Na última quarta-feira, dia 30 de novembro, na Casa do Lago, na Unicamp, o jornalista Tanael Cesar Cotrim lançou o livro O rumo do Rosa na rota do Zito, livro da Editora Pangeia, o primeiro lançamento de uma série tendo por tema a obra Rosiana.
João Guimarães Rosa, há setenta anos, fez uma expedição no sertão de Minas Gerais em travessia que deixou marcas em sua literatura.
A viagem de 14 dias foi realizada durante a comitiva de uma boiada.
Entre os peões, estava o vaqueiro e poeta Zito, com quem o escritor travou contato próximo durante aquela andança no sertão.
Depois de 50 anos, o então estudante de jornalismo Tanael Cesar Cotrim percorreu o caminho traçado pela expedição, acompanhado de Zito.
A viagem deu origem ao livro-reportagem O Rumo do Rosa na Rota de Zito, em que literatura e história se encontram, recuperando a relação entre o escritor e o vaqueiro e a experiência no sertão.
O livro tem capa de Willia Katia Oliveira e foi diagramado por Yueh Fernandes, ambas escritoras, ambas mineiras – a primeira, de nascimento; a segunda, por adoção anímica. O projeto editorial foi conduzido por Claudia Amoroso Bortolato, editora-executiva da Pangeia Editorial.
Sobre o livro, confira mais detalhes AQUI e AQUI.
Veja alguns flagrantes do lançamento no álbum fotográfico abaixo.
O rumo do Rosa na rota do Zito
Tanael Cesar Cotrim
AQUI e AQUI.