Literatura em Movimento:
Pesquisa e Investigação
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal Fluminense (UFF) está publicando a série Literatura em Movimento: Pesquisa e Investigação, já com seis volumes lançados. Os livros são organizados tematicamente, registrando as comunicações realizadas nos Seminários de Pesquisa anuais do Programa. Além de revisados e liberados para publicação por professores-orientadores, os artigos são revisados individualmente e recebem a aprovação do Comissão Científica do evento, dos organizadores de cada volume, do Coordenador da Coleção, prof. André Dias, e de ao menos um parecerista do Conselho Editorial da Pangeia. De tal modo que cada volume, revisto por diversos professores de larga experiência nos Estudos Literários, se configura como livro no qual o texto está corretamente apresentado para leitura e o conteúdo apresenta um estudo que acrescenta ponto de vista relevante quanto ao tema sob enfoque.
Os três primeiros volumes estão disponíveis em formato ePub; os três volumes mais recentes estão disponíveis em PDF e em ePub. Cada volume tem – nas primeiras páginas – apresentação e sumário, de tal modo que o melhor é irmos direto a cada livro, a partir dos links abaixo:
V. 2 – Org.: Renata Flávia da Silva
V. 5 – Org.: Vitor Alevato do Amaral
Estes livros reúnem, na transversalidade dialética do diálogo de muitas vozes, os autores originais dos textos, no convívio com seus orientadores, da fricção dialógica com colegas e professores nas disciplinas da Pós-Graduação, do debate com os professores nos Seminários de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF, na reflexão em constraste com as diversas correntes teóricas que procuram compreender a sociedade e com aquelas que procuram tornam conhecimento a literatura, tanto das obras pretéritas quanto de obras contemporâneas. As vozes em coro, tornadas estudos e nesses livros plasmadas em apresentações sob o crivo de colegas pesquisadores, tornam-se investigação em movimento. O movimento, agora, da leitura, compreende a expectativa da leitura, do diálogo, da incorporação crítica, dialógica, dialética, no curso dos Estudos Literários.