Extensão da FCM / Unicamp: olhares sobre a Vila Paula

Ter em mãos o livro MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA VILA PAULA, organizado por Rubens Bedrikow, professor-adjunto da Faculdade de Ciências Médicas, FCM / Unicamp, Aline Messias Mota, ex-aluna da pós-graduação da FCM / Unicamp,  Beatriz Soares Pires, atual aluna da da pós-graduação da FCM / Unicamp, e Maria Filomena de Gouveia Vilela, professora doutora aposentada da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, é ter conhecimento de que a universidade brasileira tem um papel central para que as atuais gerações deixem de legado um país melhor, mais justo, mais humano, menos desigual, com maior amorosidade, em que a esperança de cada indivíduo seja realização possível.

O livro relata Projeto de Extensão realizado em espaço em que serviços públicos e a presença do estado (município, estado e união) é rarefeita. Deixemos a palavra com o professor Marco Aurélio Cremasco, Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, que assina a última capa do livro:

Barracos de madeira, cômodos pequenos, escuros e mal ventilados. Escassez de água. Gatos criados para a proteção contra cobras, escorpiões e ratos. Sofrimento generalizado pelas condições de vida sem ter muita saída. Viver é resistir, em particular quando se guarda na memória o sorriso das crianças de Vila Paula, encontrando algum sentido de paraíso na lágrima que escorre no fundo da alma de quem experimentou ir além da formação técnica, para ampliar a própria condição de humanidade. Não esperem da obra Múltiplos olhares sobre extensão universitária na Vila Paula, um livro acadêmico, mas para a Academia. Encontrarão ações extensionistas a partir de reflexões, impressões, sentimentos e habilidades adquiridos por estudantes extensionistas da Unicamp, os quais tiveram a rica experiência de auxiliar pessoas e saírem transformados, mostrando-nos se a população excluída estiver silenciada que sejamos a sua voz; caso se manifeste, que tenhamos a humildade para ouvi-la e assim ampliarmos o conhecimento por meio do compartilhamento, jamais pela exclusão.

Marco Aurélio Cremasco
Professor titular
Faculdade de Engenharia Química – Unicamp
Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp

Ao compulsarmos o livro, temos clara a resposta à pergunta sempre retomada de “para que serve a universidade?”, mais do que isso, muito mais do que isso, a resposta para a maldosa e ideológica questão “para que serve a universidade brasileira?”

Ela serve para assistir aos desassistidos, de modo exemplar mostrado e demonstrado nesse livro necessário e potente; ela serve para formar jovens que descobrem o mundo e o Brasil em atividades iguais ou similares a esse projeto de extensão, proposto e desenvolvido há muitos anos com a persistência e entusiasmo do Prof. Rubens Bedrikow.

O livro é composto por depoimentos de professores e de estudantes que participaram da extensão na Vila Paula, que tiveram contato com um espaço em que a única pujança era a necessidade de apoio, de assistência, de meios mínimos de assistência básica, de tal modo que cada indivíduo possa desenvolver suas possibilidades humanas, e não aquelas que nascem de sujeitos de quem se rouba até o esperançar.

Conheça esse livro e os múltiplos olhares que ele revela nas versões ePub, PDF e livro físico – o lançamento será no dia 7 de novembro, durante a II Mostra de Extensão da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e o PDF do livro estará disponível AQUI.


Saiba mais – a partir deste link, no Instagram, sobre o projeto:
https://www.instagram.com/p/CATUETcHj6f/

Deixe um comentário