Ler-Brincar-Criar – a primeira Coleção das Edições Saruê, o selo infantojuvenil da Pangeia Editorial, foi lançada em novembro de 2021, com dez livros, dez autores, mais o concurso de ilustradores, capistas, diagramadores, revisores, editores e curadora.
São livros criteriosamente selecionados, editados com engenho e arte, preparados com cuidado, prontos para serem lidos e “curtidos” por crianças do 1º ou do 2º ciclos, do EJA e do Ensino Médio, além de leitores proficientes que apreciem um bom texto, um bom livro.
Para cada livro foi preparado material pedagógico diferenciado, que acompanha o livro ou está disponível, gratuitamente, aqui no Blog da Pangeia.
Tendo interesse em adotar um desses livros, nos consulte sobre outras alternativas de trabalho pedagógico que podemos agregar; para adquirir os livros para os alunos, consultemos – no e-mail r3.editora.pangeia@gmail.com – sobre descontos por volume.
Professor/a, coordenador/a, orientador/a, supervisor/a
educador/a:
conforme o planejamento de suas aulas, de suas turmas, de sua escola.
Vamos conversar sobre isso? Eis nosso Whats: +55-34-99906-9618.
Conheça cada um dos dez livros da Coleção
(clique no título para ver informações mais detalhadas de cada livro;
clique no nome do autor para ter mais informações):
Pirlimpim é filho de um cometa e vive no espaço. Encarregado de distribuir brilho entre os astros, um dia ele conhece uma pequena estrela que está se apagando e se apaixona por seu canto… Poderá Pirlimpim salvar o Sol? Ele arriscará tudo em nome desse amor? O que fará o Sol quando se tornar a estrela mais brilhante do Universo? Uma lenda de amor, gratidão e transformação, contada em desenhos coloridos e atividades interativas. A autora vai além do texto e assina, também, o projeto visual e as ilustrações, que foram retrabalhadas por Willia Katia Oliveira. O livro é bilíngue, com a versão para o espanhol e a revisão dos textos realizadas por Paulo Bentancur e Fernanda Llanos.
Livro de poemas de linguagem cotidiana, que exalam musicalidade, e no qual cada página traz um novo gênero literário: as crianças adoram, decoram, pedem releitura a cada aula. A proposta de trazer gêneros da poesia apresenta soneto, quadra, haicai, acalanto, poemas de versos livres, etc., é excelente para trabalho lúdico em sala de aula, com leitura e aprendizado das diversas formas poéticas. Potencializa o trabalho de escrita criativa em sala de aula. O livro é para colorir, a partir de ilustrações de Lana Maciel.
Com um olhar cheio de ternura e esperança, o livro traz o melhor amigo da família para uma aventura com um brinquedo bem atípico: o sapo Godofredo! Ação, aventura e emoções que, através das palavras, instigam o imaginário. O livro é para colorir, a partir dos traços leves e envolventes da requisitada ilustradora Lana Maciel. Sandra Bittencourt é autora premiada, e tem indicação de leitura de obra sua por parte da UNESCO. Na Trupe Maria Farinha, é contadora de histórias que já rodou o país.
Numa casa amarela de porta azul, com uma árvore de flores roxas na calçada, vive uma menina. Rosa, nem de cor, nem de flor, é quieta, de fato, mas muita coisa está acontecendo dentro dela. Um dia, Rosa cuspiu um sol! Que susto! Mas não foi só isso… Rosa cuspiu uma lua! Vamos, com Rosa, descobrir o que fazer com um universo na barriga? O livro apresenta belíssimas ilustrações de Willia Kátia Oliveira, que também assina a capa e a diagramação do livro. Qual das duas quer dialogando com seus alunos?
de Marcos Henrique (Mestre Biro), 16 p., a cores
O livro traz, em linguagem leve e lúcida, um conto sobre a origem do berimbau, instrumento percussivo afrobrasileiro, cuja musicalidade expressa a ginga e o sentimentos da capoeira. O berimbau é parte da identidade e da cultura do povo afrobrasileiro e mostra a importância dos saberes populares na formação étnica e social do Brasil. O livro apresenta arte finalização de Willia Kátia Oliveira. Mestre Biro é músico e faz carreira acadêmica, com mestrado e doutoramento na UNICAMP, voltando-se para o estudo da ancestralidade africana no Brasil.
de Alciene Ribeiro Leite, 32 p., a cores
Com cinco histórias sensíveis, narradas de diferentes modos, o livro traz linguagem poética, acessível, sensível. Essas cinco histórias foram selecionadas entre os mais de vinte livros infantojuvenil da premiada escritora, com muitos de seus livros selecionados em programas governamentais para leitura escolar e indicados para leitura de crianças e jovens por instituições da área. Ilustrado por T. J. Sakano.
de Carlos Rodrigues Brandão, 32 p., a cores,
O autor escreve em parceria com as fotografias de seu filho André Brandão. É um livro de perguntas sobre tudo e nada, é um livro em que o título já diz tudo – ou talvez menos que nada. São poemas carregados de perguntas sobre o “tudo”, sobre o “nada”, sobre o “tempo”, sobre a “vida” e tudo o mais. Parte do suposto que, por mais que os adultos adorem “infantilizar” as crianças, dentro de cada uma (mais do que dentro dos jovens) mora uma artista, uma poeta e uma filósofa. Não são poemas para “gostar e achar graça”: são poemas para pensar e resolver se vale a pena gostar. As crianças pensam. Arte finalização de Willia Kátia Oliveira.
de Daniel Calipo, 32 p., a cores, com interação pela internet
Um livro interativo, no qual os leitores terão acesso a três linguagens diferentes para uma experiência sonoro-musical, visual e literária do canto de três pássaros da fauna brasileira, bem como aproximações à flora dos biomas correlatos a estes pássaros. Cada pássaro será representado por uma canção popular autoral, expressa com seu áudio original, letras escritas e ilustrações. Haverá videoclipes sobre diversos pássaros, com a incorporação de novas músicas ao longo dos próximos meses e anos. Os leitores também encontrarão o som do canto desses pássaros e algumas de suas características biológicas. As ilustrações são de Fabiano Peretti.
Contém narrativa em forma de poema para crianças, traz a descrição dos processos de tingimento natural dos tecidos, de elaboração das gravuras e de feitura dos bordados. Sem escolher qual criança, lá vai o piolhinho, de cabeça em cabeça, causando confusão. O que as crianças sentem quando têm piolho? E as crianças que não têm? E os adultos, como reagem? Com humor, esta história fala de sentimentos, preconceitos e dilemas causados quando se tem piolho. O livro é ilustrado por desenhos de Marina Mayumi Bartalini a partir de bordados coloridos e lúdicos de Simone Gamero, com arte finalização de Alexandra Abdala.
Para contactar a curadora do selo Edições Saruê, o selo infantojuvenil da Pangeia Editorial, escreva para <oi.sarue@saruê.com>.
LER-BRINCAR-CRIAR
AQUI !!!