Do Sapo ao Príncipe: a Formação do Leitor Literário – Livro

Trabalhar com leitura, e especialmente com leitura literária, tem sido um desafio constante para nossas escolas e para muitos professores. Os currículos, com as cobranças para que sejam integramente cumpridos em uma miríade infindável de tópicos e subtópicos, não permitem tempo para a leitura literária no cotidiano escolar. A disciplina Literatura não mais existe na maior parte das grades de ensino das escolas. Trabalhar com projetos exige demanda de trabalho do professor e disponibilidade dos estudantes quase nunca exequíveis. No entanto, é preciso que a leitura literária na escola se realize, pois é a ferramenta mais poderosa para modificar o ritmo catastrófico do não-aprendizado em todos os conteúdos escolares, o que se verifica há décadas, talvez já a uma centúria, e o quadro cada vez é pior.

Eis, sobre Fabiane Lemos e sobre este livro, o que nos adianta o Prof. Edmir Perrotti (USP) na Apresentação da obra:

“Apesar das condições insatisfatórias impostas aos profissionais da educação por políticas de exclusão e banimento que continuam vivas no país, o sério compromisso educativo de Fabiane Lemos levou-a a desafiar dificuldades que, frequentemente, produzem perdas irreparáveis. Sua lucidez, aliada à sua força e convicção, acabaram produzindo um movimento de crescimento que desembocou em ato educativo inovador, dirigido especialmente à sensibilidade e inteligência dos alunos, tomados nas dinâmicas pedagógicas como protagonistas de suas escolhas e experiências e não meros receptáculos de cânones a serem passivamente assimilados e cultuados.”

Este livro de Fabiane Lemos nos mostra, pois, que é possível reverter o quadro calamitoso das nossas escolas a partir da leitura literária efetiva e constante em sala de aula. Veja de que modo ela enfrentou a situação e de que modo ela, com sucesso, transformou sapos em príncipes.

Descrição

Para dialogar conosco:

“PANGEIA EDITORIAL” <pangeiaeditorial@gmail.com>.
Em alternativa, se preferir, nos contacte por Whats: +55 19 9 9907 7555.

Para conheçer outros lançamentos da Pangeia,
CLIQUE AQUI !!!

Para publicar na Pangeia – selos Dionysius, Pangeia ou Saruê,
escreva para <meu.livro.na@editorapangeia.com.br>

~   0   ~

Novo por aqui? Eis algumas orientações para seu primeiro pedido.

Faça seu cadastro na loja e realize o seu pedido logado. A plataforma é segura, criptografada, e seus dados jamais serão repassados a terceiros. Você está dentro do WordPress e do WooCommerce, plataformas padrões de mercado, nós respeitamos a LGPD e jamais comercializamos ou cedemos dados.

Em seguida, logado, faça o seu pedido e escolha o método de pagamento: cartão de crédito, boleto ou Pix. Você pode também fazer o seu pedido por WhatsApp, sem logar na loja.

Tendo dificuldade, por favor, nos escreva:
<r3.editora.pangeia@gmail.com>;
whats: +55 19 9 9907 7555

Nos siga em nossas redes sociais para ter em primeira mão notícias de lançamentos, concursos, atividades pedagógicas, textos literários e resenhas sobre nossos livros:

@edicoes.dionysius
@pangeiaeditora
@edicoes.sarue
@haikai.brasil
@eu.professor.pangeia

Obrigado!, abraço!!!

 

Fabiane Lemos de Freitas Garcia é professora da rede estadual de Mato Grosso do Sul e da rede municipal de Três Lagoas, MS. Mestre pelo PROFLETRAS, está em fase de conclusão de seu doutorado, no qual estuda o conto de Alciene Ribeiro Leite, considerando-o de invenção diante das modalidades do conto criados por Edgar Allan Poe e Anton Tchekhov. O livro que aqui se apresenta, com prefácio do Prof. Edmir Perrotti, é o amadurecimento do seu mestrado, com a metáfora de que o sapo do estudante que não lê se transforma no príncipe do aprendizado ao praticar a leitura literária de modo constante, criativo e aprofundado nas salas escolares.

Além do prefácio do Prof. Edmir Perrotti, o livro contém dois posfácios: o primeiro, da Profa. Annete Sejópoles Modesto, da Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas, MS, anota:

“A escolha de Fabiane por uma dessas produções emancipadoras e pouco conhecida pelo público adulto e infantil, já anuncia atitudes humanas que vêm se sucedendo na vida e na literatura, desde os princípios dos tempos até hoje”.

Já a Profa. Amaya Prado (UFMS), no posfácio que fecha o livro, comenta:

“[Fabiane Lemos] perscrutou caminhos que romperam com as crenças do senso comum para promover um rompimento que indica novos e possíveis rumos. Propõe, sempre de forma teórica e metodologicamente fundamentada, outros modos de atuação que exigem a participação ativa dos leitores, vistos agora como protagonistas no diálogo com textos literários. A partir dessa interação conseguimos vislumbrar o feito mais importante da autora, que nos enche de esperança: a experiência que Fabiane generosamente divide conosco confirma a possibilidade do envolvimento dos alunos em práticas leitoras efetivas e a criação de uma potencial comunidade leitora.”

Informações adicionais

Autor(a)

PDF

Volume em PDF

ePub

Volume em ePub

Categoria ,
Tags , , , , , , , , , , , ,

Comentários

Ainda não há comentários.

Somente usuários logados que já compraram o produto podem deixar comentários.

Você também pode gostar...