Formação de Formadores 1 – Mestrado Profissional em Educação Escolar da Unicamp – PDF

Primeiro livro da série FORMAÇÃO DE FORMADORES, este livro é resultante do I Seminário de Pesquisas do Mestrado Profissional em Educação Escolar da Faculdade de Educação da Unicamp, realizado em 2018.

O livro é organizado por Nima Spigolon, Claudia Amoroso Bortolato, Inês Ferreira de Souza Bragança, Mara Regina Lemes de Sordi, Miriam Cardoso Utsumi, Sandra Fernandes Leite e Claudia B. de Castro Nascimento Ometto.

Conta com 39 artigos, reunindo docentes e discentes do Mestrado Profissional em Educação Escolar da Unicamp. Contém minibiografias dos autores, com fotos.

Fora de estoque

Descrição

O Mestrado Profissional em Educação Escolar da Faculdade de Educação da Unicamp (FE, UNICAMP), se apresenta na produção desse livro, mas não só.

Os textos escritos a quatro mãos – orientador e orientado – aqui reunidos apresentam a concretude de um projeto de formação de professores, como parte constitutiva do Mestrado Profissional em Educação Escolar, que vai se fazendo a cada nova “demanda da experiência”.

Os textos são enunciados dos professores-autores a partir da produção de um conjunto de pesquisas e experiências, fortes e criativas, de interessante senso rítmico, cuja leitura desperta curiosidades, emoções e descobertas, graças à empatia que se estabelece entre os que leem e a expressividade afetiva, cotidiana e simples de quem escreve, quando faz despertar concepções contra-hegemônicas e decoloniais para a formação (humana, sensível e crítica) de formadores inseridos no compromisso social da Universidade Pública.

O Mestrado Profissional em Educação Escolar desloca tempos, espaços e lugares onde é possível – nele já acontece o diálogo entre a pós-graduação, a teoria crítica e a prática emancipadora para a formação humana de formadores.

Eis, um livro que convida, assim como convida o Mestrado Profissional em Educação Escolar, à esperança de lançar-se ao mundo e à educação sem querer laçar o tempo e nem o outro.

Nima Spigolon
Coordenadora do MP/Unicamp
de 1º/junho/2018 a 31/julho/2021

Sumário

Prefácio
O mestrado profissional em educação escolar: um diálogo inadiável entre a pós-graduação, a teoria crítica e a prática emancipadora para a formação de formadores
Nima I. Spigolon

Apresentação
Claudia Amoroso Bortolatto e
Claudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

Práticas pedagógicas na educação básica e Formação de Formadores no Mestrado Profissional da FE/Unicamp
Inês Ferreira de Souza Bragança e Miriam Cardoso Utsumi

A prática democrática como projeto educativo para as escolas de educação infantil
Roberta Borges

Jogos virtuais na escola: a utilização do videogame como ferramenta pedagógica e didática na prática de ensino
Almir Rogério Breguedo de Souza e Valério José Arantes

A literatura nativa e o ensino das relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
Ana Karolina Miranda de Moura e Renê José Trentin da Silveira Jr.

A importância da intervenção do coordenador pedagógico na formação docente sob a perspectiva da PHC no município de Limeira
Angelita Bastelli Torres e Mara Regina Martins Jacomeli

Novas tecnologias digitais da informação e comunicação: contribuições na transposição de barreiras e potencialização no processo de ensino de alunos da educação especial nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Ariana Regina Das Dores Vilalva e Sergio Ferreira do Amaral

Aprendizagem dialógica e cenários de investigação nas aulas de matemática
Carina Pauluci Vidal e Vanessa Moreira Crecci

Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no ensino fundamental ciclo II
Carlos Eduardo Jiupato e Cláudia Amoroso Bortolato

Projeto Político Pedagógico (PPP) da/na DEDIC: descrição e análise das propostas e reflexões sobre a(s) concepção(ões) de educação infantil (2013/2017)
Cristina Aparecida Dias Kovalski, Adriana Missae Momma
e Sueli Helena De Camargo Palmen

A arte de reler o vivido: narrativas formativas de um professor musical
Daniel Bortolotti Calipo e Guilherme Do Val Toledo Prado 64

O que nos dizem professoras iniciantes em turmas de alfabetização nas interlocuções dos espaços de orientação pedagógica?
Daniele Aparecida Biondo Estanislau e Cláudia Beatriz de Castro Nascimento

Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
Diego Henrique de Moraes Trídico e Miriam Cardoso Utsumi

Fotografias, narrativas de vida, identidades – mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3o ano fundamental
Elizabeth Aparecida da Silva e Claudia Amoroso Bortolato

Um olhar para a formação inicial e continuada de professores
Emily Aline Maiolino e Claudia Amoroso Bortolato

Do Plano Municipal de Educação ao plano de carreira: contribuições, limites e possibilidades na valorização docente no município de Sumaré
Fernando Bitencourt Lopes e Evaldo Piolli

O arcabouço legal das políticas nacionais para educação infantil no município de Paulínia
Flavia Bueno e Mara Regina Martins Jacomeli

