Nima Spigolon reúne, em O gambazinho saruê, poemas dos mais diversificados estilos e gêneros, todos marcados pelo amor à natureza e pela dicção suave dos versos, em ritmos que encantam e em linguagem coloquial, acessível aos mais jovens leitores. As crianças vão adorar, pois além de cantarem, de declamarem os poemas, de pedirem leituras e releituras de cada uma das páginas, o livro vem com ilustrações a traços especialmente elaborados para serem coloridos.
Em seu livro, Nima reafirma a amplitude de seu estilo poético e apresenta quadras ao gosto popular português, tankas e haikais de inspiração oriental, cantigas, acalanto e ode, da tradição da literatura ocidental, e poema em versos livres, ao feitio modernista. O tema trabalha variações em torno do modo de vida, no campo e nas cidades, do saruê, o simpático, útil e benéfico marsupial brasileiro.
Eis uma das ilustrações que Lana Maciel fez para o livro, e uma cantiga, selecionada entre os quinze poemas de O gambazinho saruê:
“O gambazinho sobe e desce já
Pula e gira, vira um piruá
Gam bá bá, gam bo bo, ele tá que tá!
Saruê – já já – vira piruá!
Saruê – já já – vira piruá!
As Edições Saruê lançam O gambazinho saruê, de Nima Spigolon, na Coleção LER – BRINCAR – CRIAR, com desenhos a traço livre de Lana Maciel, que também assina os embornais literários (ecobags), uma das recompensas aos apoiadores deste lançamento. O volume tem 16 páginas em papel off-set branco e firme, apropriado para que sejam coloridos, capa encorpada e grampo lateral, para leitura facilitada para crianças e jovens. Confira os detalhes do lançamento na Plataforma Benfeitoria:
. < https://benfeitoria.com/lerbrincarcriar >.
Lana, Daniele, Nima e Arisa – Formatura
da Pedagogia /UNICAMP, em 2020.
Apoie este lançamento e receba, no Natal, dez livros físicos para as crianças lerem durante as férias, se divertirem com narrativas cheias de aventura e poemas lúdicos, instigantes, divertidos. Entre os mimos, brindes e recompensas (confira todos no Benfeitoria < https://benfeitoria.com/lerbrincarcriar >), você receberá os livros em pdf e em ePub para ler do modo que preferir no seu celular ou no seu computador.
Seu apoio é FUNDAMENTAL para viabilizarmos, junto com a Lana Maciel e a Nima Spigolon, o projeto com os dez livros da Coleção #LERBRINCARCRIAR.
Detalhe do livro O gambazinho saruê, com
dados biográficas da ilustradora e da autora
Ao registrar seu apoio e garantir mimos e recompensas, você concorre de brinde a um mascote Sassaruezim ao atingirmos 35% da meta necessária para o projeto se tornar realidade !!! Aliás, na foto em destaque no cabeçalho, Nima está com o protótipo do boneco Sassaruezim !!!!!!
Sobre seu livro, Nima Spigolon nos adianta:
“Você já viu um gambazinho saruê? O que sabe sobre ele? Perguntas para crianças, jovens e outras pessoas que aceitarem o convite para se aventurar pelas páginas deste livro, na poesia e nos desenhos que o compõem: a natureza, a cidade, os bichinhos, as plantas… um monte de coisas, conhecidas ou não, quase sempre desapercebidas, que aqui surgem em diversos gêneros literários, em poemas e em palavras escritas com emoção, com carinho, com amor. Com o gambazinho saruê chega a mensagem de que devemos com urgência cuidar do planeta, da vida e do meio ambiente.”
Nima Spigolon é escritora e professora. Tem livros publicados, autorais e na condição de organizadora e co-organizadora, e participa de antologias; em 2020, organizou o livro Pandemim, que foi publicado pelo selo Dionysius da Editora Pangeia; em 2021, publicou De(s) Morte(s), seu primeiro livro solo de poesias, e tem cinco microcontos no livro Micros-Beagá (no prelo), ambos em selos da Editora Pangeia, e integrou o projeto Fotoescritos do confinamento: representações do real em tempos de quarentena, da Revista Toró, da Ganesha Cartonera e da Desalinho Publicações. O gambazinho saruê é sua estreia na literatura infantil. Para saber mais dos livros de Nima publicados na Editora Pangeia, clique AQUI.
Por aqui e por ali, Nima vai caminhando na experiência desse tempo que, segundo ela, nos faz pensar tanto sobre nossa existência, sobre a vida.
Com a foto de um de seus “caramelos”, o Neruda,
resgatado das ruas, onde era chamado por Lion e maltratado,
apresentamos mais um poema de Nima:
Cachorrinhos correm ao portão da rua
Latindo sem parar para a sombra da lua
Osquindô lê lê, osquindô lê lê lá lá
Osquindô lê lê, é o Saruê que está lá
Coruja canta, vagalume dança
Bichinhos juntos, fazem a festança
Osquindô lê lê, osquindô lê lê lá lá
Osquindô lê lê, é o Saruê que está lá
O Gambazinho saruê é um livro fincado na poética e no cotidiano da professora, em um ritmo cadenciado de quem conta o que vive. Alegria!
É um livro cuja força e leveza emerge de um conjunto de premissas educacionais capaz de reconhecer na educação plural, lúdica, a potência cultural para proteger a floresta, a fauna, ás águas, os minerais, os povos originários, as manifestações de vida, de direito à vida, que lá se expressam. Esperança!
Nima, em sua casa, recolhe e
cuida de um passarinho
GRATIDÃO AOS AMIGOS QUE JÁ APOIARAM!
Nima Spigolon doou os direitos autorais da obra para que
a Editora Pangeia possa lançar livros de novos autores!
O gambazinho saruê
de Nima Spigolon
ilustrações e capa de Lana Maciel
com 16 p., para colorir
Eis o link para apoiar o lançamento e para divulgar:
< https://benfeitoria.com/lerbrincarcriar >.
#ediçõessaruê #edicoessarue #saruê #sarue #lerbrincarcriar
#criançaleitora #livrosparacolorir #escolapública
#leitura #brincarcomoslivros #escola#inclusãoescolar #professoresdeliteratura #família #filhos #formaçãodeleitores #professores #bibliotecas #leremcasa
#bibliotecaescolar #ludiconaeducacaoinfantil #alcieneribeiro
#elzafreirelegado @andrebrandao68 @rauer.rodrigues
#educaçãoescolar #dezlivrosparaonatal #benfeitoria
#sassaruezim#carlosrodriguesbrandão#educaçãopopular #educaçãoescolar #educaçãopopular@meuquintalmagico #carlosrodriguesbrandão #paulofreireeelza #paulofreire @cepfreireanos @institutopaulofreire @ceaal @pangeiaeditora #carlosrodriguesbrandão@educacao.popular @cafecomfreire
#literaturainfantojuvenil
#literaturainfantil
#literaturajuvenil
#literatura
LER-BRINCAR-CRIAR
Apoie a campanha, tenha em mãos brindes e benefícios, e receba em casa, sem
frete, 10 livros sensacionais para presentear netos, sobrinhos, filhos e a si
mesmo. O presente é para o Natal, mas a leitura fica garantida, só ou
compartilhada, até o final das férias de janeiro.
#LerBrincarCriar
Compartilhe!