No dia 6 de junho de 2022, integrando projetos das Edições Dionysius, o selo de literatura (ficção e poesia) da Pangeia Editorial, lançamos o perfil @haikai.brasil no Instagram, com a participação de alguns haijins entusiastas de um novo espaço para celebrar, difundir, discutir a teoria e publicar haikais. Dois anos depois comemoramos com entusiasmo nossa trajetória: passamos de 3.800 seguidores, seguimos quase 1.400 poetas e agentes culturais, vamos alcançar 460 publicações na linha do tempo, nossas publicações foram curtidas mais de 55 mil vezes e geraram mais de 4 mil comentários.
Sim, números importam, mas o que mais importa é o convívio com poetas e haijins, as trocas, o diálogo, as novas iniciativas em torno do movimento haikaísta. E a constância, publicando em média a cada dois dias poetas que se iniciam na arte do haikai, haijins já reconhecidos e haikus, tankas, rengas, haibuns, wakis ou senryus de poetas clássicos, brasileiros ou traduzidos de outras nacionalidades.
Tendo em vista a comemoração, estamos publicando o Mosaico de autores clássicos, que concluímos nesta semana; em seguida, iniciaremos uma série de publicações, também em mosaico, com o selo Eros-Poesia, trazendo haikais de cunho amoroso, sensual e erótico. Junte-se a nós para a sequência do mosaico ou no retorno às publicações individuais do dia-a-dia.
Os cards do novo mosaico, assim como praticamente todos os demais cards publicados no @haikai.brasil, tem arte-final da designer Willia Katia Oliveira. Para o mosaico Eros-Poesia, Willia retoma as ilustrações que fez para a 3a. edição do livro Qohelet, de Rauer.
Nossos princípios seguem estáveis – eis a legenda e chamada de nosso primeiro card, lá em 6 de junho de 2022:
* Participe do @haikai.brasil
Eis nossos princípios gerais (1/9):
1. Publicamos no máximo um card por dia;
2. Para participar, envie seu poema [inédito] e opcionalmente uma foto ou ilustração autoral, sua ou de terceiro, com o crédito;
3. De cada autor, a não ser excepcionalmente, será publicado somente um card por mês-calendário, com intervalo de no mínimo 30 dias entre eles, sempre com informações biográficas e com a foto da/o haijin;
4. Envie seus cards, poemas, dados do card, biografia e outras informações ao e-mail do Haikai-Brasil: <hb.haikai.brasil@gmail.com>;
5. O envio não assegura publicação: a seleção fica a critério dos nossos curadores.
6. Editamos a minibio – a bio completa vai ao Dicionário no Blog da Pangeia:
< https://editorapangeia.com.br/haikai-brasil-dicionario-autores/ >.
Haikai.Brasil – @haikai.brasil – é um perfil ligado às Edições Dionysius, o selo de literatura da Pangeia Editorial.
@haikai.brasil se volta à divulgação de haijin brasileiros e de poemas produzidos em português a partir das formas clássicas orientais (hokku, tanka, renga, haibun, waki e senryu).
Haikai.Brasil é a poesia com traços Zen do Oriente no seu aclimatar aos nossos trópicos.
Além da publicação de cards e poemas originais, particularmente o haikai, o perfil divulga livros, poemas de hakaístas reconhecidos e outras iniciativas relacionadas ao tema.
*
Comente: esse é um espaço aberto ao diálogo e à interlocução, à proposição e à poesia, ao encontro de haijins, de poetas e de leitores.
*
Eis alguns perfis ligados à Pangeia Editorial e aos selos Dionysius, Pangeia e Saruê (curadores, autores, editores, mantenedores etc.):
🔸 @edicoes.dionysius
🔹 @edicoes.sarue
🔸 @pangeiaeditora
🔹 @williakatiaoliveira
🔸 @rosanina.rubra
🔹 @_rauer
🔸 @um_haicai_no_cafe
🔹 @aira.maiger
🔸 @haikai.brasil
🔹 @eu.professor.pangeia
Confira nossas publicações sobre haikai, haicai, tanka, renga, haibun, waki e senryu no “Blog da Pangeia”, em < https://editorapangeia.com.br/?s=haikai >, ou navegando a partir do link na Bio < https://www.instagram.com/haikai.brasil/ >.
*
#haikai #haicai #haicaibrasil #tanka #poesia #escola #literatura #ler #leitura #poema #hokku #poesiazen #escritacriativa #literaturabrasileira #haikaibrasil #haikai_brasil
Em 2023 lançamos o livro Haicai-Brasil, oriundo de Concurso aberto anteriormente, e agora em 2024 encerramos, no dia 31 de maio, o recebimento de inscrições do 2º Concurso Literário @haikai.brasil – Haimi, o Sabor do Haikai, que resultará em livro a ser lançado ainda em 2024.
Integrando o momento festivo, o perfil @haikai.brasil está publicando, desde o dia 26 de maio, um Mosaico de Autores Clássicos, com nove haikaístas reconhecidos. Em nosso perfil no Youtube, no micro-vídeo < https://youtu.be/9i82FGXNcWA >, antecipamos autores e haikais, anunciando que haijin que fecha o mosaico será uma surpresa.
Até o momento foram publicados, no mosaico, Matsuo Bashô, Chiyo-Ni, Yosa Buson, Kobayashi Issa, Masaoka Shiki, Takeshita Shizunojo e Sugita Hisajo; na sequência, virão Takajo Mitsuhashi e… opa, será surpresa!!!
Por favor, siga nosso perfil no Instagram – e curta, comente, replique, dialogue, envie seus poemas e integre nosso Dicionário de Haijins do @haikai.brasil.
Sim, temos um Dicionário de Haijins do @haikai.brasil, on-line, em constante atualização, e que em alguma momento, no futuro, tomará a forma de livro impresso.
Ademais, temos publicado diversos livros com haikus e outros poemas de inspiração nipônica – clique nos títulos e conheça detalhes de cada obra e clique no nome do autor e confira outras informações:
- Fluido Céu, de Willia Katia Oliveira
- Haicai-Brasil, Orgs.: Rauer e Willia Katia Oliveira
- Haimi, o Sabor do Haikai – 2º Concurso Literário @haikai.brasil, Orgs.: Rauer e Willia Katia Oliveira [em breve]
- Hanami, de Nima Spigolon
- O gambazinho saruê, de Nima Spigolon
- Poemas da Juventude, de Bashô, em translatiofagia de Rauer
- Urubuas & Urubus – microformas e Senryus, de Rauer [no prelo]
Aguardamos, se já participou do @haikai.brasil, seu haikai novo para este mês; se ainda não participou, aguardamos seu primeiro haikai – e sua integração ao Dicionário de Haijins.
Até já!,
Arigatô!!!
PS: Eis alguns cards e imagens do @haikai.brasil ou referentes ao perfil: