A Coleção Cadernos de Docência, do selo Editora Pangeia, da Pangeia Editorial, acolhe o livro Literatura e Mercado: Vida e Obra de Alciene Ribeiro Leite, pesquisa de doutorado de Karina de Fátima Gomes revista para a presente publicação em livro.
Karina de Fátima Gomes é a primeira pesquisadora que mergulhou na vida e na obra de Alciene em uma pesquisa acadêmica de doutoramento. Ela optou por destacar dois aspectos da trajetória da Alciene: um, da profissional, da trabalhadora, da ativista cultural, mergulhada no trabalho cotidiano de editora, de atuação no mercado editorial; e o outro, voltado para a literatura infantojuvenil.
Karina busca apreender de que modo o trabalho da Alciene na vida civil implica na visão criativa de mundo que forja a Alciene escritora.
Karina saiu-se muito bem do desafio com um trabalho que atravessa e rompe certas convenções do academicismo universitário vigente, nos legando uma pesquisa alentada, maiúscula, instigante.
Mais do que isso, ao transformar a pesquisa em livro, fez revisão minuciosa, escoimando ambiguidades, ajustando o texto, tornando a leitura mais fluida e prazerosa. Fez isso mantendo o vigor do original, sem renunciar à pluralidade com que enfrentou seu duplo objeto: a Alciene-pessoa e a Alciene-escritora. E assim nos desvela as muitas cores e os muitos sabores da escritora e do ser humano ímpares que Alciene é.
Este é um livro, pois, fundamental, não só por nos desvelar a Alciene, mas também por nos mostrar a máquina editorial por dentro, e por suas reflexões justas, pertinentes e aprofundadas da historiografia da literatura infantojuvenil brasileira.
Para mais detalhes sobre o livro:
CLIQUE AQUI!!!
Literatura e Mercado: Vida e Obra de Alciene Ribeiro Leite, de Karina de Fátima Gomes, é livro de leitura tanto mais necessária quanto mais a leitura literária se impõe, em sua necessidade pedagógica em nossas escolas, na mesma medida em que tem sido descurada por falsos pedagogos nos ministérios e nas secretarias de educação.
Atualmente Leitora do Instituto Guimarães Rosa, atuando na cidade de Praia, Cabo Verde, sendo docente na UniCV (Universidade de Cabo Verde), na cidade de Praia, Ilha de Santiago, Karina de Fátima Gomes é Doutora em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Três Lagoas – CPTL (2019), e possui Mestrado em Letras, Estudos Literários, pela mesma instituição (2014). Graduou-se em Letras pela Faculdade “Auxilium” de Filosofia, Ciências e Letras (2001) e em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (2005). É especialista em Educação Especial (2006), Psicopedagogia Clínica e Institucional (2016) e Coordenação Pedagógica (2018). Realizou estágio doutoral (Doutoramento Sanduíche), com bolsa de estudos da CAPES, na Universidade de Évora, em Portugal. É pesquisadora de literatura brasileira, literatura brasileira de autoria feminina, literatura infantil, literatura infantojuvenil, formação do leitor, projetos de leitura, leitura e produção de texto e redação em língua portuguesa. Foi docente da Rede Estadual de Ensino do Governo do Estado de SP e também na educação infantil por 18 anos. Foi Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Lins, SP, desde 2010, atuando no Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação; é também formadora de professores da Editora Brasil Cultural e mediadora de leitura do Leia Mulheres Lins. Foi professora dos cursos de Letras e Pedagogia da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação – UNILINS/EAD, respondendo pela presidência da CPA da referida instituição. Integra o GPLV – Grupo de Pesquisa Literatura e Vida, da UFMS, e do Grupo Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário, da UNESP.
Para mais detalhes sobre o livro:
CLIQUE AQUI!!!
Eis um “aperitivo” do livro:
A literatura de Alciene permite que a discussão sobre a vida e os conflitos humanos sejam expostos e discutidos, levando à compreensão do cotidiano e do contemporâneo.
A literatura ficcional, o universo literário, tem a capacidade de alcançar limites inatingíveis dentro do plano real, uma vez que a ficção se estrutura de forma a aproximar a vida, de forma que à distância possamos nos posicionar sobre a mesma, imaginar, sonhar, sofrer.
No plano figurado, a representação da morte, os espaços físicos apresentados (como a casa, a mudança de casa, a escola, a rua, o bar, as ruas, o quarto) remetem aos conflitos com que lidamos todos os dias, e permitem que à distância tenhamos vivências que nos permitam sofrer e sonhar, sem enfrentar na pele concretamente as dores do abuso, a vergonha pela bebida, o sofrimento pelo abandono, e nessas vivências fictícias, preparar-nos para a vida real, para que quando as situações semelhantes nos encontrarem na vida, tenhamos reflexão e possibilidades de atuação.
Alciene valoriza o texto enquanto construção estética pela maneira coerente e peculiar com que escreve.
A obra de Alciene Ribeiro Leite apresenta rica diversidade, vasta representação cultural e ampla intertextualidade. Sua obra apresenta unidade em todas as publicações, fixando seu projeto estético pelos recursos linguísticos utilizados, pela rica produção, incluindo Alciene no rol de autores consagrados na literatura juvenil.”
Para mais detalhes sobre o livro:
CLIQUE AQUI!!!
O prefácio do livro, “Algumas faces da camaleônico Alciene Ribeiro Leite”, é assinado por Rauer Ribeiro Rodrigues, que foi o orientador, no PPG-Letras Mestrado e Doutorado em Letras / Estudos Literários do CPTL / UFMS, da pesquisa que deu origem ao livro.
Para mais informações sobre Alciene:
CLIQUE AQUI!!!