O potencial da comissão própria de avaliação para a cultura do ciclo virtuoso da avaliação institucional participativa em defesa da qualidade social nos centros de educação infantil do município de Campinas
Helena Cristina Velardi dos Santos e Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes

Recursos tecnológicos e de comunicação no processo de ensino e aprendizagem: uma proposta de sequência didática sobre infecções sexualmente transmissíveis
Ivan Batista Borges e Sergio Ferreira do Amaral

Narrativas do cotidiano (per) formativo: a escrita de cartas como modo de dizer – ser
Juliana Vieira e Inês Ferreira de Souza Bragança

As aprendizagens matemáticas de estudantes que participam de aulas exploratório- investigativas em um contexto de lesson study híbrido
Juliet Sarkis e Ana Letícia Losano

Um convite ao labirinto: experiências cinematográficas na educação infantil
Karla Lopes Beck e Adriana Carvalho Koyama

Avaliação da aprendizagem: sua função à formação e desenvolvimento dos estudantes
Kátia Eleotério Rubio e Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes

A escrita como companheira – a escrita como possibilidade: narrando uma pesquisa em andamento
Liliam Ricarte de Oliveira e Inês Ferreira de Souza Bragança

Contribuições da formação continuada aos professores dos anos iniciais na construção do conhecimento de conteúdo e de ensino, sob a perspectiva do le- tramento geométrico
Márcia Cristina Tognete Rocha e Sergio Lorenzato

Ensino de artes e suas potencialidades para abordagens das relações étnico-raciais na escola: uma experiência de aproximação das culturas indígenas e seus contextos urbanos
Mariana Soares Leme e Adriana Carvalho Koyama

As políticas públicas de formação em alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba: caminhos e rupturas
Mariane Bolina e José Claudinei Lombardi

“Humano, demasiado humano” – O Espaço Concórdia no Campo Grande: sujeitos livres, ensinantes e aprendentes com a Educação De Jovens E Adultos (EJA)
Nelton Miranda Lima dos Santos e Nima Spigolon

O que os (guar)dados revelam? o olhar da professora-pesquisadora para a sua própria prática
Patrícia Yumi Fujisawa e Guilherme Do Val Toledo Prado

Mitologias da Natureza: uma prática escolar no contexto de uma disciplina eletiva do Programa de Ensino Integral
Paulo Henrique Valarelli e Dirce Djanira Pacheco e Zan

Engenharia didática para a transposição didática de ensino de língua portuguesa como segunda língua, aplicado em jovens surdos fluentes em libras
Reginaldo de Oliveira Coelho e Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

Os círculos de alfabetização e cultura: desvelando possibilidades para os jovens, adultos e idosos do município de Juiz de Fora/MG
Riza Amaral Lemos e Sandra Fernandes Leite

Contação de história, palhaçaria, musicalização e expressão corporal – caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica (ou caminhos para uma educação humanizadora)
Rosane Trindade e Márcia Maria Strazzacappa Hernandez

Narrativas de uma professora de bebês: a prática pedagógica em foco
Silvia Maria Gasparini Rodrigues e Adriana Varani

“Agora estávamos juntas”: tessituras e imagens de um Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil
Simone Pinto da Silva e Nima Spigolon

Os desafios encontrados pelos Tradutores e Intérprete de Língua de Sinais (TILS) – para atender os direitos conquistados pelos movimentos das comunidades surdas no Brasil
Thaisa Cristina França e Regina Maria de Souza

Tecendo aprendizagem significativa com as oficinas matemática
Vanessa de Souza Barbosa e Vanessa Moreira Crecci

Dilemas e possibilidades vividas na escola pública: implicações na formação de uma professora alfabetizadora
Viviani Domingos Castro e Márcia Maria Strazzacappa Hernandez

Sobre os autores

Informações adicionais

Organizadoras

Nima Spigolon, Claudia Amoroso Bortolato, Inês Ferreira de Souza Bragança, Mara Regina Lemes de Sordi, Miriam Cardoso Utsumi, Sandra Fernandes Leite e Claudia B. de Castro Nascimento Ometto

Instituição

Mestrado Profissional em Educação Escolar da Unicamp

Título

Formação de Formadores 1

Fomento

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (AUXPE) e Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)

Categoria , ,
Tags , , , , , , , , , , , , , , ,

Comentários

Ainda não há comentários.

Somente usuários logados que já compraram o produto podem deixar comentários.

Os textos aqui reunidos, mais do que apenas produtos de um semestre ou de uma disciplina, tratam de projetos que envolvem vidas de profissionais e estudantes da educação básica de escolas públicas brasileiras.

É um rico material que dá a ver ao leitor dedicação e respeito, uma vez que esses professores-estudantes retornam à universidade dispostos a (re)significar o olhar para práticas educativas no diálogo (entre)tecido na pesquisa produzida em parceria entre universidade e escola, na pessoa dos professores. Esse, no nosso entendimento, é um movimento de ampliação da consciência de cidadania com propósitos de manutenção de uma escola pública, laica e de qualidade para brasileiros e brasileiras.

Cláudia Amoroso Bortolato
Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

Para acesso A informações e a todos os livros da Série
FORMAÇÃO DE FORMADORES
CLIQUE AQUI !!!

Você também pode gostar...