi
Sobre o ensinar e o aprender: o que pensam os alunos do ensino fundamental
Clistyani Felizola Reis Eloi e Maria Teresa Egler Mantoan
Processo de formação permanente: a construção de uma nova didática no cotidiano da escola
Cynthia Aparecida Trepodoro Honorato e Roberta Rocha Borges
Interesse discente nas aulas de educação física no ensino médio
Daniela Matielo e Carvalho Eda e Eliana Ayoub
Conhecimento especializado do professor e o ensino da Geometria na educação infantil
Érica Doiche Savoy, Alessandra Rodrigues de Almeida e Miguel Ribeiro
O conhecimento interpretativo do professor de/que ensina matemática no âmbito das medidas de comprimento e área
Evonete Cristina Pinton Quimenton, Alessandra Rodrigues de Almeida e Miguel Ribeiro
Narrativas dos professores sobre os impactos da implementação do currículo paulista nos conteúdos de ciências nos anos finais do ensino fundamental
Juliana Mara dos Santos Nascimento e Claudia Amoroso Bortolato
Educação de jovens e adultos na cidade de CAMPINAS: um estudo de caso sobre os egressos concluintes da EMEF Padre Leão Vallerie
Luciana Vendramel de Oliveira e Sandra Fernandes Leite
As formas de comunicação que emergem durante um cenário para investigação: desafios e aprendizagens docentes
Maria Aparecida de Jesus Salgado e Ana Letícia Losano
A roda de conversa como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar
Marjorie Mari Fanton e Adriana Varani
Proposta do uso da metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathe-matics) no contexto da BNCC aplicado ao 1o ano do ensino médio
Osias de Barros Anunciação e Sérgio Ferreira Amaral
Constituição da subjetividade em sujeitos surdos em atividades específicas de aprendiza- gem e vivência em libras
Patrícia Hernandes Chaves e Lílian Cristine Ribeiro Nascimento
Ensino de português: buscando alternativas de inclusão por meio dos multiletramentos
Rachel Ferreira Oliveira e Aryane Santos Nogueira
Produção de conhecimentos históricos em sala de aula: diálogos entrecruzados entre estu-dantes, professor e documentos
Rafael Fonseca Cardoso e Adriana Carvalho Koyama
A avaliação externa em larga escala e as repercussões no cotidiano escolar
Regina Celia da Luz e Mara Regina Lemes de Sordi
Nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar: narrativas de professoras/es e coordenadoras/ es pedagógicas/os e a formação centrada na escola
Renata Lúcia de Morais Fernandes e Inês Ferreira de Souza Bragança
Prática pedagógica fundamentada na educação matemática crítica: uma pesquisa em sala de aula
Suzy Fernanda Pecht e Dario Fiorentini
Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância: uma proposta de políti-ca pública para continuidade das ações educacionais na rede municipal de Jundiaí
Vasti Ferrari Marques e Roberta Borges
Sobre os autores
Bios com fotos
Clique sobre os links abaixo e, na Loja da Pangeia,
baixe gratuitamente a cada livro:
Volume 1 – Volume 2 – Volume 3
Prefácio
Tempos e corpos no Mestrado Profissional em Educação Escolar: alma e coração vivendo a docência
Nima Spigolon
O desafio da formação de professores para o século XXI: contribuições das narrativas no processo de formação
Andrea Ramos Cardoso Luciano
Narrativas Docentes Sobre a Formação de Professores a partir do Slogan Educacional na Educação a Distância
Poliane Silva Amorim e Claudia Amoroso Bortolato
Juventude docente, saberes e uso de tecnologias na formação de professores em tempos de pandemia global
Rogério A de Moura e Thiago Esper
Entre as linhas e emaranhados: meu bordado-narrativa de pesquisa
Patrícia Yumi Fujisawa
Em busca de uma estética que se constitua no encontro entre consciências equipolentes
Adriano Celso de Almeida e Liana Arrais Serodio
A construção de um projeto de formação permanente em Educação Infantil a partir da prática democrática.
Ana Claudia da Silva Geraldo
Narrativas de uma professora em busca da formação de leitores autônomos e críticos na escola
Ana Luiza Tayar Lima
Conhecimento matemático especializado de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental no tópico da multiplicação
Carla Cristina Duzzi Ribeiro
Práticas pedagógicas decolonizadoras presentes nos Projetos Políticos- Pedagógicos no Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Itatiba, SP
Clarice da Costa Feijó Nicolau e Newton Antonio Paciulli Bryan
EJA, curricularizando vidas
Cristina Astolphi Martins Roncada e Adriano Salmar Nogueira e Taveira
Leitura e contação de histórias infantis e formação de valores: influências em crianças dos anos iniciais
Elisângela Lima
Estratégias de promoção e mediação da leitura de uma biblioteca multinível: estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Bragança Paulista – IFSP/BRA
Fabiana Natalia Macedo de Camargo
Jogos teatrais e brincadeiras populares como experiências educacionais e artísticas – teatrais: culturas acústicas
Islaine Stefania Garcia
Desenvolvimento e aprendizagem da noção de força em uma perspectiva piagetiana
Larissa Danielle de Rezende Chediak
Condições de trabalho e adoecimento das professoras de Educação Infantil da rede pública de Campinas
Laura Hellen Silva Siqueira
Educação de Jovens e Adultos e o direito à Educação Básica: interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental
Marcos de Araújo Moura
Formação Continuada no Instituto Federal: um estudo de caso do IFSP em Cubatão
Maria das Neves Farias Dantas Bergamaschi
Inclusão educacional e social do aluno com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Maria Teresa de Camargo
A arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar em uma perspectiva bakhtiniana: considerações iniciais
Paulo Cesar de Campos e Liana Arrais Serodio
Um ensaio: deleuziando o ensino de arte inclusivo
Roberta Puccetti
Experiência e ensino de história: possibilidades docentes e discentes
Rodolfo Cesar Mendes de Almeida
As contribuições do curso de extensão do PROEPRE para a formação continuada de professores do ensino fundamental
Rose Mara Geraldino da Silva
O desenvolvimento das estruturas lógicas elementares no Transtorno do Espectro do Autismo
Samira Bakri Prezotto
A matemática de Malba Tahan por meio da literatura e contação de histórias
Sônia Cristina Lorizola dos Reis
STEAMBot: um Assistente Virtual Inteligente para a área de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental
Viviane Cristina Marques e Sérgio Ferreira do Amaral
Como realizamos Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas?
Uma experiência em ciclos de aprendizagem.
Viviane Cristina de Mendonça e Adriano Salmar Nogueira e Taveira
O desafio da formação de professores para o século XXI: contribuições das narrativas no processo de formação
Andrea Ramos Cardoso Luciano
Sobre os autores
Bios com fotos
Clique sobre os links abaixo e, na Loja da Pangeia,
baixe gratuitamente a cada livro:
Volume 1 – Volume 2 – Volume 3
Faculdade de Educação da Unicamp, 2022
Confraternização da 1ª turma, em 2018
Convite para Aula Magna em 2018
Reunião do MP-EE em maio de 2018
Clique nos links abaixo e, na Loja da Pangeia,
baixe gratuitamente a cada livro:
Volume 1 – Volume 2 – Volume 3
Para acesso dos livros na Biblioteca Digital da
Unicamp / Faculdade de Educação
Clique Aqui !!!
Clique nos links abaixo e, na Loja da Pangeia,
baixe gratuitamente a cada livro:
Volume 1 – Volume 2 – Volume 3
Siga no instagram as nossas novidades:
@pangeiaeditora
@_rauer
@haikai.brasil
@edicoes.sarue
@rosanina.rubra
@edicoes.dionysius
@williakatiaoliveira
@eu.professor.pangeia
Tik Tok: @pangeiaeditorial