O mundo das fitinhas perdidas, livro de Stella Valente e Ana Cecília Carvalho, será lançado dia 9 de dezembro, das 14h às 16h, na Livraria Quixote, na Rua Fernandes Tourinho, 274, na Savassi, em Belo Horizonte.
Stella, de sete anos, nos conta sobre a gênese do livro:
“Quando eu era pequena, antes de aprender a ler, a minha avó Ana e eu costumávamos inventar historinhas na hora de dormir. Nessa época, a Vovó Ana e os meus pais liam livros para mim. Uma delícia imaginar aventuras e personagens!
Parecia que eu estava vendo um filme. Um dia, a Vovó Ana e eu fizemos um plano, que era escrevermos juntas essas histórias assim que eu aprendesse a ler. Estou muito feliz que agora esse plano começou a ser realizado, com este livro intitulado O mundo das fitinhas perdidas.
Os pais da Stella, Gisella Gontijo e Felipe Valente, estão muito entusiasmados com o lançamento e, em uníssono, fazem o convite para o lançamento:
“Esperamos por vocês, no dia 9 de dezembro.”
“Aguardamos todos a partir das 14h,
na Livraria Quixote.”
Pedimos à Gisella, mãe da Stella, que nos falasse sobre a filha – e ela nos fez este depoimento:
“Criativa, meiga, esperta, cooperativa e sempre interessada em ouvir histórias, essas são algumas das qualidades da Stella. Muito antes de aprender a ler e escrever, ela e a avó Ana Cecília costumavam inventar historinhas antes de dormir. Um dia Stella pediu que a Vovó Ana escrevesse essas histórias, para que outras crianças pudessem lê-las. Vovó Ana então teve uma ideia, que foi escreverem juntas, a quatro mãos, assim que Stella fosse alfabetizada. E assim foi. O mundo das fitinhas perdidas é o primeiro livro que fizeram. E notem: com ilustrações da própria Stella! Dá para vocês imaginarem o meu orgulho e a minha alegria, não dá?”
O mundo das fitinhas perdidas tem 24 páginas coloridas, com projeto interativo, para que os leitores mirins, os leitores jovens e os leitores de mais idade que mantém alma lúdica possam colorir, desenhar e escrever, dialogando com o livro e com os próprios sentimentos. As ilustrações a lápis de cor são de Stella Valente; a revisão foi feita por Lyslei Nascimento; a capa, o projeto gráfico, a diagramação e a arte-final são de Alexandra Abdala. Em momentos diversos, prévios, também participaram do processo os profissionais Rízio Macedo, diagramador, e Tatiana Santos, designer gráfica. Além dos dois, em alguns momentos, Joakin Sereno, editor-executivo da Pangeia Editorial, buscou conselho de autores da casa e de outros profissionais, entre os quais os técnicos da Gráfica e Editora EME e o escritor Rauer Ribeiro Rodrigues.
Para saber mais sobre o livro
CLIQUE AQUI !!!
Sobre a produção do livro, a designer gráfica Alexandra Abdala, que tem mais de 40 anos de atividade na área editorial, inclusive atuando no exterior, nos conta:
“Sou apaixonada em fazer livros. O Mundo das fitinhas perdidas me propôs um desafio criativo que abracei com muita alegria, a partir das lindas ilustrações de Stella. Dessa integração surgiu um belíssimo livro interativo que, além de transportar o leitor a uma grande aventura, faz com que ele também interaja com a história não só com a imaginação, mas também colorindo e desenhando.”
Neste livro, assim concebido, nos diz Ana Cecília Carvalho, o jovem leitor “vai descobrir os caminhos que levam uma criança a descobrir a magia da escrita e da leitura na transformação dos desejos”. Rauer, que descobriu a existência do livro em diálogo com a amiga Ana Cecília, assevera: “A concepção do volume que agora temos em mãos tem o pressuposto pedagógico de que a criança se forma leitora a partir da apropriação física do livro, colocando o seu nome, dialogando com o enredo, sendo convidado a expor os seus sentimentos, colorindo, desenhando, escrevendo…”
Ana Cecília Carvalho, autora premiada, psicanalista, professora universitária aposentada da UFMG, complementa, evocando o caso singular da relação entre a avó e a neta:
“Não existe alegria maior para mim do que ver que o gosto pela literatura se transmitiu pelas gerações! Pouco tempo se passou desde a leitura em voz alta, que os pais da Stella e eu costumávamos fazer em casa, desde que Stella tinha uns dois aninhos de idade, até o dia em que, já alfabetizada, ela gostou da ideia de escrevermos, a quatro mãos, algumas das histórias que inventamos juntas. O mundo das fitinhas perdidas é o primeiro livro do projeto que Stella e eu começamos a realizar com o apoio da Editora Pangeia.”
A narrativa familiar é endossada por Felipe Valente, pai da Stella:
“Desde muito pequena, Stella já mostrava interesse em desenhar e ouvir histórias que líamos para ela. Aliás, ler é um hábito que cultivamos na família, assim como ouvir música, já que, além do meu trabalho como engenheiro, também toco guitarra. Procuramos criar as nossas filhas em um ambiente em que aprendizagem e diversão se misturam. O mundo das fitinhas perdidas, escrito por Stella e pela avó Ana Cecília, publicado pela Editora Pangeia, é um dos bons resultados dessa combinação.”
Outro detalhe do livro está na utilização do verso das capas para atividades para os jovens leitores. A capa, reproduzida abaixo, é em cartão 250, e o papel do miolo é off-set 90, espessura firme e resistente para centenas de leituras e para colorir, desenhar e escrever. “O livro é dedicado aos meus netinhos Sarah (irmã da Stella) e Peter (primo da Stella) que, aos três e quatro aninhos respectivamente, já mostram o mesmo gosto pela leitura”, conta Ana Cecília, que complementa: “Ficaremos muito felizes com a presença de todos vocês no dia do lançamento, no próximo dia 9 de dezembro de 2023, na Livraria Quixote”.
Durante o encaminhamento dos originais do livro, houve um episódio interessante – Stella Valente relembra:
“O Rauer foi na minha casa para me conhecer,
vocês acreditam? E me deu coragem para
fazer as ilustrações. Tomara que
vocês gostem do livro!”
SERVIÇO:
O MUNDO DAS FITINHAS PERDIDAS
Lançamento: Dia 9 de dezembro de 2024
Local: Livraria Quixote – Rua Fernandes Tourinho, 274, Beagá
Horário: das 14h às 16h
Com pipoca, algodão doce e água
Para adquirir o livro,
CLIQUE AQUI!!!