Foi uma festa com familiares, amigos, colegas, mães, pais e crianças o lançamento do livro Estela e a estrelinha que não brilhava, de Eduarda de Oliveira, a @dudsilustras do Instagram – o lançamento ocorreu neste sábado, dia 28 de janeiro, na Biblioteca Municipal Centro Cultural Herman Jankowitz, em Nova Odessa, na Região Metropolitana de Campinas, no Estado de São Paulo.
Veja abaixo alguns flagrantes do lançamento. Após as fotos, há dois registros do lançamento, um da Prefeitura de Nova Odessa e outro do Jornal Liberal.
Na foto em destaque, Duds está ao lado da curadora das Edições Saruê, a profa. Nima Spigolon, da Faculdade de Educação da Unicamp.
Outras fotos serão adicionadas neste álbum, à medida em que forem liberadas por fotógrafos e fotografados.
Além do livro Estela e a estrelinha que não brilhava, os leitores também conheceram os livros Ontem, Agora, Nunca, de Carlos Rodrigues Brandão e outras obras ilustradas por Eduarda de Oliveira, a nossa @dudsilustras do Instagram.
Ah, veja mais detalhes sobre o livro,
AQUI!
Conheça outros trabalhos editoriais da Duds,
AQUI!
Notícias do lançamento
Tanto o Portal da Prefeitura de Nova Odessa quanto um jornal diário local informaram sobre o lançamento do Estela e a estrelinha que não brilhava, destacando o trabalho da escritora e ilustradora Eduarda de Oliveira, a @dudsilustras do Instagram.
Assinada por Marina Zanaki, eis a notícia do Jornal Liberal:
O Centro Cultural Herman Jankovitz, o Casarão de Nova Odessa, retoma neste sábado (28) o projeto “Cultura de Portas Abertas”. Suspenso em dezembro por conta da programação de final de ano, o evento terá apresentação da Banda Municipal, lançamento literário e exposição fotográfica, além de feira gastronômica e troca de livros. A entrada é gratuita.
A Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss vai trazer um repertório baseado em clássicos da música popular brasileira. Sob o comando do regente Marco Almeida Jr., a apresentação será das 11h às 12h.
A ilustradora e estudante de pedagogia Eduarda de Oliveira fará o lançamento de seu primeiro livro, “Estela e a Estrelinha Que Não Brilhava”. A obra conta a história de Estela, a primeira estrela do universo. Por ser a mais velha, tem a responsabilidade de cuidar das estrelas mais novas. Quando encontra uma estrela que não está brilhando direito, a personagem tenta ajudar uma estrela que desistiu de brilhar.
“Eu me sinto muito feliz em lançar esse livro mais aqui do que em qualquer outro lugar. Eu estudei aqui, vivi aqui e nada mais justo do que comemorar minhas conquistas aqui”, afirmou a escritora.
O espaço cultural recebe a exposição “Bazares”, com imagens do fotógrafo e artista plástico Silvio Piesco. Promovida pelo Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), a mostra traz fotos feitas em centros comerciais de países como Etiópia, Mianmar, Tailândia, China e Tibete. Além do evento no sábado, a mostra pode ser visitada até 8 de fevereiro no Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
O evento “Cultura de Portas Abertas” acontece das 9h às 13h. Ele é realizado sempre no último sábado de cada mês. O Centro Cultural Herman Jankovitz fica na Avenida João Pessoa, número 253, no Centro.
“Nesse tempo de pausa recebemos inúmeras mensagens de pessoas pedindo a volta do evento. Ficamos felizes que tenha virado algo marcante para a população nesse nível. Convidamos a todos a participar desse momento de retomada”, afirmou Lucas Camargo, responsável pelo Departamento de Cultura da cidade.
Eis a notícia no Portal da internet da Prefeitura de Nova Odessa:
‘Cultura de Portas Abertas’ da Prefeitura de N. Odessa retorna após recesso em sua 1ª edição de 2023
segunda-feira, 23 de janeiro de 2023
No próximo sábado (28/01), o Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Odessa promove, após a pausa de fim de ano, a primeira edição de 2023 do tradicional evento “Cultura de Portas Abertas”, com atrações para toda a família. O evento – que mistura música, literatura e artes visuais – acontece das 9h às 13h no Centro Cultural Herman Jankovitz, localizado na Avenida João Pessoa, nº 253, no Centro de Nova Odessa, com classificação livre e entrada gratuita.
Acontecendo sempre no último sábado de cada mês (com exceção de dezembro), o evento retorna como uma proposta de diversão para os munícipes que queiram conhecer e visitar o maior espaço público multicultural da cidade – totalmente reformado e restaurado entre 2021 e 2022. Troca de livros, exposições, música, gastronomia e artesanato fazem parte das atrações previstas para este sábado.
Segundo a Cultura, por decorrência da organização das festividades de final de ano, uma pausa temporária foi necessária para melhor atender a demanda do público. Mas, mesmo em recesso, o Centro Cultural seguiu recolhendo novos materiais para trazer variedade na troca de livros e chamar a atenção dos leitores.
“Nesse tempo de pausa recebemos inúmeras mensagens de pessoas pedindo a volta do evento. Ficamos felizes que tenha virado algo marcante para a população nesse nível. Convidamos a todos a participar desse momento de retomada”, afirmou Lucas Camargo, responsável pelo Departamento de Cultura da cidade.
BANDA MUNICIPAL
A Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, mantida pela Prefeitura de Nova Odessa, participará de mais uma edição desse evento, com um repertório baseado em clássicos da música popular brasileira. A apresentação, que será conduzida pelo regente Marco Almeida Jr, acontece das 11h às 12h.
‘ESTELA E A ESTRELINHA QUE NÃO BRILHAVA’
Durante o “sábado cultural”, a ilustradora, escritora e estudante de pedagogia novaodessense Eduarda de Oliveira utilizará do espaço do Centro Cultural Herman Jankovitz para realizar o lançamento de seu primeiro livro publicado, “Estela e a Estrelinha Que Não Brilhava”.
O livro conta a história de Estela, a primeira estrela do universo, que por ser a mais velha entre as estrelas, se vê na responsabilidade de cuidar das estrelas mais novas. Quando encontra uma estrela que não está brilhando direito, a personagem trilha sua história em busca de responder à questão: como ajudar uma estrela que desistiu de brilhar?
Realizar o lançamento do livro em Nova Odessa é um orgulho para Eduarda. Segundo a autora, a ideia de realizar o lançamento oficial na cidade é uma chance de mostrar onde a cena artística local consegue chegar e também mostrar aos mais jovens que é possível ter grandes conquistas na arte e na carreira. “Eu me sinto muito feliz em lançar esse livro mais aqui do que em qualquer outro lugar. Eu estudei aqui, vivi aqui e nada mais justo do que comemorar minhas conquistas aqui”, afirmou.
EXPOSIÇÃO “BAZARES”
O Centro Cultural segue ainda com a exposição do acervo de imagens produzidas pelo fotógrafo e artista plástico Silvio Piesco em exposição. Essa é uma das últimas oportunidades para que os munícipes apreciem a exposição “Bazares” diariamente, até o dia 08 de fevereiro.
A exposição se dá por meio do Pontos MIS (Projeto do Museu da Imagem e Som), em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Odessa, e traz uma seleção de imagens feitas ao longo de viagens realizadas nos últimos oito anos pelo fotógrafo, em que passou por vilarejos e tribos do continente asiático, visitando dezenas de bazares e feiras.
http://www.novaodessa.sp.gov.br/noticiasConteudo.aspx?IDNoticia=23111