Descrição
O Mestrado Profissional em Educação Escolar da Faculdade de Educação da Unicamp (FE, UNICAMP), se apresenta na produção desse livro, mas não só.
Os textos escritos a quatro mãos – orientador e orientado – aqui reunidos apresentam a concretude de um projeto de formação de professores, como parte constitutiva do Mestrado Profissional em Educação Escolar, que vai se fazendo a cada nova “demanda da experiência”.
Os textos são enunciados dos professores-autores a partir da produção de um conjunto de pesquisas e experiências, fortes e criativas, de interessante senso rítmico, cuja leitura desperta curiosidades, emoções e descobertas, graças à empatia que se estabelece entre os que leem e a expressividade afetiva, cotidiana e simples de quem escreve, quando faz despertar concepções contra-hegemônicas e decoloniais para a formação (humana, sensível e crítica) de formadores inseridos no compromisso social da Universidade Pública.
O Mestrado Profissional em Educação Escolar desloca tempos, espaços e lugares onde é possível – nele já acontece o diálogo entre a pós-graduação, a teoria crítica e a prática emancipadora para a formação humana de formadores.
Eis, um livro que convida, assim como convida o Mestrado Profissional em Educação Escolar, à esperança de lançar-se ao mundo e à educação sem querer laçar o tempo e nem o outro.
Nima Spigolon
Coordenadora do MP/Unicamp
de 1º/junho/2018 a 31/julho/2021
Sumário
Prefácio
O mestrado profissional em educação escolar: um diálogo inadiável entre a pós-graduação, a teoria crítica e a prática emancipadora para a formação de formadores
Nima I. Spigolon
Apresentação
Claudia Amoroso Bortolatto e
Claudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
Práticas pedagógicas na educação básica e Formação de Formadores no Mestrado Profissional da FE/Unicamp
Inês Ferreira de Souza Bragança e Miriam Cardoso Utsumi
A prática democrática como projeto educativo para as escolas de educação infantil
Roberta Borges
Jogos virtuais na escola: a utilização do videogame como ferramenta pedagógica e didática na prática de ensino
Almir Rogério Breguedo de Souza e Valério José Arantes
A literatura nativa e o ensino das relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
Ana Karolina Miranda de Moura e Renê José Trentin da Silveira Jr.
A importância da intervenção do coordenador pedagógico na formação docente sob a perspectiva da PHC no município de Limeira
Angelita Bastelli Torres e Mara Regina Martins Jacomeli
Novas tecnologias digitais da informação e comunicação: contribuições na transposição de barreiras e potencialização no processo de ensino de alunos da educação especial nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Ariana Regina Das Dores Vilalva e Sergio Ferreira do Amaral
Aprendizagem dialógica e cenários de investigação nas aulas de matemática
Carina Pauluci Vidal e Vanessa Moreira Crecci
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no ensino fundamental ciclo II
Carlos Eduardo Jiupato e Cláudia Amoroso Bortolato
Projeto Político Pedagógico (PPP) da/na DEDIC: descrição e análise das propostas e reflexões sobre a(s) concepção(ões) de educação infantil (2013/2017)
Cristina Aparecida Dias Kovalski, Adriana Missae Momma
e Sueli Helena De Camargo Palmen
A arte de reler o vivido: narrativas formativas de um professor musical
Daniel Bortolotti Calipo e Guilherme Do Val Toledo Prado 64
O que nos dizem professoras iniciantes em turmas de alfabetização nas interlocuções dos espaços de orientação pedagógica?
Daniele Aparecida Biondo Estanislau e Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
Diego Henrique de Moraes Trídico e Miriam Cardoso Utsumi
Fotografias, narrativas de vida, identidades – mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3o ano fundamental
Elizabeth Aparecida da Silva e Claudia Amoroso Bortolato
Um olhar para a formação inicial e continuada de professores
Emily Aline Maiolino e Claudia Amoroso Bortolato
Do Plano Municipal de Educação ao plano de carreira: contribuições, limites e possibilidades na valorização docente no município de Sumaré
Fernando Bitencourt Lopes e Evaldo Piolli
O arcabouço legal das políticas nacionais para educação infantil no município de Paulínia
Flavia Bueno e Mara Regina Martins Jacomeli
O potencial da comissão própria de avaliação para a cultura do ciclo virtuoso da avaliação institucional participativa em defesa da qualidade social nos centros de educação infantil do município de Campinas
Helena Cristina Velardi dos Santos e Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes
Recursos tecnológicos e de comunicação no processo de ensino e aprendizagem: uma proposta de sequência didática sobre infecções sexualmente transmissíveis
Ivan Batista Borges e Sergio Ferreira do Amaral
Narrativas do cotidiano (per) formativo: a escrita de cartas como modo de dizer – ser
Juliana Vieira e Inês Ferreira de Souza Bragança
As aprendizagens matemáticas de estudantes que participam de aulas exploratório- investigativas em um contexto de lesson study híbrido
Juliet Sarkis e Ana Letícia Losano
Um convite ao labirinto: experiências cinematográficas na educação infantil
Karla Lopes Beck e Adriana Carvalho Koyama
Avaliação da aprendizagem: sua função à formação e desenvolvimento dos estudantes
Kátia Eleotério Rubio e Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes
A escrita como companheira – a escrita como possibilidade: narrando uma pesquisa em andamento
Liliam Ricarte de Oliveira e Inês Ferreira de Souza Bragança
Contribuições da formação continuada aos professores dos anos iniciais na construção do conhecimento de conteúdo e de ensino, sob a perspectiva do le- tramento geométrico
Márcia Cristina Tognete Rocha e Sergio Lorenzato
Ensino de artes e suas potencialidades para abordagens das relações étnico-raciais na escola: uma experiência de aproximação das culturas indígenas e seus contextos urbanos
Mariana Soares Leme e Adriana Carvalho Koyama
As políticas públicas de formação em alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba: caminhos e rupturas
Mariane Bolina e José Claudinei Lombardi
“Humano, demasiado humano” – O Espaço Concórdia no Campo Grande: sujeitos livres, ensinantes e aprendentes com a Educação De Jovens E Adultos (EJA)
Nelton Miranda Lima dos Santos e Nima Spigolon
O que os (guar)dados revelam? o olhar da professora-pesquisadora para a sua própria prática
Patrícia Yumi Fujisawa e Guilherme Do Val Toledo Prado
Mitologias da Natureza: uma prática escolar no contexto de uma disciplina eletiva do Programa de Ensino Integral
Paulo Henrique Valarelli e Dirce Djanira Pacheco e Zan
Engenharia didática para a transposição didática de ensino de língua portuguesa como segunda língua, aplicado em jovens surdos fluentes em libras
Reginaldo de Oliveira Coelho e Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
Os círculos de alfabetização e cultura: desvelando possibilidades para os jovens, adultos e idosos do município de Juiz de Fora/MG
Riza Amaral Lemos e Sandra Fernandes Leite
Contação de história, palhaçaria, musicalização e expressão corporal – caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica (ou caminhos para uma educação humanizadora)
Rosane Trindade e Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
Narrativas de uma professora de bebês: a prática pedagógica em foco
Silvia Maria Gasparini Rodrigues e Adriana Varani
“Agora estávamos juntas”: tessituras e imagens de um Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil
Simone Pinto da Silva e Nima Spigolon
Os desafios encontrados pelos Tradutores e Intérprete de Língua de Sinais (TILS) – para atender os direitos conquistados pelos movimentos das comunidades surdas no Brasil
Thaisa Cristina França e Regina Maria de Souza
Tecendo aprendizagem significativa com as oficinas matemática
Vanessa de Souza Barbosa e Vanessa Moreira Crecci
Dilemas e possibilidades vividas na escola pública: implicações na formação de uma professora alfabetizadora
Viviani Domingos Castro e Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
Sobre os autores
Comentários
Ainda não há comentários.