Acervo, poesia e haikai – a trilogia de Cícera Yamamoto

As pesquisas de pós-doutorado, de doutorado e de mestrado de Cícera Yamamoto são lançadas em três ebooks (PDF e ePub) da Editora Pangeia. O mestrado foi realizado no PPG-Letras / CPTL / UFMS entre 2010 e 2012, com a pesquisa TRADIÇÃO E MODERNIDADE: OS TANKAS DE WILSON BUENO, com orientação da Profa. Dra. Kelcilene Grácia. O doutorado foi realizado entre 2013 e 2016 em Projeto Dinter do PPG-Letras / CPTL / UFMS com o Doutorado em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, e a tese MEMÓRIA E IDENTIDADE NA POÉTICA DE MANOEL DE BARROS teve orientação da Profa. Dra. Marlise Vaz Bridi. O pós-doutorado foi realizado entre 2021 e 2022, no PPG-Letras / CPTL / UFMS, com supervisão da Profa. Dra. Kelcilene Grácia, tendo gerado a pesquisa TRADIÇÃO E/OU RESSIGNIFICAÇÃO DO HAIKU  DA COMUNIDADE YUBA.

Cícera Rosa Segredo Yamamoto assim insere essas três pesquisas em sua perspectiva de docência:

Diante da minha trajetória tanto pessoal como acadêmica percebo que minha história traz um contexto que me direciona ao trabalho de professora-pesquisadora que persiste com seus projetos.
 
Percorro meu caminho trilhado na UFMS e nele descortino possibilidades para novas pesquisas na área de Estudos Literários.
 
Assim, vejo a dissertação sobre o haikai de Wilson Bueno trazendo-me questões de línguas em contato, da literatura experimental, da inquietude de gêneros literários fluídos, dos muitos autores com esse perfil na literatura brasileira contemporânea, em que o regionalismo bebe nas fontes da literatura universal.
 
Assim também vejo a tese sobre Manoel de Barros: literatura de plena invenção, poesia e prosa em diálogo telúrico com a terra, a plenitude do universal, das vanguardas, forjando espantos em manoelês archaico, com metáforas que se duplicam e se dobram sobre si.
 
E com o pós-doutorado alcanço a construção da identidade no chão de poetas comuns, anônimos, no qual vislumbro novas pesquisas envolvendo acervos, descobertas de autores que ficaram à margem – e em particular o estudo e publicização de escritoras ocultadas por décadas ou séculos nos baús de antigas famílias.
 
Desse conjunto de pesquisas que realizei, tenho o húmus fértil de novas possibilidades de pesquisa a realizar, em trabalho individual e em grupos de pesquisa. O desejo de seguir professora e pesquisadora está incrustado em mim, nos passos do que nos ensina Guimarães Rosa, de que “professor é aquele que de repente aprende”. Em outros termos, seguirei, conforme conceitos forjados por Paulo Freire,  partilhando e, com amorosidade, incluindo e ensinando os alunos a incluir.

 

Eis os três livros que compõem a Trilogia Cícera Yamamoto:


Cícera Yamamoto, v. 1 – O haiku da Comunidade Yuba: 
Tradição e RessignificaçãoAQUI


Cícera Yamamoto, v. 2 – Manoel de Barros: Memória e
Identidade – AQUI

Cícera Yamamoto, v. 3 – Os tankas de Wilson Bueno:
Tradição e Modernidade AQUI

Livros com desconto de lançamento:
Baixe já os seus – AQUI!!!

Deixe um comentário