ADRIANA ANELI está no projeto de financiamento coletivo LER – BRINCAR – CRIAR, na Coleção do mesmo nome cujo mote é o slogan “Um, dois, livro na mão … nove e dez, brincar de montão” que reúne o trabalho de vários escritores para compor DEZ livros de literatura infantojuvenil com o selo das Edições Saruê. ❤️
Escritora e idealizadora do projeto Tempestade Urbana, autora de livros de poemas, crônicas e contos, Adriana Aneli é colunista da Ed. Scenarium; crônicas de sua autoria são encontradas AQUI. É formada em Direito pela USP e pós-graduada em Direito de Família e Mediação de Conflitos Familiares.
Para a Coleção, Adriana apresenta SOL DE PIRLIMPIM. Escrito e ilustrado pela própria autora nos anos 90, o livro conta a história de amor entre o filho de um cometa e uma pequena estrela que está se apagando. Pirlimpim tentará salvar o Sol, arriscando tudo em nome desse amor. O que fará o Sol quando se tornar a estrela mais brilhante do Universo? Uma lenda de amor, gratidão e transformação, contada em desenhos coloridos e atividades interativas de conteúdo informativo sobre as galáxias, história do cinema e a fauna brasileira, para a criança aprender brincando.
O livro é bilíngue, com a versão em espanhol de Paulo Bentancur, e traz nas últimas páginas diversas brincadeiras para as crianças e os jovens leitores interagirem com o livro. Com a versão em espanhol, estreitamos e fortalecemos o diálogo entre os jovens leitores de toda a América Latina. O premiado escritor Paulo Bentancur (in memorian), além da versão em espanhol de Sol de Pirlimpim, assina a revisão do livro.
A diagramação, capa e artefinal do livro é de Willia Kátia de Oliveira (ver AQUI), a partir das ilustrações originais de Adriana Aneli.
Pirlimpim – um close!
Desde muito cedo, Adriana Aneli se dedica à literatura. Aos 14 anos, lançou o livro de poemas Jogo da vida, esgotando a primeira edição na 11ª Bienal Internacional do Livro. Aos 16, publicou pela Editora Brasiliense o conto “Marise” no livro Erótica: contos eróticos escritos por mulheres. Nesta mesma época, fez recitais de poesia e oficinas literárias. A convite de Lourival Pacheco, entrevistou personalidades da literatura no programa “Poetas da Madrugada”, na Rádio Bandeirantes. Também trabalhou com poesia nas rádios Boa Nova, de Guarulhos, e ABC, de Santo André.
Em 2002, publicou o livro Todas as Cores do Amor, que inspirou músicas e videoclipe da banda espanhola Salaman Rai (cd homônimo). Em 2013, idealizou o coletivo Tempestade Urbana, com artistas e trabalhos de várias partes do mundo. Com a Editora Scenarium, lançou Amor Expresso (2015), livro de minicontos sobre o café, relançado em edição especial pela Veroo/Tag Literária em 2021, na versão Amor Espresso; em 2016m lançou A Construção da Primavera, crônicas; em seguida, O Sol da Tarde (2017), poemas, e Mitos e lendas: o amor no folclore brasileiro (Editora Desconcertos, 2021). Prepara o livro de poemas Tempestade Urbana (Ed. Scenarium), em parceria com o MC e grafiteiro Puf Capitão Caverna, para lançamento em novembro deste ano.
Adriana Aneli, autora, ilustradora, poeta,
artista, ativista cultural, com seu
sorriso Sol de Pirlimpim
Apoie este lançamento e receba, no Natal, dez livros físicos, sem frete, para as crianças lerem durante as férias e se divertirem com narrativas cheias de aventura e poemas lúdicos, instigantes, divertidos. Entre os mimos, brindes e recompensas (embornal literário, marcadores de página, adesivos com o mascote Sassaruezim) você ainda receberá os livros em pdf e em ePub para ler, do modo que preferir, no celular ou no computador. De brinde extra, ao chegarmos a 35% da meta, será sorteado um mascote Sassaruezim entre os apoiadores e benfeitores.
– Adriana, Adriana, espere um pouco, se despedia de nós, e nossos jovens leitores querem saber um pouco de você, que já aos 14 anos publicava seu primeiro livro e o lançava em um evento internacional.
– Ah, os livros – responde Adriana Aneli – sempre são fonte de descobertas, de viagens, de encantamento; antes, os lendo, desde bem criança; depois, os escrevendo, desde muito jovem. Envio fotos daqueles anos 1990, lançando livros ou passeando tendo os livros como companheiros, e uma outra, também deste período, em que estou com o meu Ergon, um cachorrinho muito fofo.
Adriana Aneli autografa seu primeiro lançamento na Bienal
Internacional do Livro de São Paulo, em 1990
Adriana Aneli em recital de poesia na Represa
Guarapiranga, em Sampa, nos anos 1990
Adriana Aneli, nos anos 1990, durante entrevista
Adriana Aneli com o seu cachorrinho Ergon, em 1993
Sol de Pirlimpim
de Adriana Aneli – @dri.aneli
ilustrações, capa e diagramação de
Willia Katia de Oliveira – @williakatiaoliveira
Revisão e versão em castelhano de
Paulo Bentancur – in memorian
Curadoria de Nima Spigolon – @rosanina.rubra
Editoria de Claudia Bortolato – @claudia.bortolato
com 32 p., a cores, com complementos lúdicos
Confira no site Benfeitoria:
https://benfeitoria.com/lerbrincarcriar
📚
#lerbrincarcriar
@edicoes.sarue
✅
@pangeiaeditora
ediçõessaruê #edicoessarue #saruê #sarue
#lerbrincarcriar #criançaleitora #livrosparacolorir #escolapública
#literaturainfantojuvenil #leitura #brincarcomoslivros #escola #inclusãoescolar
#professoresdeliteratura #família #filhos #formaçãodeleitores #professores
#bibliotecas #leremcasa #bibliotecaescolar #ludiconaeducacaoinfantil #alcieneribeiro
#elzafreirelegado @andrebrandao68 @rauer.rodrigues @cepfreireanos @meuquintalmagico @institutopaulofreire @ceaal @pangeiaeditora @cafecomfreire @edicoes.sarue #educaçãoescolar #dezlivrosparaonatal #benfeitoria #sassaruezim #carlosrodriguesbrandão #educaçãopopular #educaçãoescolar
#paulofreireeelza #paulofreire
#literaturainfantojuvenil
#literatura infantil
#literaturajuvenil
#literatura