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O Jesus Homem, de Plínio Marcos: Representação e Teatralidade

O Jesus Homem, de Plínio Marcos: Representação e Teatralidade  – a detida pesquisa realizada por Amanda Lamônica em seu mestrado – vem à luz em oportuno momento, por ligar e iluminar momentos históricos diferentes com perspectivas similares. A pesquisa é respaldada pelas técnicas de análise do texto teatral em suas relações com a cultura, com a história e com a sociedade que lhe é contemporânea.

O local inscrito na obra já não são mais os bordéis, os quartos de estrebaria de categoria duvidosa, o universo carcerário, a zona portuária, topoi  constantes na obra de Plínio Marcos, mas a Galileia romana, no tempo histórico bíblico em que Jesus Cristo viveu. O projeto estético inicial do autor permanece, com a defesa dos desvalidos de toda ordem. Plínio Marcos denuncia, em tom incisivo e com uso de uma linguagem direta, um quadro caótico e desintegrado imposto pela política coercitiva ditatorial brasileira, que, na peça, finge ser a de Roma.

A análise de Amanda Lamônica mostra os liames entre a fábula do teatrólogo e a realidade referencial do momento histórico brasileiro com tal força que podemos ver o modo pelo qual o autoritarismo político de nossos dias se constrói tentando justificar-se, quando não agindo para apagar os rastros de sua presença.

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Amanda Lamônica, sobre o seu livro:

Por ser um dos principais representantes do teatro político engajado do país, Plínio Marcos apresenta uma visão contestadora acerca do status quo da sociedade civil organizada. O artista procura dar voz aos desvalidos e revesti-los de posicionamento crítico diante do silenciamento histórico que o poder hegemônico procura preservar. O autor é um dos grandes nomes da dramaturgia nacional que defende o caráter da arte como locus de resistência e permanência da luta em defesa das causas sociais, de modo que suas obras ganham cada vez mais espaço no âmbito acadêmico nacional e internacional. Sua importância reforça-se, não somente enquanto autor de teatro, crônica, conto, romance, poesia, música, mas também como representante de uma geração de artistas que foram vilipendiados pelo crivo autoritário da censura.

A escolha de Jesus homem como corpus de análise justifica-se pela relevância da obra dentro do compêndio da literatura dramática brasileira, tendo em vista que se trata de uma obra peculiar da poética de Plínio Marcos, na qual se faz presente um discurso engajado cujo pano de fundo é o discurso bíblico (Novo Testamento), revestido de questões místicas.

A universalidade do tema abordado em Jesus homem orienta uma série de reflexões que não se distanciam das questões abordadas por Plínio Marcos em outros textos, porém reforça um aspecto de sua poética, referente à construção das personagens, selecionando e distribuindo os discursos políticos dentro das relações estabelecidas entre as personagens da peça.

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