Dos estágios (na Educação de Jovens e Adultos) aos relatos de experiência – PDF

Deste livro, com organização da Professora Nima Spigolon, da Faculdade de Educação da UNICAMP, pode-se dizer o mesmo do Formação Docente I: são relatos vívidos, emocionantes, que porejam suor e dor, que vislumbram a paisagem desértica em que o ensino brasileiro moureja, mas cantam o esperançar de jovens mestres que constróem, no dia a dia, renovados horizontes de utopia, em amálgama da “potência de ser professor nas dimensões que articulam o fazer, sentir, agir, pensar e relacionar-se”.

Resultado da disciplina Estágio Supervisionado II ministrada na Faculdade de Educação da Unicamp, por Nima, no segundo semestre de 2017, sob a égide da divisa “Formação de professores: educação, estágios e vida”, o livro é uma amostra das aproximações do estágio com o GEPEJA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e com o Núcleo de Ação Educativa Descentralizada da Secretaria de Educação de Campinas, mais especificamente com o NAED-Noroeste, atividade que se desenrolou desde o semestre anterior.

Afirma a professora Nima Spigolon, nas palavras introdutórias ao livro, que pretendia que “o estágio e o relato tivessem gosto de vida e cheiro de esperança para transformar a formação de professores em criação de professores que fazem e se refazem a cada experiência tornada emancipatória”.

Confira!, este é um livro com grandes histórias, vívidas e reais, da formação de sujeitos-professores/as e de professoras/es-sujeitos!!!

Descrição

Para dialogar conosco:

“PANGEIA EDITORIAL” <pangeiaeditorial@gmail.com>.
Em alternativa, se preferir, nos contacte por Whats: +55 19 9 9907 7555.

Para conheçer outros lançamentos da Pangeia,
CLIQUE AQUI !!!

Para publicar na Pangeia – selos Dionysius, Pangeia ou Saruê,
escreva para <meu.livro.na@editorapangeia.com.br>

~   0   ~

Este é o segundo volume da Coleção “Formação Docente”, projeto iniciado em 2017 sob a coordenação da Professora Nima Spigolon (FE/UNICAMP).

Eis um comentário sobre o livro:

A práxis educativa diante da complexidade da formação docente 

Profa. Dra. Camila Lima Coimbra
(UFU)
 

O que mais me emocionou na leitura de Cadernos de Formação Docente II: Do estágio (na Educação de Jovens e Adultos) aos relatos de experiência foi a dignidade, o respeito e a seriedade com que o ser humano é retratado nestas experiências de formação. Compreender o ser humano como um ser de possibilidades, compreender a função e o papel social da alfabetização e da educação de jovens e adultos, parece ser a questão principal neste trabalho de formação docente.

O “Caderno” apresenta experiências repletas de luta, de resistência, de solidariedade e, muito e além disso, uma formação para a transformação social, não só das pessoas, mas também da sociedade. Uma Leitura de práxis educativas no espaço da formação/transformação e criação de professores e professoras. Ao registrar as experiências, os autores e autoras compreendem a complexidade da docência, (das suas contradições e emoções), e mobilizam diversos saberes que foram aprendidos neste caminho trilhado.

Este “Caderno” é um convite para a diversidade de leituras freireanas na assunção de práxis educativas comprometidas nas quais os saberes são materializados, pois, em Pedagogia da Esperança, Freire consegue traduzir este movimento quando diz que “fazendo-se e refazendo-se no processo de fazer história […] terminaram por ter no sonho também um motor da história” (FREIRE, 1992, p. 91).

Esta leitura produz esperanças, flagra um processo, alimenta as possibilidades na formação de professores e professoras progressistas, registra a sensibilidade, identifica e diversifica os tempos e espaços formativos e, tudo isso, por meio de relatos amorosos na humanidade e rigorosos na profissão.

Que esta leitura seja, para todos e todas, possibilitado de mudanças!

–   0   –

Cadernos de Formação Docente. Vale (in)formar-se. 


FORMAÇÃO DOCENTE II
DOS ESTÁGIOS (NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)
AOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA

NIMA SPIGOLON (ORG.)

Paloma Cristina C. Guitarrara Furtado
Thaís Parreira do Amaral
Liz Specian de Moraes
Danilo R. Furlan
Isaac C. Trevisan da Costa
Cíntia Dias Coelho
Gisele Cristina Cavalcante
Renata Romero Geraldes
Ronaldo da Silva Monteiro
Arthur César Viana Branco
Guilherme Barroso Crispim
João Vitor Leme
Fábio Henrique Nunes Mota
Carla Carolina Dias de Oliveira
Sara Klavin de Souza
Maísa S. Cxalazans Silva
Isabela Matias
Letícia Takahashi Hokari
Cristiano Pascoa
Ana Clara Sanches Maia
Mariana Xavier de Carvalho
Júlio César Alves Deróide
Pablo Ricardo Ramos

[…] los relatos de experiencia son
también la oportunidad de abrirse
a lo vivido para hacer de
ello experiência.
CONTRERAS, José. Relatos de experiencia, en busca de un saber pedagógico. In:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, v. 01, n. 01, p. 14-30, jan.abr. 2016.

Informações adicionais

Organizadora

Nima Spigolon

Páginas

350 páginas em p/b

Autores

Ana Clara Sanches Maia, Arthur César Viana Branco, Carla Carolina Dias de Oliveira, Cíntia Dias Coelho, Cristiano Pascoa, Danilo R. Furlan, Fábio Henrique Nunes Mota, Gisele Cristina Cavalcante, Guilherme Barroso Crispim, Isaac C. Trevisan da Costa, Isabela Matias, João Vitor Leme, Júlio César Alves Deróide, Letícia Takahashi Hokari, Liz Specian de Moraes, Maísa S. Cxalazans Silva, Mariana Xavier de Carvalho, Nima Spigolon, Pablo Ricardo Ramos, Paloma Cristina C. Guitarrara Furtado, Renata Romero Geraldes, Ronaldo da Silva Monteiro, Sara Klavin de Souza, e Thaís Parreira do Amaral.

Promoção

Ano Novo, Vida Nova, de 1º/jan./2023 até 10/fev./2023

PDF

Arquivo em PDF, fac-símile do livro físico, baixável

Categoria , ,
Tags , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comentários

Ainda não há comentários.

Somente usuários logados que já compraram o produto podem deixar comentários.

Volume II da Coleção “Formação Docente”.

Confira outros livros da Profa. Nima Spigolon,
clicando AQUI!!!

~   0   ~

Você também pode gostar...