Juliana Cláudia Amorim

Ju-Ju-Judite – A Girafa Gaga é o livro de estreia de Juliana Claudia Amorim, fonoaudióloga com diversas especializações, também graduada em Letras e com mestrado em Educação. Os versos de sabor popular tem por enredo as dificuldades com a gagueira da girafa Judite, que veio da África com a família radicando-se na região do Pantanal de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. A linguagem do livro é coloquial, em decassílabos forjados a partir de escolha lexical de palavras corriqueiras, e as ilustrações alternam cores na representação do bioma do Pantanal com desenhos para colorir. Ao longo das paginas, em cores suaves, motivos indígenas regionais acompanham a saga da girafa gaga.

A capa, os desenhos e as ilustrações do livro são do artista plástico Felipe
Cruz e a diagramação é da designer e escritora Yueh Fernandes.

Em síntese, nossa protagonista, Judite, a girafa gaga, sai da África, sua terra natal, e na região de Corumbá convive em harmonia com a fauna e a flora do Pantanal. É geógrafa e, além de se integrar ao bioma da fronteira Oeste do Brasil, também se torna amiga de Bernardo, pantaneiro recriado na poesia de Manoel de Barros. Tem muita verve, é articulada, feminista e… gaga! Com isso, embaralhava as palavras e muita confusão havia, passando por humilhações. Faz terapia fonoaudiológica, e se valendo da ciência, do amor e da sabedoria, sabe que vai construir para si um novo dia.

Conheça em primeira mão essa deliciosa estória,
pedindo seu livro em pré-lançamento,
com desconto especial,
AQUI!!!

 

Nascida e criada sob as palmeiras de Corumbá, MS, Juliana Cláudia Teixeira Gomes Borges Amorim sempre achou tempo para desenhar, ler, ouvir e criar estórias.

Fonoaudióloga e estudiosa das Letras, faz da Linguagem seu mais precioso caminho e o segue abraçada de sons e silêncio, sob o afã de cooperar para um mundo mais justo. Filha, irmã, mulher apaixonada, é a mãe de uma linda garotinha chamada Helena, com quem divide livros, risos e muitos sonhos.

Sua graduação em Fonoaudiologia foi pela Universidade Católica Dom Bosco (2003) e a licenciatura em Letras, com habilitações em português e inglês, foi no Câmpus do Pantanal, em Corumbá, MS, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Seu mestrado em Educação, na área de concentração em Educação Social, também foi no CPAN / UFMS. Fez ainda pós-graduação em Linguagem – com ênfase em Distúrbios de Aprendizagem e na Atuação Educacional – pelo FAMOSP/CEFAC; pós-graduação Lato-Sensu em Tradução, Interpretação e Docência de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007-2009); pós-graduação em Educação Especial pela Universidade Católica Dom Bosco (2013-2014); e pós-graduação em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Atualmente é graduanda em Pedagogia na Universidade Católica Dom Bosco.  Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Corumbá desde 2003, compõe, atualmente, o quadro técnico do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, onde atua junto a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, sobretudo no que concerne à avaliação e intervenção dos transtornos de linguagem – oral e escrita. É integrante do Grupo de estudo e pesquisa sobre formação e práticas docentes – Forprat/CPAN/UFMS e do Laboratório de estudos e pesquisas sobre formação e práticas docentes – Laforprat/CPAN/UFMS; integra ainda o GPLV – Grupo de Pesquisa Literatura e Vida (CPTL / UFMS –http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5157682035403302) E é profissional associada da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

No âmbito literário, seu TCC da Graduação em Letras foi o trabalho Um suspiro de liberdade: a representação da mulher na novela Filho de Pinguço, de Alciene Ribeiro Leite, apresentado e defendido em 2016, sob orientação do Prof. Rauer Ribeiro Rodrigues.

Eis os artistas gráficos e designers que
assinam a produção visual do livro:

Felipe Cruz é capixaba de nascimento e mineiro por adoção, tem 27 anos e é ilustrador autodidata. Ele e a diagramadora, Yueh, são parceiros na arte e companheiros na vida. Além da capa e das ilustrações do livro de Juliana Claudia Amorim, o artista plástico também assina as ilustrações e a capa do livro Lampejos Transgressivos, das Edições Dionysius, que será lançado em outubro de 2023.

 

Yueh Fernandes – que assina a diagramação do Ju-Ju-Judite – A Girafa Gaga – tem 30 anos, é amapaense por nascimento e mineira por adoção; é autora de romances de fantasia e e horror; é diagramadora e designer gráfica. Participa das antologias Micros-Beagá e Micros, Uai!, lançamentos da Pangeia Editorial / Edições Dionysius em 2021 e 2023.

 

Eis um detalhe da arte de Felipe Cruz consubstanciada na última capa do Ju-Ju-Judite – A Girafa Gaga:

Divulgue o livro utilizando o link ou o QR-Code abaixo:

 https://editorapangeia.com.br/juliana-claudia-amorim/

Deixe um comentário