- Você já ouviu falar em “bestiário”?
- Você conhece um “bestiário”?
- Em que a palavra “bestiário” faz você pensar?
- Você já ouviu falar no escritor Caetano Lagrasta?
- E já viu os desenhos de um “bestiário”?
- Vamos mergulhar neste mundo novo do “bestiário”?
- Vamos conhecer alguns animais da natureza e outros da imaginação?
- Vamos conhecer o Lagrasta e o “bestiário para crianças” que ele escreveu?
Eis o Caetano Lagrasta:
Ele está, nesta foto, mais para Tio Caetano ou mais para Tio Lagrasta?
Bem, ele é Caetano, nome de singular importância nas artes do nosso Brasil, e é Lagrasta, nome de família italiana, mas ele nasceu no Brasil, em Sampa, e sempre residiu no estado de São Paulo, fazendo carreira no judiciário, sendo professor e sendo… escritor, um inventivo escritor que brinca com as palavras, pesquisa sobre a linguagem, e inventa bichinhos novos do mesmo modo com que inventa jeitos novos de nos apresentar bichinhos nossos velhos conhecidos.
Em Bestiário para crianças, o Lagrasta se uniu a alguns familiares, a Thais, a Adriana e a Maitê, para nos apresentar um livrinho delicioso, nas imagens e no texto. Mas, antes, vamos apresentar a Thais, a Adriana e a Maitê, né?
Eis a Thais Batista Lagrasta:
Eis a Adriana Aneli:
E eis a Maitê Batista Lagrasta – com o Marley no colo:
E agora, vamos mostrar alguns dos bichinhos que Caetano e sua trupe de ilustradores nos traz no “bestiário para crianças”.
Essa foi uma primeira capa que o livro teve:
É um saruê, o gambazinho brasileiro, bichinho inofensivo para os humanos, mas que cuida dos carrapatos, dos escorpiões e das cobras, afastando esses bichos de peçonha dos nossos quintais.
Mas a capa definitiva do livro que você vai receber em suas mãos (para adquirir o livro, clique AQUI) é esta:
Que alegria! Temos a girafa, uma oncinha, o hipopótamo, um lobo-guará, todos estilizados, felizes, e o selo das Edições Saruê.
Aqui, outros bichinhos do bestiário do Lagrasta:
A Festa no Céu…
A Arca de Noé…
A Perereca bem sapeca…
E além dos muitos e muitos bichinhos da fauna brasileira, africana e de outros continentes, o bestiário do Tio Lagrasta também reúne bichinhos da imaginação. Do folclore andino, por exemplo, com trânsito na cultura amazônica e na literatura brasileira, as páginas desse Bestiário para crianças recolhe a figura do Macunaíma. Ei-lo:
“Bicho e homem é tudo encantado” – e esse Macunaíma
é também “herói de nossa gente”: “maugrande“…
Vamos conferir essa história de
muitos, vários caminhos?
Além desses acima, todos com seus desenhos, há muitos e muitos outros bichinhos. Vamos conhecê-los? Eis uma lista parcial, pra você já ir imaginando: Abelhinha Jataí, Camelo, Cão, Cavalo, Cobra, Coelho, Dromedário, Elefante, Formiga, Galo, Gato, Jacaré, João-de-Barro, Leão, Lobo-Guará, Louva-a-Deus, Macaco, Pavão, Porco, Rinoceronte, Papagaio, Peixe, Preguiça, Pulga, Rato, Serelepe, Suricata, Tamanduá-Mirim, Tartaruga, Tatu, Tatu-Bola, Tico-Tico, Tigre, Vaca, Vaga-Lume, Zebra – e convidados, tipo o lobisomem, o saci-pererê, a tia Nastácia e outras personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, os índios festeiros de Parintintins, e “gente a dar com pau”…
Vamos conhecer tudo isso no livro do tio Lagrasta?
Para saber mais sobre o livro,
Clique AQUI.